O retorno dos bugs: desta vez, o foco é o benefício deles nos games.

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O último Especial do TecMundo Games sobre bugs — clique aqui e confira — apresentou as maiores gafes de 2009. Grandes jogos mostram que nem mesmo as maiores produções do ano escapam de problemas técnicos. A maior parte dos casos é simplesmente hilária.

Agora, o assunto ainda é bugs, mas o foco muda ligeiramente. Afinal de contas, quais os bugs que podem ajudar os jogadores, aumentar ainda mais a diversão durante a experiência com um determinado jogo? A nostalgia é praticamente inevitável, se os gamers se lembrarem de casos antigos.

A expressão "explorar bugs" não significa algo necessariamente ruim. Muitas vezes, explorar uma falha de um game pode fazer com que toda a dinâmica daquele momento seja modificada, divertindo ainda mais o jogador.



Pega o inseticida!
Não, espera um pouco... Vamos ver o que acontece...


Certos exemplos mostram que bugs "benéficos" podem até mesmo originar novos personagens de jogos. Aí, é difícil esquecer Ermac, o lutador que apareceu pela primeira vez no título Ultimate Mortal Kombat. As origens do protagonista são, no mínimo, curiosas.É, realmente parecido com o Scorpion

Ermac, reza a lenda, vem da sigla ERMAC (Error Macro), que é um contador de erros. O termo apareceu em meio a uma lista de personagens, fazendo com que muitos jogadores pensassem que se tratava de um lutador secreto. Há quem diga que "bugar" o ERMAC faz com que a roupa de Scorpion fique vermelha. Enfim, depois de muitos mitos, especulações e traduções erradas das falas de Ed Boon (um dos criadores da série), o personagem foi incorporado à franquia.

Falando em luta, é interessante trazer à tona o bom e velho bug do golpe de Zangief, de Street Fighter. O "pilão" é usado e abusado pelos jogadores dos games mais antigos da série, visto que é possível aplicar o golpe estranhamente a uma longa distância do oponente e, ainda assim, causar o efeito desejado.

Futebol desajeitado

Bugs que envolvem interação errônea de objetos por causa da distância entre um e outro ocorrem também em jogos esportivos. Tanto na série FIFA quanto em games da linha Pro Evolution Soccer é possível encontrar bugs que levam os gamers a repeti-los várias vezes consecutivas devido à diversão ou ao benefício gerado por aquele bug.

Exemplos? Bem, o que você acha de fazer com que o esportista controlado cabeceie a bola estando a vários metros dela? Em FIFA 98, é possível deslocar o atleta controlado de forma absurda e cabecear bolas que parecem impossíveis perante o que a realidade permite.

A bizarra inteligência artificial de certos games é outro fator que pode beneficiar alguns jogadores... E estragar a diversão de outros, é claro. Confira o vídeo abaixo que comprova que um zagueiro pode trair seu próprio time em um lance decisivo:


Ainda em jogos esportivos, podemos considerar que um bug em International Superstar Soccer Deluxe (bons tempos, não?) era a repetição de determinados movimentos para a realização de gols. Correr com a bola junto à linha da grande área paralela à linha de fundo e executar um carrinho com o comando de chute em um ponto estratégico era algo que — quase — sempre acabava em gol. Golaço, aliás.

Encontrando o caminho certo

Um dos aspectos mais engraçados na área de "bugs benéficos" é o surgimento de problemas ocasionados pelo rumo tomado por seres variados em alguns jogos. Em MMORPGs, é bastante comum encontrar personagens ou criaturas que ficam completamente perdidos se o gamer altera o rumo do protagonista controlado de uma forma específica.

É o tão comentado "pathfinding", um conjunto de comportamentos programados que não é nada fácil de ser criado com perfeição. Mas o bom é que os infortúnios gerados nessa área podem auxiliar o jogador em momentos críticos de combate e escolta de companheiros. Acompanhe:


No clipe acima, você pode verificar que The Elder Scrolls IV: Oblivion é um dos títulos abordados. O RPG da Bethesda foi inicialmente aclamado pela crítica, mas acabou sendo criticado por muitos fãs devido à alta quantidade de bugs diversificados que podem ser encontrados durante o contato com outros protagonistas. E boa parte dos problemas vem de onde? Erros de "pathfinding".

Aquilo realmente é uma parede?

Muitos jogadores se deliciam com a possibilidade de simplesmente atravessar paredes em muitos títulos, encontrando locais inesperados. Corrigindo: locais E seres inesperados. Atravessando uma construção no game Mafia, vários "bonecos" foram encontrados no lugar de personagens animados. Um incêndio realmente causa um efeito estranho nas pessoas, confira:


Vale lembrar também que atravessar superfícies aparentemente sólidas traz o benefício para muitas pessoas no que diz respeito a encurtar caminhos e superar obstáculos relativamente complexos em um trajeto. Às vezes, é legal atravessar paredes apenas por diversão.

Lara Croft é uma personagem que tem o poder de atravessar superfícies e alcançar lugares incríveis se o gamer realizar certos movimentos com a protagonista em lugares específicos. A série Tomb Raider começou com o pé direito... E com o pé esquerdo também, se levarmos em consideração os bugs absurdos referentes à interação com superfícies.


Diversos

Quer uma ação bastante eficiente para escapar da polícia? Então entre em um carro, encontre um carrossel e pronto: seu veículo será espetacularmente jogado para longe. Só tome cuidado com prédios e árvores no caminho.

O assunto, agora, é Grand Theft Auto IV. Um dos maiores sucessos do mundo dos video games conta com bugs igualmente fenomenais. Vários deles envolvem o uso de veículos. E o resultado da movimentação surreal dos carros de acordo com o posicionamento deles em relação a certos objetos pode ser simplesmente hilário.


Muitos jogos de corrida também contam com bugs que envolvem carros velozes. Em Forza Motorsport 3, há a possibilidade de burlar a restrição de alguns eventos e correr com carros dotados de potência muito acima do permitido pela etapa em questão.



Fechando o Especial...
...graças aos bugs!


Por fim, há quem diga que muitas etapas difíceis de títulos variados são superadas apenas com a exploração de bugs. É claro que os desenvolvedores, muitas vezes, não podem prever o surgimento de erros absurdos na jogabilidade, mas os gamers são capazes de tudo, não é mesmo?

Usar bugs para benefício próprio é algo mais que comum nos games. E tirar proveito das falhas de programação é uma ação que traz a diversão e o riso em certos casos. Não podemos esquecer, entretanto, que bugs são bugs e podem prejudicar a experiência de quem procura um jogo virtual simplesmente impecável.
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