Internet

Wikipédia: contas são suspensas suspeitas de extorsão para proteger páginas

Cobrar para manter páginas protegidas é algo que fere os regimentos da Wikimedia Foundation

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

01/09/2015, às 08:25

Wikipédia: contas são suspensas suspeitas de extorsão para proteger páginas

Fonte: Wikimedia Foundation

Imagem de Wikipédia: contas são suspensas suspeitas de extorsão para proteger páginas no tecmundo

A Wikipédia é considerada uma enciclopédia livre e colaborativa, na qual todos os colaboradores podem contribuir para fazer com que os artigos fiquem sempre mais completos e fieis à realidade. Fazendo parte da Wikimedia Foundation, a Wikipédia possui um regimento bem firme quanto à liberdade das publicações e também quanto à gratuidade delas.

Nos termos de uso, fica bem claro que cobrar para criar ou manter artigos é algo que fere as regras e isso fica ainda mais grave quando o assunto chega às tentativas de extorsão. E é exatamente isso que está acontecendo nos Estados Unidos, onde 381 contas de usuário foram bloqueadas sob a denúncia de atividades ilegais como as mencionadas anteriormente — todas relacionadas à versão em inglês da plataforma.

Além disso, 210 artigos foram removidos da Wikipédia, sendo que a maioria era relacionada a artistas, empresas e outras personalidades, todos com fortes indícios de: "material com natureza promocional e informações forjadas ou inverossíveis, material sem atribuição e potenciais violações de direitos autorais". As informações são do blog oficial da Wikimedia Foundation.

undefined

Como era feita a extorsão?

De acordo com as informações publicadas no The Next Web, as atividades ilegais eram feitas de um modo bem complexo e que exigia uma certa quantidade de pessoas. E por causa de um determinado padrão nas ações, a comunidade de editores da Wikipédia passou a acreditar que um único grupo estaria por trás de todas as atividades suspeitas. O padrão está descrito logo abaixo:

"Novos artigos com material promocional acabavam sendo rejeitados pela comunidade. Depois disso, um usuário falso fazia uma série de revisões no artigo, todas baseadas no conteúdo original. Contatos externos à Wikipédia eram feitos com a promessa de que os artigos voltariam ao ar sob um pagamento — geralmente os golpistas afirmavam ser membros da administração da Wikipédia. Depois do pagamento, o artigo era submetido à aprovação e outro usuário falso permitia a publicação com falsas revisões."

Tudo isso já é uma grande ofensa aos padrões da Fundação já mencionada, mas ainda existe mais sujeira por trás de tudo. Os golpistas ainda podiam cobrar quantidades mensais de dinheiro — estima-se que o valor seja de US$ 30 — para que os artigos continuassem publicados e protegidos de exclusão ou vandalismo. 

......

Você já conhecia algum caso de extorsão na Wikipédia? Comente no Fórum do TecMundo


Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.