Windows Phone deve fechar 2016 com queda de 79% nas vendas globalmente

1 min de leitura
Imagem de: Windows Phone deve fechar 2016 com queda de 79% nas vendas globalmente

O IDC publicou nesta semana a sua previsão para o mercado mobile global para o ano de 2016. Como os números do último trimestre ainda não estão consolidados, a empresa fez uma estimativa baseada na curva histórica de crescimento do período. Olhando os números, é possível perceber que o setor vai crescer bem pouco na comparação com 2015, apenas 0,6%. Mas o que mais chama atenção é queda prevista nas vendas de aparelhos Windows 10 Mobile ou Windows Phone.

O SO deve fechar este ano com apenas 0,4% de participação no mercado de smartphones

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma da Microsoft está vendo seus parceiros de hardware desistirem de lançar novos modelos, com exceção da HP, que colocou recentemente no mercado o seu X3. Mesmo assim, o IDC prevê que o Windows Phone leve um verdadeiro tombo, com 79% menos vendas em 2016 em comparação com 2015. O sistema operacional deve fechar este ano com apenas 0,4% de participação no mercado de smartphones, o que se deve especialmente à falta de novos modelos nas lojas.

Caso a Microsoft não tome alguma providência quanto a isso, o IDC prevê que a plataforma deve praticamente desaparecer do mercado até 2020, com 0,1% ou menos de participação nas vendas.

Maçã vs. Robô

Outra empresa que não está com o futuro brilhando no mercado de smartphones é a Apple. Apesar de a empresa ainda estar vendendo iPhones aos milhões e ganhando muito dinheiro com isso, o último trimestre desse ano deve marcar o quarto período seguido de queda nas vendas, fechando, portanto, um ano inteiro de diminuição no crescimento.

A participação do Android no mercado deve ficar 85%

Até o fim de 2016, as vendas de aparelhos iOS devem cair 11% na comparação com 2015. A participação de mercado dessa plataforma deve fechar este ano com 14,3% no mundo.

No outro lado da moeda, temos o Android, o único sistema operacional mobile que deve fechar o ano com crescimento positivo: 5,2% mais smartphones vendidos com o Robô em 2016 na comparação com o ano passado. A participação do Android no mercado deve ficar 85% no consolidado deste ano.

Ao todo, o IDC registrou a venda de 1,445 bilhão de smartphones no mundo. Desse total, 1,22 bilhão foram de aparelhos Android, 206 milhões de dispositivos iOS e 6,1 milhões de Windows Phone/W10 Mobile. Outras plataformas juntas registraram 4,5 milhões de unidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.