WhatsApp: como controlar os gastos de internet do app em roaming

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como controlar os gastos de internet do app em roaming
Imagem: Android NTA
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quem já viajou sabe o quão complicado é ter que economizar no uso de sua rede móvel para não ser vítima das taxas e condições abusivas do roaming. É preciso atenção antes de abrir qualquer aplicativo, visto que o mínimo descuido pode fazer com que sua franquia se esgote rapidamente – situação que pode ser desesperadora caso você dependa de aplicativos para se comunicar com terceiros.

Pensando nisso, o WhatsApp oferece uma ferramenta para que o usuário defina quais tipos de mídia devem ser baixados automaticamente assim que você as receber. Vale lembrar que, por padrão, quando o seu smartphone está conectado a uma rede WiFi, o programa faz download de todos os arquivos que enviarem para você: fotos, vídeos, áudios e documentos. No roaming, esses itens não são baixados.

Para realizar a configuração, primeiramente abra o WhatsApp e toque no ícone das três bolinhas, no canto superior direito da tela. No menu que se abre, entre na opção “Configurações”. Na tela seguinte, você deve tocar em “Uso de dados” para personalizar como o WhatsApp economiza rede móvel quando o usuário está viajando.

Entre na janela de configurações para personalizar o uso de dados em roaming

No campo “Download automático”, toque em “Roaming”, e, através da tela que surge a seguir, ligue ou desligue cada opção de mídia de acordo com sua preferência (Imagens, Áudio, Vídeos e Documentos). Com tudo pronto, basta confirmar em “OK”.

Escolha quais mídias o app deve baixar automaticamente quando estiver em roaming

É importante ressaltar que o WhatsApp não permite que o usuário desligue o download automático de recados de voz, mesmo quando estiver em roaming, a fim de “garantir a melhor experiência de comunicação”. Dessa forma, os arquivos de áudio citados no parágrafo anterior referem-se a, por exemplo, músicas em MP3 trocadas entre você e um contato.

O que você faz para economizar internet no seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.