menu
Logo TecMundo
Internet

Primeira geração do Wi-Fi 802.11ac não será tão surpreendente, dizem especialistas

Profissionais de renomadas empresas de telecomunicações explicam que hardware dos equipamentos precisa de avanços para fornecer taxas de transferência de até 6,9 Gbps.

schedule03/01/2013, às 14:46

Fonte:

Imagem de Primeira geração do Wi-Fi 802.11ac não será tão surpreendente, dizem especialistas no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

O 802.11ac deverá ser o novo padrão de protocolo para a transferência de dados das redes sem fio. A tecnologia, que ganhou maior notoriedade ao longo de 2012, tem a expectativa de começar a ser utilizada comercialmente em 2013 e promete atingir velocidades de até 6,9 Gbps — conforme taxas apresentadas pelo roteador Atheros da Qualcomm, mencionado pelo site SlashGear.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Contudo, especialistas da área relatam que a primeira geração de produtos dotados do 802.11ac não devem apresentar desempenhos tão impressionantes assim. O pessoal do Network Computing entrevistou Chris Spain, representante da Cisco Systems, e Andrew vonNagy, da Aerohive Networks.

A conclusão da conversa com essa dupla foi de que, em um primeiro momento, essa tecnologia poderá promover transferências de até 1,3 Gbps — o que já é um avanço e tanto se compararmos essa taxa com a de 600 Mbps alcançada pelos protocolos atuais. Todavia, os aparelhos responsáveis pelo suporte desse tipo de conexão também precisarão passar por melhorias de hardware para oferecer marcas espetaculares como a de 6,9 Gbps.

Spain acredita que essa equiparação de avanço de protocolo e hardware aconteça nos próximos três anos.