Sverker Johansson: com ajuda de bot, homem escreveu 10% de toda a Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Sverker Johansson: com ajuda de bot, homem escreveu 10% de toda a Wikipédia
Imagem: The Wall Street Journal

Se você largasse tudo em sua vida apenas para escrever artigos da Wikipédia, quantos textos acha que conseguiria criar no espaço de um dia: cinco? Dez? Quinze? Enquanto você lia isso, o suíço Sverker Johansson (esse simpático senhor da foto acima) provavelmente já conseguiu publicar uma centena deles no famoso serviço.

Pode parecer mentira, mas acredite: desde que começou a trabalhar voluntariamente na Wikipédia sete anos atrás, Johansson fez mais de 2,7 milhões de artigos. Segundo o The Wall Street Journal, isso equivale a 8,5% de toda a biblioteca do site – um valor que facilmente ultrapassa qualquer outro voluntário.

Criação automatizada

Mas como diabos qualquer pessoa conseguiria criar quase uma dezena de artigos por segundo? A resposta é simples: ele conta com a ajuda de seu fiel bot, o “Lsjbot”. Segundo Johansson, o programa, que foi criado por ele mesmo após meses de trabalho, chega a criar até 10 mil artigos “quando em um bom dia”.

O sistema não é 100% automatizado, porém. Antes de colocar o sistema para funcionar, Johansson precisa encontrar uma fonte de dados confiável, criar uma nova entrada na Wikipédia e definir o template base para o texto; só então o Lsjbot pode entrar em ação.

É claro que um método como esses tem uma boa dose de críticos, sendo que o principal motivo para isso normalmente está no fato de seu bot muitas vezes criar artigos apenas com as informações mais básicas de um assunto. Um exemplo desses é Achim Raschka, um entusiasta da Wikipédia que chega a passar dias em um único artigo: de acordo com ele, usar esse método “não está ajudando os leitores e usuários da Wikipédia”.

Johansson se defende aqui com um argumento simples, mas eficaz: a ideia de criar artigos básicos não impede que outros – sejam eles pessoas com maior conhecimento particular no assunto ou que simplesmente se interessaram pelo tema ao lerem o texto do bot – alterem a página e adicionem mais dados a ela.

Curiosamente, é pouco provável que você já tenha visto algum artigo escrito por ele. Primeiro porque ele e seu bot são especialistas em catalogar espécies animais obscuras, com destaque para borboletas e besouros, além de terem orgulho de sua descrição das cidades nas Filipinas. Em segundo porque um terço de seu trabalho está em sueco, enquanto o resto está dividido nas duas versões filipinas (língua nativa de sua esposa) da Wikipédia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.