O TCG indica os 20 melhores títulos para PS2. Confira!

11 min de leitura
Imagem de: O TCG indica os 20 melhores títulos para PS2. Confira!
Talvez a melhor palavra para descrever PS2 seja vigor. Quer dizer, 138 milhões de unidades e quase uma década depois do seu lançamento original, o legado da pioneira entrada no mundo dos games da Sony continua firme, provando não apenas que é o console mais bem sucedido da história dos video games, como também é o mais durável — são aproximadamente 20 novos lançamentos em 2009, provando que nem a consolidação da Sétima Geração foi suficiente para abalar as sólidas bases do console.Um console clássico

Talvez a maior prova disso seja a recente incursão oficial do PS2 nas fronteiras brasileiras. Contando agora com produção em solo nacional, e também com uma biblioteca de mais de 1.900 jogos, tudo indica que o elixir da Sony continuará agindo ainda por algum tempo — até por que, cá entre nós, aventurar-se pela Sétima Geração ainda não é para qualquer bolso.

Não bastasse isso, tem-se ainda a promessa da Sony de desembarcar todos os melhores títulos do PS2 via PSN — às custas da retrocompatibilidade, é claro. Mas isso é outra história. Prova de que clássicos como Black e Silent Hill 2, assim como bons livros, não somem de uma hora para outra.

Bem, a julgar pelo fôlego atual do colosso da Sony, provavelmente seria uma boa ideia planejar algumas compras para o final de ano. Para tanto, o TecMundo Games resolveu reunir os 20 jogos mais expressivos já lançados para o PS2. Proposta difícil, é claro. Basta lembrar que estamos falando aqui de um console com pedradas como God of War, GTA, Ico, etc. E muitas dessas franquias ainda possuem diversos títulos, o que complica ainda mais as coisas.

Entretanto, é inegável que os títulos listados abaixo fizeram escola. Tiraram lágrimas e esmigalharam controles através do globo. Então, justiça seja feita. Abaixo, você confere os 20 melhores jogos do PS2 escolhidos pela redação do TecMundo Games. Boa leitura, e boas compras.

Talvez um dos jogos mais singulares e criativos do PS2. Com um clima de tragédia grega, o protagonista, Wander, parte em uma luta desesperada contra diversos gigantes (os Colossi, no plural em latim) a fim de ressuscitar uma garota sacrificada.


O estilo é impar, as paisagens de tirar o fôlego, e a composição de cada uma das gigantescas criaturas (seus únicos “inimigos” aqui) não é nada menos do que primorosa. Detalhe ainda para o mote da trama: “as aparências enganam”.

Trata-se do antecessor espiritual de Shadow of Colossus. Ico se utiliza das mesmas sutilezas e do mesmo estilo do famoso jogo da Sony. Aqui, você é um simplório e indefeso garoto, que subitamente se encontra preso em um castelo com labirintos de proporções enormes, cheio de perigos e passagens místicas.
ÍCOne dos games

O único apoio físico e espiritual é uma garota (Princesa Yorda) cega e misteriosa, cuja fragilidade esconde um poder único de conseguir mover as peças mágicas do misterioso castelo, assim lhe possibilitando progredir. Outro fator que mistifica o enredo do game é a língua falada pela princesa, que escapa da compreensão do personagem e do jogador.

Metal Gear é uma franquia que sempre sai do forno com uma boa dose de expectativa — e os jogos quase sempre fazem jus à espera, é claro. Trata-se de uma das franquias que mais alavancaram os consoles da Sony através dos anos. E Metal Gear Solid 3: Subsistence é um bom exemplo do caráter visionário do Sr. Hideo Kojima.
Snake, mesmo em apuros mantendo a calma

A trama aqui se passa na Russia, em 1964, época em que a Guerra Fria e uma possível guerra de proporções nucleares davam o tom. A história é centrada em Naked Snake, que deve resgatar um designer de armas e também sabotar uma arma de destruição em massa experimental. Com ótimos gráficos e história densa, o título garantiu 3,96 milhões de cópias através do Mundo.

Black é um jogo de tiro em primeira pessoa mais focado em ataques táticos do que em tiroteios descerebrados. Mas, um dos maiores diferenciais mesmo (lembre-se, estamos falando de 2006) são as perspectiva cinemática à la Hollywood. Contando com armas extremamente detalhadas e cenários destrutíveis, o jogo trazia uma nova proposta ao gênero — proposta muito bem recebida pela crítica e pelos jogadores, diga-se de passagem.
Você assume o papel Jack Kellar, um sargento de primeira classe da CIA que aparentemente não é muito bom em aceitar ordens. Um homem cuja identidade não é revelada leva Kellar, algemado, a uma sala de interrogatório, questionando-o sobre a operação terrorista chamada, Seventh Wave, a qual o sargento havia presenciado em uma missão há quatro anos. Kellar, então, narra sua história, que é sentida na pele pelo jogador.
Devil May Cry traz uma ótima fusão entre “beat ‘em up”, clima obscuro e um anti-herói pretensioso — afinal, trata-se um jogo da Capcom. De todos os DMC lançados para o PS2, talvez Devil May Cry 3: Dante's Awakening seja mesmo o título mais expressivo.
Quem vai encarar o caçador de demônios
A história de DMC3 se passa antes do primeiro jogo, numa época em que a agência Devil May Cry não tinha se formado e Dante não "acordara" para sua linhagem negra. Dante e os conflitos com o irmão-gêmeo, Virgílio são o foco principal deste game. A maior parte do roteiro acontece em Temen-ni-gru, uma construção que lembra muito a torre que ligava a Terra e o Inferno na poesia do italiano Dante Allighieri, A Divina Comédia.
God of War 2 é a seqüência de um dos títulos de ação em terceira pessoa mais conceituados já lançados para Playstation 2. O game, assim como seu antecessor, apresenta uma fórmula predestinada ao sucesso, que mistura combates brutais com puzzles e elementos de plataforma. Há também alguns conceitos de RPG incorporados no jogo, como a evolução de armas e magias através de pontos de experiência, coletados durante as batalhas.
Os combates, o foco maior do jogo, ficam em função dos ataques em cadeia e combos de Kratos, o protagonista, que agora recebe o título de deus da guerra. Desta vez ele tem ainda mais armas e ataques especiais para destruir seus inimigos; novas espadas, lanças e marretas foram incorporadas à lista de armas, e magias como o terremoto de Atlas e a fúria de Cronos poderão ser usadas ao longo do jogo.
Okami, sucesso no Japão Okami é uma boa dose de cultura japonesa condensada. Localizado em algum lugar da história clássica do Japão, o título combina lendas e criaturas míticas em belos ambientes criados em cel-shaded. Okami conta a história do deus sol da cultura xintoísta, Amaterasu, que aqui assume a forma de um lobo. Destaque para o “Pincel Celestial”, com o qual se pode desenhar símbolos na tela, a fim de resolver diversos puzzles.
O 5º gaPancadaria para todo lado nesse clássico dos games me da aclamada série Tekken volta às origens, primando por uma rapidez e agilidade muito maiores, um sistema de luta mais dinâmico e fluído, presença de personagens consagrados e uma das marcas registradas da franquia — que volta depois da ausência em Tekken 4 —, os cenários infinitos. O título para PS2 inclui versões dos games anteriores e as novidades ficam por conta da personalização dos lutadores, do Crush System e do modo "Devil Within" (similiar ao Tekken Force do Tekken 3 e 4).
Enquanto a prioridade absoluta da Kojima Productions — o terceiro Zone of the Enders (3rd Runner?) — não dá as caras, talvez seja uma boa revisitar Zone of the Enders: The 2nd Runner, continuação do lendário Zone of the Enders. Trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de desenhos japoneses, como robôs, cenas de anime, entre outros.
A luta contra BAHRAM pelo dominio dos planetas
O game segue a trajetória de Dingo Egret, um suposto minerador que encontra uma armadura de batalha em um local remoto em Callisto, uma lua do planeta Júpiter. Ao achá-la, ele se envolve em um conflito com seus antigos empregadores, a facção BAHRAM, que busca dominar os planetas através de poderio militar.
Sucesso inconteste de crítica e público (constantemente entre os jogos mais acessados do TecMundo Games), Resident Evil 4, embora tenha se desvinculado um pouco da fórmula original da franquia — sobretudo em relação à jogabilidade —, mantém-se fiel ao clima soturno e às tramas penumbrentas de RE.
Aqui, você controla os passos de Leon, o mesmo protagonista de Resident Evil 2, que agora é um renomado agente da CIA cuja missão envolve o resgate da filha do presidente dos Estados Unidos em um bizarro vilarejo espanhol. No entanto, ao chegar lá, ele se depara com criaturas nada amigáveis, os chamados Ganados, homens infectados por um vírus que os torna bastante semelhantes a zumbis, mas com capacidade de correr e usar armas, por exemplo.
Grand Theft Auto: San Andreas é o quinto jogo da série GTA, a primeira e mais aclamada franquia da Rockstar. Assim como seus antecessores, San Andreas permite a exploração completa do cenário e o roubo ostensivo de veículos.
Os manos de San Andreas prontos para detonar

Mas, espere, você agora também poderá comprar roupas novas e apostar em cavalos! Isso sem falar em graffiti, artes marciais e corte de barba e cabelo. É claro, se sobrar tempo, ainda pode ser uma boa ideia tentar escalar os estratos do crime organizado.
Final Fantasy X é o primeiro título para o PS2 da grandiosa série de jogos de RPG desenvolvidos pela Square Enix. A ideia é acompanhar as aventuras de Yuna e seus guardiões, enquanto eles enfrentam um mal imortal conhecido como “Sin”. Final Fantasy X é o primeiro a trazer voiceovers, ou seja no lugar dos balões de texto, todos os diálogos são dublados.
Um inesquecível clássico do PS2

Entre outras novidades estão o sistema de movimento facial da Squaresoft, o qual vai permitir que a face dos personagens demonstrem mais expressão em tempo-real. Há também objetivos paralelos, que incluem um tipo de esporte subaquático e uma arena de monstros, além de um sistema de batalha redesenhado, que mescla elementos clássicos de Final Fantasy com o novo sistema “Sphere Grid”.
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 é o terceiro jogo de uma das franquias mais prolíficas em consoles da Sony — sim, muda o nome no PS3, mas trata-se ainda do mesmo ótimo título. Contando com 20 arenas diferentes, o game expande ainda mais a fórmula de seu antecessor, aumentando significativamente o leque de possibilidades com novos movimentos e a maior lista de personagens já vista; ao todo mais de 150 lutadores da série podem ser escolhidos.
Naruto Shippuuden: Ultimate Ninja 4 é um jogo de luta exclusivo para PS2 baseado na segunda parte do universo de Naruto, na qual os personagens vivem a fase adolescente. Desenvolvido pela CyberConnect2, também responsável pelos jogos de série .hack e por alguns games envolvendo os ninjas de Konoha, o título conta com uma jogabilidade semelhante aos demais games, trazendo também algumas novidades e modificações.
Naruto mostra para que veio em Ultimate Ninja 4
Se uma fusão entre o icônico universo Disney e os RPGs tipicamente Square Enix faz o seu tipo, então eis uma boa pedida. Kingdom Hearts II é a seqüência do RPG Kingdom Hearts, lançado quatro anos antes.  O enredo conta fatos que se sucedem ao último título, narrando a história de Sora, agora um rapaz de 15 anos, Pato Donald e Pateta, que saem para enfrentar a misteriosa Organization XIII, além de procurar seus amigos desaparecidos.
Embora vários jogos da série Silent Hill tenham contribuído para marcar indelevelmente a marca do PS2 na história dos games, foi o segundo título, Silent Hill 2, que mais caiu nas graças do público e da crítica especializada. Com gráficos estonteantes (pelo menos para a época) e com um clima lúgubre à toda prova, o jogo segue os passos de James Sunderland, que desembarca em Silent Hill após receber uma carta misteriosa de sua mulher falecida.
Criaturas bizarras deixam sua marca em Silent Hill
Uma fórmula consagrada remodelada a tal ponto que chega a parecer algo novo. Isso foi (e ainda é) Guitar Hero. Inspirado no jogo de arcade da Konami, Guitar Freaks, o jogo faz uma interessante fusão entre dois universos. Utilizando uma mistura de controle e guitarra, o jogador executa comandos que vêm acompanhados de alguns dos maiores clássicos da história do rock (como Jimi Hendrix e Ozzy Osbourne); tudo isso com um visual que, sem dúvida, prende a atenção. Uma experiência nada regular, bastante divertida e muito viciante.
Ratchet & Clank: Up Your Arsenal é o terceiro título da série de plataforma e ação Ratchet & Clank .Nesse jogo, Clank é um astro da televisão famoso, que precisa voltar à ação de verdade para enfrentar Dr. Nefarius, um robô que pretende transformar todas as formas de vida em máquinas. No caminho, o jogador se junta a personagens novos e antigos, como o Capitão Qwark e seu macaco caolho, combatendo diferentes inimigos, entre todos os tipos de robôs e alienígenas.
Tudo bem. Lá se vão os bons anos de Winning Eleven 9. Mas o PS2 não deixou passar uma das melhores franquias de futebol que se tem conhecimento. Pro Evolution Soccer 2009 é mais um jogo da estrondosa série de games de futebol da Konami. O concorrente de FIFA 09 é caracterizado fortemente pela inovação na inteligência artificial em comparação com os outros títulos da franquia. Goleiros e zagueiros foram os principais alvos da Konami durante o desenvolvimento do game.
A briga pela bola está cada vez mais quente no PES2009
Talvez alguns dos seus melhores momentos em cima de um skate virtual tenham acontecido em THPS 2. Mas não se pode negar que, no PS2, a terceira versão da icônica série de jogos baseada no mito dos 900 graus, Tony Hawk, foi realmente a mais completa e também uma das mais marcantes até hoje.

O sistema do game é o mesmo de seus antecessores: você deve escolher um entre 13 grandes skatistas e andar por diversas pistas ao redor do mundo realizando objetivos em um tempo pré-determinado de dois minutos. Há também pistas específicas nas quais são realizados campeonatos.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.