Seu WhatsApp possui integração com o Google Drive? Veja como verificar isso

1 min de leitura
Imagem de: Seu WhatsApp possui integração com o Google Drive? Veja como verificar isso

Não há dúvidas de que vários serviços disponibilizados pela Google se tornaram essenciais para muitos usuários. Além do Gmail, podemos facilmente destacar o Drive, que, para boa parte dos que possuem um email da Gigante das Buscas, se tornou uma boa forma de guardar diversos dados, sejam eles documentos, planilhas, vídeos e até mesmo conteúdo do WhatsApp.

Não, você não leu errado: é possível usar o Drive para fazer um backup das suas conversas. O caminho é simples, e para ativá-lo basta acessar, no WhatsApp, "Configurações", "Conversas e chamadas", "Backup de conversas" e ativar as opções de fazer o backup em uma das suas contas. Com isso, é possível salvar dados dos bate-papos, fotos e até mesmo vídeos que foram recebidos no aplicativo.

Entretanto, com uma quantidade grande de dados sendo enviados para a nuvem, como saber quanto espaço os seus arquivos do WhatsApp estão ocupando no Drive? Siga os três passos descritos na sequência para descobrir essa informação:

1. Acesse o Google Drive a partir do Gmail. Ao passar para a tela do Drive, clique na engrenagem que está no canto superior direito e selecione "Configurações".

2. A próxima etapa é clicar em "Gerenciar aplicativos" e descer a barra de rolagem até o final. Com isso, você saberá se o WhatsApp está sincronizado com o Google Drive ou não.

3. Caso esteja, você terá a opção de ver a quantidade de espaço que o backup está usando. Ao lado dele há uma caixa escrita "Opções" e, ao acessá-la, serão apresentadas duas possibilidades de escolha: Desconectar (o WhatsApp) do Google Drive e Excluir dados ocultos de aplicativos.

Algo que vale a pena ser mencionado é que os arquivos gerados pelo backup não podem ser acessados pelo Google Drive. Logo, o armazenamento que o usuário faz serve basicamente para recuperar conversas e arquivos caso, por algum motivo, seja necessário desinstalar o aplicativo do seu dispositivo móvel.

O seu WhatsApp possui integração com o Google Drive para fazer backup de conversas e arquivos do aplicativo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.