O WhatsApp pode estar planejando incluir um novo recurso de segurança em sua plataforma. Aparentemente, a ideia é oferecer a opção de proteger as conversas do usuário com uma senha de seis dígitos. Essa informação veio do Android Authority, que recebeu os dados de forma anônima e ainda não pôde confirmar com outras fontes. Portanto, tudo isso ainda habita a dimensão dos rumores.

De qualquer maneira, não deixa de ser lógico o fato de o mensageiro tentar implementar mais segurança em seu app depois de ter aplicado a criptografia de dados de ponta a ponta. Isso evita que as mensagens sejam interceptadas na rede, mas não tem qualquer efeito sobre a possibilidade de alguém pegar seu telefone, desbloqueá-lo e começar a ler tudo o que você escreve nas conversas com contatos.

Tradutores

Segundo a publicação original, o vazamento dessa suposta nova funcionalidade veio por meio do programa de tradução colaborativa do mensageiro do inglês para o holandês. Frases como “Digite a senha de seis dígitos atual”, “Senha não confere. Tente novamente.” e “Digite email de recuperação” foram encontradas entre as possibilidades de tradução.

Usuário poderia ficar para sempre sem acesso ao app caso esqueça sua senha

Outra frase ainda estaria sugerindo que o uso de email de recuperação seria opcional ao criar uma senha de proteção de conversas. Isso é curioso pelo fato de que, se o usuário não incluir um email nessa etapa, ele poderia ficar para sempre sem acesso ao app caso esquecesse sua senha.

De qualquer maneira, essa novidade é uma solução interessante que tornaria o WhatsApp um dos mensageiros mais seguros da atualidade, já que não seria mais possível interceptar as mensagens trocadas na rede nem espionar diretamente o celular de alguém sem ter a tal senha do próprio app.

Infelizmente, não há mais informações sobre como esse novo recurso seria implementado na interface do WhatsApp. Vale destacar também que não há garantia alguma de que, mesmo que exista o tal recurso, ele seja aprovado pela equipe de desenvolvimento e eventualmente chegue ao usuário final.

Cupons de desconto TecMundo: