WhatsApp: aprenda um truque para fazer ligações gastando menos internet

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: aprenda um truque para fazer ligações gastando menos internet
Imagem: The Hoops News
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Fazer ligações telefônicas através do WhatsApp é uma forma interessante de economizar os créditos de seu celular – especialmente se você estiver usando uma rede WiFi. Porém, a situação muda quando seu smartphone está sendo alimentado apenas uma rede de internet móvel, ou seja, uma conexão 3G ou 4G.

Nesses casos, é preciso medir bem para descobrir se vale mesmo a pena gastar sua franquia fazendo tal ligação, já que o consumo de dados das chamadas é altíssimo. E, como todos nós sabemos, os planos oferecidos pelas operadoras brasileiras não são exatamente baratos, então é realmente importante conhecer algumas medidas para economizar.

Embora muita gente não saiba, o WhatsApp oferece um recurso que diminui o gasto de internet nas ligações efetuadas em redes 3G ou 4G. É muito fácil ativá-lo: basta entrar na tela de configurações e tocar na seção “Conversas e chamadas”. Em seguida, habilite a opção “Reduzir uso de dados”, conforme exemplificado na imagem abaixo.

Vale observar que a diminuição no uso de dados é proveniente de uma pequena redução na qualidade do áudio das chamadas telefônicas – ou seja, só ative esse recurso caso não se importe com esse detalhe. Também é importante ressaltar que a funcionalidade só está presente para Android e iOS, não sendo possível usá-la nas versões do WhatsApp para Windows Phone ou BlackBerry 10.

Atualização: 19/10/2015

Conforme notado por vários leitores do TecMundo, a versão para Windows Phone do WhatsApp possui sim o recurso de economia de dados e este pode ser ativado através da janela de configurações do programa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.