Saiba por onde todos seus amigos andam

3 min de leitura
Imagem de: Saiba por onde todos seus amigos andam

Depois de localizações instantâneas em mapas virtuais pela internet, telefones celulares com internet e GPS, qual será o próximo passo para a tecnologia da localização? A resposta é simples: Google Latitude! Com ele além de acessar mapas virtuais em qualquer lugar pelo seu celular, assim como o Google Maps Mobile, você fica sabendo em tempo real da localização de todos os seus amigos. Além de nunca mais ficar perdido, você nunca mais vai ficar sozinho com a ajuda do Google Latitude.

O Google Maps Com Localizador Instantâneo!

Imagine-se visitando uma cidade nova e com uma rápida olhada no seu celular, descobrir que seus amigos também estão a passeio por lá. Uma mãe que sabe a localização do seu filho a todo instante. Ou ainda somente entrar nas festas onde seus amigos estão, mesmo sem ter combinado nada com ninguém. Isso tudo e muito mais que você for capaz de imaginar são as possibilidades que o Google Latitude oferece.Por onde andam seus amigos agora?

Ao acessar o Google Maps através do seu celular, além dos apontamentos comuns, eis que surgem todos os seus contatos com mágica. Através do localizador GPS ou mesmo da disposição das antenas transmissoras, o Google Latitude capta onde você e seus amigos estão e mantêm todo mundo conectado o tempo todo.

Serviços como este ainda são novidade e estão disponíveis para um número limitado de usuários e, para que isto realmente funcione, ele precisa estar bem difundido. Outros serviços similares já foram lançados, ainda sem muito sucesso, mas como desta vez é a gigante Google que está envolvida, Google Latitude tem tudo para dar certo. Isso sem falar na vantajosa integração com outros serviços Google como chat do Gmail e muito mais.

Como Funciona?

Através de uma conta no Google, similar à sua conta no Orkut, o usuário se cadastra, preenche seus dados e cria seu perfil com direito a foto e tudo. Todos os seus amigos são adicionados através de um convite pessoal e somente entram em sua lista quando eles aceitarem você, assim como eles precisam de sua permissão.

Assim como na maioria dos comunicadores, é possível alterar seu status de acordo com sua necessidade, tornar-se temporariamente indisponível ao serviço ou ainda restringir suas informações que cada tem acesso. Além de se esconder por completo, o usuário pode optar em desabilitar a localização automática e escolher você mesmo o local em que supostamente se encontra.Sua nova lista de contatos!

Outra aplicação interessante é que nem ao menos é preciso visitar o site para desfrutar de suas vantagens. Google Latitude tem uma opção para deixar o seu localizador como plano de fundo em seu celular, ao invés de olhar as horas, você pode conferir a localização de algum amigo em segundos.

Interação

Cada contado seu localizado através do Google Latitude aparece como um ponto destacado do mapa, desta maneira você pode viajar pelas redondezas em busca de algum deles ou simplesmente solicitar a localização de algum deles. A velocidade da atualização desta localidade varia de acordo com a carga da bateria do aparelho, seu deslocamento e ainda e se o celular possui suporte para o localizador GPS.Que legal, ela está por perto.

Ao selecionar cada um de seus contatos você tem acesso às suas informações pessoais e ainda pode entrar em contato com ele através do chat do Gmail. Ou se você pretende se encontrar com a pessoa, pode ainda conhecer alguns pontos de encontro próximo de vocês, receber informações de como se chega lá ou mesmo se esconder para que ele não encontre você.

Como Faço para Usar?


Infelizmente esta tecnologia não está ao alcance de todos os aparelhos celulares. Seu dispositivo móvel precisa suportar o Google Maps para celular na versão 3.0. Infelizmente o iPhone ainda não é compatível com este serviço, mas em pouco tempo até mesmo o iPod com os aplicativos do Google Mobile poderá localizar seus amigos.

Opções de privacidade.A mesma promessa ocorre com a maioria dos aparelhos Sony Ericsson que em breve também deverão estar desfrutando das vantagens deste serviço. Outra novidade que está por vir é a compatibilidade do serviço com notebooks, bastando assim ter um computador móvel para entrar na brincadeira.

Cadastre-se Já!

Se você possui um aparelho celular que atende às necessidades acima, pode embarcar nesta tecnologia agora mesmo. Para tal, acesse em seu computador o site http://www.google.com/latitude e cadastre seu telefone celular para receber uma mensagem de texto com o link do seu download. Ou simplesmente acesse a partir do seu celular o site http://m.google.com/latitude para baixar o recurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.