Conheça o Zunavision, tecnologia que promete revolucionar a publicidade em vídeos online

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o Zunavision, tecnologia que promete revolucionar a publicidade em vídeos online

Imagine que você possui um vídeo gravado de algum evento importante, porém um detalhe incomoda toda vez que vai assisti-lo: determinadas cenas insistem em mostrar a foto de uma pessoa que não traz boas lembranças. Não se tratando de uma gravação, seria muito fácil simplesmente tirar a foto do local e trocá-la por outra mais agradável.

É possível utilizar softwares de edição que podem substituir a imagem, mas a menos que você possua os recursos de edição de um estúdio de Hollywood, o resultado certamente ficará com uma aparência artificial.

O que é o Zunavision?

Não é preciso se desesperar ou simplesmente deixar de ver o vídeo que traz lembranças desagradáveis. Pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram um software que permite realizar esta mudança de forma simples, mantendo a qualidade do vídeo e dando uma aparência realista à imagem que foi trocada. Tudo isto sem precisar gastar diversas horas em uma ilha de edição.

O software desenvolvido pelos estudantes Ashutosh Saxena e Siddarth Batra, orientados pelo professor Andrew Ng, é capaz de inserir imagens em qualquer superfície plana, sejam elas simples quadros pendurados na parede até locais como o chão, teto e porque não, a própria parede. Os dados inseridos não precisam ser somente imagens estáticas, como fotografias, o que abre a possibilidade de inserir vídeos dentro de outros vídeos.

Como funciona o sistema

Imagens inseridas interagem de forma realista com sombras e iluminaçãoA tecnologia desenvolvida se baseia no uso de um algoritmo chamado 3D Surface Tracker Technology, responsável por fazer uma análise do vídeo desejado, com enfoque especial para a área em que a nova imagem deverá aparecer. A partir dos resultados obtidos, a nova figura ou vídeo inserido passa por mudanças sutis em sua textura, cor e iluminação, para obter uma integração mais realista com o resto do ambiente.

Sombras vistas no vídeo original também serão adicionadas, resultando em uma imagem ou vídeo que parece ser uma parte integral do que foi filmado, não algo simplesmente colado de forma artificial.

Para que o algoritmo seja capaz de obter resultados realistas, também precisa lidar com objetos que podem ocultar o novo vídeo ou imagem inseridos. Por exemplo, imagine que o objeto modificado foi um quadro: toda vez que alguma pessoa passa na frente do objeto, algumas de suas partes são ocultadas, resultando em mudanças de visualização e iluminação.

A 3D Surface Tracker Technology resolve este problema ao identificar automaticamente quais pixels pertencem à imagem modificada e quais pertencem ao objeto que está bloqueando a visualização, evitando a ocorrência de acidentes.

Possibilidades de utilização

Para uso doméstico, as possibilidades são tremendas. Imagine poder visualizar como ficaria uma nova pintura nas paredes de sua casa de forma totalmente realista, prevendo se a nova cor desejada vai combinar com o resto da decoração. Da mesma forma, em videoconferências você poderia selecionar o que deseja exibir para determinadas pessoas: pôsteres de bandas ou carros podem ser convertidos facilmente em pinturas mais discretas durante a conversa com algum patrão ou cliente importante.

O campo da publicidade deve ser o maior favorecido pela descoberta, principalmente no que diz respeito à exibição de propagandas em vídeos online. Em vez de apelar para comerciais semelhantes aos exibidos pela televisão, basta inserir o logo da empresa patrocinadora ou um link interativo que redireciona a pessoa que está assistindo ao vídeo para um site onde poderá adquirir determinado produto. Isto também possibilita a inserção de diversas propagandas diferentes no mesmo vídeo, alterando o produto anunciado conforme a localização do espectador.

Quando a tecnologia estará disponível?

A primeira versão comercial do Zunavision estará disponível em fevereiro de 2010, com enfoque nos grandes anunciantes que desejam inserir suas marcas de maneira realista em vídeos. Os valores cobrados pela utilização da tecnologia ainda não foram anunciados, mas os inventores já anunciaram que planejam uma série de planos diferentes, com preços que variam conforme o objetivo de cada companhia interessada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.