Primeira geração do Wi-Fi 802.11ac não será tão surpreendente, dizem especialistas

1 min de leitura
Imagem de: Primeira geração do Wi-Fi 802.11ac não será tão surpreendente, dizem especialistas

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

O 802.11ac deverá ser o novo padrão de protocolo para a transferência de dados das redes sem fio. A tecnologia, que ganhou maior notoriedade ao longo de 2012, tem a expectativa de começar a ser utilizada comercialmente em 2013 e promete atingir velocidades de até 6,9 Gbps — conforme taxas apresentadas pelo roteador Atheros da Qualcomm, mencionado pelo site SlashGear.

Contudo, especialistas da área relatam que a primeira geração de produtos dotados do 802.11ac não devem apresentar desempenhos tão impressionantes assim. O pessoal do Network Computing entrevistou Chris Spain, representante da Cisco Systems, e Andrew vonNagy, da Aerohive Networks.

A conclusão da conversa com essa dupla foi de que, em um primeiro momento, essa tecnologia poderá promover transferências de até 1,3 Gbps — o que já é um avanço e tanto se compararmos essa taxa com a de 600 Mbps alcançada pelos protocolos atuais. Todavia, os aparelhos responsáveis pelo suporte desse tipo de conexão também precisarão passar por melhorias de hardware para oferecer marcas espetaculares como a de 6,9 Gbps.

Spain acredita que essa equiparação de avanço de protocolo e hardware aconteça nos próximos três anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.