Golpe no WhatsApp oferece passagens aéreas da TAM para usuários

1 min de leitura
Imagem de: Golpe no WhatsApp oferece passagens aéreas da TAM para usuários

O WhatsApp é um dos principais canais utilizados para cibercriminosos para roubar dados sensíveis de usuários desavisados. Por isso, se você utiliza o mensageiro, é bom ficar ligado em links suspeitos para não instalar algo malicioso. No caso, crackers estão repassando um novo golpe no WhatsApp, que oferece passagens aéreas da TAM: basta o usuário entrar em um site (que possui um malware) para responder quatro perguntas e ganhar as passagens.

Golpes como esse tocam na vontade de viajar de usuários e na inocência das pessoas. Caso você clique em links como esse, o smartphone é infectado com um malware que coleta os seus dados e até cadastra o seu número em serviços de SMS pagos — e você, mensalmente, acaba pagando pelo "uso". Além disso, a sua conta do WhatsApp também acaba compartilhamento automaticamente a falsa promoção da TAM para os seus contatos.

Como o pessoal do IPNews notou, existem alguns pontos para identificar o golpe neste caso:

  • TAM: caso não saiba, a TAM agora se chama LATAM e não utiliza mais o nome antigo em promoções e operações
  • Erros ortográficos: uma empresa do porte da LATAM não enviaria um texto oficial com erros tão graves, como "dos em 50 anos" e "responde 4 rápidas s"
  • Link suspeito: o link que vai junto com o golpe é da página "101promo.net", obviamente, sem qualquer ligação com a companhia aérea

Imagem do golpe

Instalei, o que fazer?

Você pode tomar vários passos diferentes caso tenha feito o download de algum malware no seu smartphone. Entre as opções, é possível ir atrás do arquivo malicioso por conta própria e deletá-lo ou utilizar aplicativos seguros de antivírus e "trojan killers". Como último passo, resetar o aparelho é uma boa forma de limpar qualquer problema. Quer saber em detalhes como fazer tudo isso? Clique aqui.

No mais, para ficar atento nas notícias de novos golpes e como solucionar problemas de segurança, acompanhe essa página.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.