Sverker Johansson: com ajuda de bot, homem escreveu 10% de toda a Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Sverker Johansson: com ajuda de bot, homem escreveu 10% de toda a Wikipédia
Fonte: The Wall Street Journal
Avatar do autor

Se você largasse tudo em sua vida apenas para escrever artigos da Wikipédia, quantos textos acha que conseguiria criar no espaço de um dia: cinco? Dez? Quinze? Enquanto você lia isso, o suíço Sverker Johansson (esse simpático senhor da foto acima) provavelmente já conseguiu publicar uma centena deles no famoso serviço.

Pode parecer mentira, mas acredite: desde que começou a trabalhar voluntariamente na Wikipédia sete anos atrás, Johansson fez mais de 2,7 milhões de artigos. Segundo o The Wall Street Journal, isso equivale a 8,5% de toda a biblioteca do site – um valor que facilmente ultrapassa qualquer outro voluntário.

Criação automatizada

Mas como diabos qualquer pessoa conseguiria criar quase uma dezena de artigos por segundo? A resposta é simples: ele conta com a ajuda de seu fiel bot, o “Lsjbot”. Segundo Johansson, o programa, que foi criado por ele mesmo após meses de trabalho, chega a criar até 10 mil artigos “quando em um bom dia”.

O sistema não é 100% automatizado, porém. Antes de colocar o sistema para funcionar, Johansson precisa encontrar uma fonte de dados confiável, criar uma nova entrada na Wikipédia e definir o template base para o texto; só então o Lsjbot pode entrar em ação.

É claro que um método como esses tem uma boa dose de críticos, sendo que o principal motivo para isso normalmente está no fato de seu bot muitas vezes criar artigos apenas com as informações mais básicas de um assunto. Um exemplo desses é Achim Raschka, um entusiasta da Wikipédia que chega a passar dias em um único artigo: de acordo com ele, usar esse método “não está ajudando os leitores e usuários da Wikipédia”.

Johansson se defende aqui com um argumento simples, mas eficaz: a ideia de criar artigos básicos não impede que outros – sejam eles pessoas com maior conhecimento particular no assunto ou que simplesmente se interessaram pelo tema ao lerem o texto do bot – alterem a página e adicionem mais dados a ela.

Curiosamente, é pouco provável que você já tenha visto algum artigo escrito por ele. Primeiro porque ele e seu bot são especialistas em catalogar espécies animais obscuras, com destaque para borboletas e besouros, além de terem orgulho de sua descrição das cidades nas Filipinas. Em segundo porque um terço de seu trabalho está em sueco, enquanto o resto está dividido nas duas versões filipinas (língua nativa de sua esposa) da Wikipédia.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Sverker Johansson: com ajuda de bot, homem escreveu 10% de toda a Wikipédia