Ditado? Conheça a função que transforma voz em texto no WhatsApp

2 min de leitura
Imagem de: Ditado? Conheça a função que transforma voz em texto no WhatsApp
Imagem: App4chat

Desde que a mensagem de voz foi lançada no WhatsApp, as conversas usando som são unanimidade para acelerar o ritmo e deixar o papo mais interessante, certo? Na verdade, não. Algumas pessoas simplesmente não gostam de receber áudios, principalmente se eles forem grandes e, consequentemente, demorados. Mas se você acha que falar é muito mais prático que escrever, o aplicativo permite que você dite a mensagem e ela seja enviada por meio de texto.

A função “ditado” não é conhecida por todos mas é facilmente encontrada sem qualquer instalação extra ou necessidade de outros aplicativos (além do próprio WhatsApp, é claro). Presente no iOS e Android, o ícone é similar ao utilizado para enviar mensagem de voz, mas está localizado “dentro” do teclado, e não naquela área separada exclusiva do popular mensageiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No iOS, o botão fica ao lado da barra de espaço.

Já no GBoard, teclado padrão do sistema operacional da Google, os dois ícones de microfone estão próximos. Para usar a função “ditado”, clique no símbolo localizado na barra cinza, destacado na imagem por um retângulo vermelho.

Como a maioria das fabricantes usa interfaces Android personalizadas, pode haver pequenas variações de posição ou design do botão. Nesses casos, procure o ícone em outras áreas do seu teclado

Diferente da mensagem por voz, você não precisa pressionar o botão durante toda a fala. O próprio software percebe quando você termina e transforma seu recado em texto escrito. Após a transcrição da fala, ela não é enviada automaticamente. Assim, é possível corrigir possíveis erros de interpretação e pontuações.

As risadas são compreendidas e traduzidas para “hahahahah”. Até os palavrões são captados e assimilados mas, no Android, só a primeira letra é exibida e as outras são transformadas em asterisco. Nos nossos testes, no entanto, com o smartphone configurado para português como idioma principal e inglês como secundário, as expressões grosseiras comuns da língua norte-americana foram transcritas sem restrições.

E funciona mesmo?

Se você acha que essa é mais uma função-acessório que não exerce papel relevante, você está enganado. Dificilmente as palavras escolhidas saem de maneira inesperada ou diferente do que foi falado. Alguns erros podem aparecer, mas praticamente não acontece.

O iOS sai em ligeira vantagem pois entende pontuações, desde que também sejam ditadas. Enquanto “Oi vírgula você está bem ponto de interrogação” saia dessa maneira no sistema do robô, no smartphone da Apple é possível ler um texto com mais sentido: “Oi, você está bem?”. É verdade que pontuações não são regra máxima no WhatsApp ou qualquer outro mensageiro, mas mesmo assim, é uma adição interessante e que facilita o entendimento.

Mas como nem tudo são flores, existe um pequeno problema: há um delay entre o ditado e a transcrição do que foi dito. Esse atraso pode irritar algumas pessoas, que vão preferir digitar do que esperar o aparelho processar a informação.

E você? Já conhecia a função ditado? Acha útil ou um incremento sem muito sentido?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.