Microsoft patenteia compartilhamento econômico de WiFi no celular

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft patenteia compartilhamento econômico de WiFi no celular
Imagem: Android Fantasy

Transformar o seu smartphone em um ponto de acesso WiFi portátil para outros dispositivos pode salvar vidas quando você não quer gastar o seu plano de dados, mas há consequências: a bateria do celular é drenada a uma velocidade absurda, e a conexão pode ser cortada depois de alguns minutos em modo de espera. Felizmente, a Microsoft sabe dessas dificuldades — e parece disposta a superá-las.

A empresa registrou oficialmente a patente de uma tecnologia que resolve o problema desse compartilhamento de conexão. O "Power Saving Wi-Fi Tethering" é uma técnica simples que permite ao aparelho operar em um modo de economia de energia, poupando a bateria do telefone em até 90%.

O novo modo requer que o smartphone e o tablet ou PC conectado a ele coordenem momentos de modo de espera quando a troca de dados não é necessária. Assim, o sistema coordena de forma inteligente os períodos em que você não está navegando, como quando está lendo um texto em um site. Se a atividade envolver jogos ou feeds atualizados constantemente de redes sociais, o modo de "descanso" é desligado.

A ilustração da patente mostra como o modo opera de forma técnica

Por enquanto, não há qualquer indicativo de que a Microsoft vá implementar o "Power Saving Wi-Fi Tethering" no Windows 10, no Windows Phone ou no Windows 10 Mobile. Porém, o registro de patente mostra que a companhia está no mínimo interessada em facilitar a vida dos consumidores no futuro e impulsionar o uso do mobile.

Você costuma fazer tethering entre seu smartphone e outro aparelho? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.