F1 2020 traz o melhor do automobilismo aos consoles e computador

F1 2020 já chegou ostentando uma marca histórica bem inusitada. Com o mundo todo parado em uma crise de saúde sem precedentes, coube ao simulador da Codemasters mostrar como a temporada completa poderia ter se desenrolado em um mundo normal, livre da pandemia do coronavírus.

Assim, correr no Xbox One, PlayStation 4 ou PC é reescrever a história e curtir o circo da fórmula 1 em todo o seu esplendor, com direito aos novos circuitos de Hanói, no Vietnã, e Zandvoort, nos Países Baixos. Mas as novas pistas não são a única grande novidade de F1 2020! Entenda tudo sobre ele na nossa análise completa a seguir.

Crie sua própria escuderia

A grande estrela da edição deste ano é o novo modo Minha Equipe, no qual você pode montar a sua própria construtora do zero. Coisa rara na história da categoria, aqui você é tanto o dono do time como o seu principal piloto, então pense nisso como uma versão mais tunada do modo carreira.

O modo de criação de equipe é profundo e divertido em F1 2020O modo de criação de equipe é profundo e divertido em F1 2020Fonte:  Codemasters 

Ainda dá para jogar só como piloto no carreira, que continua existindo em uma estrutura bem similar aos jogos anteriores da franquia, mas é difícil encontrar motivos para fazer isso quando o novo modo é tão mais divertido e repleto de recursos.

Logo que você começa a jogar o Minha Equipe, pode escolher as fabricantes de peças do seu carro, criar seu emblema, mudar as cores do veículo e optar entre diferentes patrocinadores e metas de temporada. Com a grana que sobra, você precisa contratar um segundo piloto que, a princípio, será bem barato e desconhecido.

O legal aqui é que você precisa fazer a sua equipe ganhar fama com bons resultados antes de poder persuadir os maiores nomes do automobilismo a correr no seu time. Entre cada corrida você pode investir em melhorias para o seu carro e arrumar a agenda de atividades escolhendo quais alternativas trazem mais dinheiro ou notoriedade, como participar de peças de publicidade ou treinos abertos.

Em todos os modos você pode customizar a duração da temporada e das corridas como bem entender, criando a experiência que melhor se encaixa com o seu calendário. Em cada GP você pode correr o final de semana completo, com três treinos livres, classificação e então corrida, ou então partir direto para o vamos ver.

Como de praxe, você pode fazer corridas curtas ou participar do final de semana completoComo de praxe, você pode fazer corridas curtas ou participar do final de semana completoFonte:  Codemasters 

Se você optar por correr ao invés de simular os treinos, vai encontrar bons minigames e desafios que garantem pontos para melhorar ainda mais os carros com seus técnicos. Sua equipe de engenheiros vai o desafiar a fazer voltas economizando combustível, traçando um percurso com checkpoints pré-determinados, ou em ritmo de corrida. Isso o ajuda a conhecer melhor as pistas enquanto se diverte, e você ainda colhe recompensas para aplicar na robusta árvore de progresso do carro.

Boa variedade e licenças

Outra adição muito bem-vinda é o modo de tela dividida, que permite participar das corridas ao lado de um amigo ou familiar. É curioso pensar que esse modo era regra lá na geração 16 bits, mas depois foi perdendo espaço conforme os jogos ganharam complexidade.

Ainda bem que ele voltou, pois é uma ótima forma de passar tempo e se divertir, e faz bastante diferença para justificar a compra de F1 2020. Uma linha horizontal divide a tela em duas metades e, surpreendentemente, mesmo na versão básica do PS4, na qual testamos o jogo, ele conseguiu manter uma estável taxa de quadros por segundo, sem maiores engasgadas ou percalços técnicos!

Pela primeira vez na geração, é possível correr localmente com um amigoPela primeira vez na geração, é possível correr localmente com um amigoFonte:  Codemasters 

Como de praxe na série, os carros clássicos retornam, ajudando a contar um pouco mais sobre a história da categoria mais nobre do automobilismo e divertindo os jogadores com doses cavalares de nostalgia. Poucas coisas são mais legais do que pilotar carros emblemáticos de lendas como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Michael Schumacher, a grande estrela da edição de luxo deste ano.

E já que falamos em variedade de carros, também é possível jogar com todos os veículos e pilotos da Fórmula 2, que está plenamente integrada aos outros modos de F1 2020. Isso significa que você pode correr com o brasileiro Sette Câmara, por exemplo, além de todos os outros pilotos devidamente licenciados da categoria.

É possível calibrar o nível de dificuldade como bem entender, escolhendo entre ligar ou desligar várias assistências. Dá para jogar com câmbio manual ou automático, com ou sem o traçado ideal desenhado pelo circuito, e calibrar o nível de dificuldade da IA. Qualquer que seja sua escolha, os controles são bons e responsivos, e a curva de aprendizado é recompensadora. Em questão de horas você vai se sentir muito orgulhoso ao mudar as marchas, ativar o DRS e ERS e ao mesmo tempo se concentrar nas corridas.

Em F1 2020, as corridas são tão fáceis ou desafiadoras quanto você desejarEm F1 2020, as corridas são tão fáceis ou desafiadoras quanto você desejarFonte:  Codemasters 

Que venha a next-gen!

Infelizmente os recursos online ainda não estavam disponíveis para teste quando escrevemos este review, mas a tendência é que tudo seja bem parecido com o modo dos anos anteriores, exceto pela adição do Podium Pass. Ele tem versões grátis e pagas que garantem novos itens cosméticos para customizar seu carro e piloto.

Visualmente, já é notório que o atual motor gráfico do jogo chegou ao seu limite e que não há muito mais o que melhorar na atual geração de consoles, então não seria surpresa caso o próximo jogo já fizesse o salto para hardwares mais potentes. Isso não significa que F1 2020 é feio, longe disso! Especialmente nos replays, é possível ver o cuidado e capricho da Codemasters na reprodução dos carros e pistas, tudo remetendo à estética de uma verdadeira transmissão de TV.

Os gráficos e controles são muito similares aos jogos anterioresOs gráficos e controles são muito similares aos jogos anterioresFonte:  Codemasters 

Mas para quem jogou os últimos capítulos da série, não dá para deixar de sentir aquele déjà-vu com os gráficos e controles. Aquela recauchutada básica nos menus, atualização de elenco de pilotos e adição de novos modos de F1 2020 ajudam a justificar a compra para entusiastas do gênero, e sem dúvidas não há melhor jogo sobre a Fórmula 1 no mercado.

É o simulador mais fiel que a Codemasters já fez, e ele entrega tudo que você pode pedir e imaginar em um jogo do gênero. Por mais que o formato já esteja um pouco engessado, se esse lançamento marcar o fim da geração, já estamos ansiosos para ver o que a série vai fazer correndo em máquinas mais poderosas na temporada seguinte. Que venha o F1 2021!

Estamos ansiosos para ver o que a Codemasters fará na próxima geraçãoEstamos ansiosos para ver o que a Codemasters fará na próxima geraçãoFonte:  Codemasters 

Veredito

F1 2020 é mais um excelente capítulo da franquia anual da Codemasters, e o melhor simulador do gênero no mercado. Apesar de seus gráficos e controles serem muito similares aos seus predecessores, a adição de um modo em tela dividida e, especialmente, do divertido modo Minha Equipe, ajudam a justificar a compra de mais uma atualização de carros e pilotos. Fãs da série vão se divertir como nunca, e novatos vão encontrar o simulador mais completo possível.

F1 2020 foi gentilmente cedido pela Deep Silver para a realização desta análise.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pontos Positivos
  • Novo modo em tela dividida diverte
  • Dificuldade ajustável para todos os níveis
  • Apresentação fiel à televisão
  • Modo Minha Equipe foi uma excelente adição
  • Totalmente localizado em português
Pontos Negativos
  • Gameplay similar demais ao jogo anterior
  • Motor gráfico e de gameplay já estagnados