Nem mesmo os jogos mais recentes escapam dos bugs e glitches.

4 min de leitura
Imagem de: Nem mesmo os jogos mais recentes escapam dos bugs e glitches.
Na última vez que o TecMundo Games resolveu falar sobre bugs e glitches nos video games (clique aqui e refresque a sua memória), a abordagem foi feita de maneira ampla e descontraída. Novamente, o clima de descontração retorna, mas o tema é um pouco mais atual: títulos lançados em 2009.

Por mais que os desenvolvedores cuidem para que não existam problemas de desempenho relativos à interação entre objetos e a outros aspectos mais básicos em um game, é difícil criar algo impecável. Mesmo durante os testes com a versão demonstrativa de God of War 3, o BJ conseguiu fazer com que Kratos despencasse no limbo ao literalmente atravessar uma parede no início da demo.
Bugs até mesmo na demo deste jogão

Nas últimas análises realizadas pelo BJ, vários bugs foram encontrados. Tanto na demo quanto na versão final de Ratchet & Clank Future: A Crack in Time foi possível conduzir Clank e levar o personagem a atravessar uma parede sólida de um grande bloco do cenário, deixando a câmera simplesmente maluca.

É difícil evitar o surgimento de bugs até porque as próprias plataformas de última geração não rodam com perfeição 100% do tempo. Calor, interferências externas e diferença de fluxos de energia podem gerar infortúnios durante o carregamento de dados. Não carregar certos dados é algo que pode embasbacar os gamers, pois determinados objetos ou texturas ficam ausentes na tela.

Muitos acreditam que é mais ou menos isso que ocorreu quando o seguinte bug foi presenciado no game Uncharted 2: Among Thieves:


Às vezes, riscos na mídia podem levar os gamers a acontecimentos bizarros. Só que a maioria das pessoas acredita que o surgimento de bugs por falha de hardware ocorre muito menos do que o aparecimento de glitches causados por, digamos, "problemas de programação".

Sem mais delongas, vamos conferir alguns dos bugs mais absurdos encontrados em grandes jogos deste ano.



Putz, bugou!
O negócio é rir pra não chorar


FIFA 10

Esta pérola da Electronic Arts merece mais de um vídeo. Primeiramente, acompanhe esta brincadeira de "pula-sela" realizada pelos esportistas do game (por muitos segundos, a bola é um mero detalhe na partida):


A seguir, um bug comum, mas que continua impressionando os fãs da série esportiva. Por qual motivo que os objetos insistem em atravessar a rede do gol? Desta vez, foi a bola:


E aí, gol ou não? Falando nisso, a inteligência artificial da celebração de gols é capaz de espantar os gamers. É difícil imaginar uma cena destas na vida real: um jogador que briga para marcar um gol... E não comemora, pois acredita que fez um gol contra. Nem os goleiros se comportam apropriadamente depois do curioso momento...



Forza Motorsport 3

Tudo bem, o vídeo a seguir foi feito com base na demo do jogo, mas muita gente que experimentou a versão completa do tão aguardado título de velocidade da Turn 10 também teve a oportunidade de presenciar bizarrices durante as corridas. Carros parados em posições absurdas são apenas o começo.



Uncharted 2: Among Thieves

Um dos melhores jogos do ano, como comprovado acima, também conta com pequenos infortúnios. Além do vídeo apresentado acima, é interessante observar que a falta de determinadas superfícies pode fazer com que Nathan Drake caia "no nada".



Halo 3: ODST

Epa, tem algo errado aí! De onde veio este inimigo voador?



Operation Flashpoint: Dragon Rising

Bem, o game realmente poderia fazer uso de um polimento geral. Mencionar a pobre interação entre objetos e superfícies é algo ínfimo em comparação com o seguinte bug: um combatente especialista em tratamentos médicos que simplesmente se recusa a ajudar um companheiro em apuros. Por que cuidar de alguém se há uma paisagem tão bela a ser contemplada, não é mesmo?



Brütal Legend

Eddie Riggs não está muito "inteiro" no clipe a seguir. Um bug "brutal" faz com que certas partes do personagem principal do jogo simplesmente sumam da tela. Confira:



Wolfenstein

O jogo foi refeito... E alguns problemas continuam. O jogador que gravou o próximo vídeo teve a infelicidade de encontrar um inimigo invulnerável. Diversas armas são empregadas e nada de fazer o nazista deitar para sempre.



Batman: Arkham Asylum

Outro grande jogo que conta com "insetos". De início, vale a pena conferir o glitch que leva o homem-morcego a ficar congelado na tela por vários segundos antes que o game volte a normal. Segundo as informações apresentadas no vídeo, o infortúnio a seguir pode ocorrer tanto na versão para PlayStation 3 quanto no game dedicado ao console de última geração da Microsoft.


Em seguida, um bug fenomenal. A utilização do gancho de Batman é primordial para a superação de certos obstáculos, mas ninguém imaginava que o herói pudesse atravessar objetos e cruzar boas distâncias de forma inacreditável.



Shadow Complex

Simples e prático, este game arrepiou muitos usuários do Xbox 360. Mas muitos arrepios foram ocasionados pelo comportamento inadequado do seguinte helicóptero que tenta atrapalhar o progresso do jogador:



Call of Juarez: Bound in Blood

Um FPS respeitável, um bug não muito interessante. Afinal de contas, quanta água cabe no balde que o jogador está manuseando no vídeo abaixo?



Concluindo...
Nada que impeça a diversão


Por fim, é possível afirmar que nem mesmo as maiores produções da indústria dos video games escapam dos tão difamados "insetos". Sempre haverá jogadores capazes de contemplar cenas absurdas através da exploração do comportamento inadequado de certos objetos ou de outros aspectos.

Assim, os bugs podem atrapalhar a jogabilidade em alguns casos, mas são capazes de gerar o riso em boa parte das ocasiões. Se você conhece mais algum bug de jogos lançados em 2009, comente abaixo!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.