Wi-Fi Aware: dispositivos poderão 'conversar' por proximidade, sem internet

1 min de leitura
Imagem de: Wi-Fi Aware: dispositivos poderão 'conversar' por proximidade, sem internet

Um novo nível de experiência com dispositivos sem fio pode estar muito próximo de ser alcançado, graças ao Wi-Fi Aware. O programa de certificação foi desenvolvido pela Wi-Fi Alliance, uma organização sem fins lucrativos que conta com a participação da Apple, Microsoft, Intel e outras grandes empresas do setor de tecnologia.

Os dispositivos que forem compatíveis com o Wi-Fi Aware poderão identificar e se comunicar com outros aparelhos, aplicativos ou fontes de informação próximas, sem depender de pacote de dados ou conexão com a internet. Isso permite interações e experiências de formas totalmente personalizadas.

Isso significa que você poderá receber, por exemplo, notificações sobre promoções ou descontos aos passar próximo de uma loja que você tenha marcado previamente. Além disso, ao identificar que um amigo seu está próximo de você, o Wi-Fi Aware vai permitir que você também saiba disso e dará opções de interação com base nisso – tudo utilizando conexão por proximidade.

Vida longa à bateria

Se você acha que a bateria do seu aparelho vai durar ainda menos do que dura hoje, fique tranquilo: segundo Edgar Figueroa, presidente da Wi-Fi Alliance, a tecnologia é extremamente eficiente e consome pouquíssima energia, menos até que a conexão sem fio tradicional.

É esperado que o Aware comece a aparecer até o final de 2015 através de redes sociais como Facebook e LinkedIn, porém detalhes de como a tecnologia será introduzida ainda não foram dados.

O que é certo é que o Aware exigirá algum tipo de adaptação por parte dos softwares ou quaisquer acessórios que farão uso dele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.