Discretos, mas importantes. Conheça nossa lista de personagens coadjuvantes.

9 min de leitura
Imagem de: Discretos, mas importantes. Conheça nossa lista de personagens coadjuvantes.
Não há como negar que o universo do entretenimento eletrônico está repleto de personalidades famosas. Mario, Sonic, e os mais contemporâneos Kratos e Marcus Fenix são apenas algumas das dezenas de nomes que não saem de nossas cabeças. Muitos se tornaram figuras tão conhecidas que acabaram conquistando também outras mídias, como é o caso de Pikachu, da série Pokémon, por exemplo.

Atualmente, é praticamente impossível contar nos dedos seus personagens favoritos. Além disso, constantemente surgem novas figuras, que contribuem para esta gigantesca lista. Mas, muitos não seriam nada se não existissem outras figuras que também são muito importantes para o mundo dos games: os personagens coadjuvantes.

Bem, o que seria de Mario se Yoshi ou Luigi não estivessem lá para ajudar? Ou como Marcus Fenix iria se virar contra os Locusts sem a ajuda do persistente Dominic Santiago? Para homenagear figuras como estas, que nem sempre têm a atenção que merecem, o TecMundo Games resolveu criar um especial com algumas das figuras secundárias mais importantes do mundo dos games. Confira.
Coadjuvantes essenciais


Amigos de fé
Irmãos camaradas

Cid — Final FantasyCid aparece em todo o canto

Cid é realmente um personagem misterioso, e bem diferente dos coadjuvantes convencionais. O cara aparece em praticamente todos os jogos da série Final Fantasy, mas sempre de maneira diferente. No primeiro game, por exemplo, você só ouve falar de Cid, enquanto em Final Fantasy VII o coadjuvante se torna um herói jogável.

O mais interessante de tudo é que sua aparência também muda. O único elemento em comum entre os diversos personagens é o nome Cid, que muitas vezes aparece acompanhado por sobrenomes e complementos. Segundo rumores, o personagem é baseado na lenda de El Cid, um soldado que morre mas acaba retornando para o fim da guerra.

Roll e Zero— Mega Man

Inicialmente, Roll seria apenas a irmã do famigerado Mega Man. Criada pelo Doutor Thomas Light, a garota-robô de cabelos loiros foi projetada apenas para ações domésticas. Entretanto, nos games da série Marvel vs. Capcom a personagem deu as caras arrebentando tudo e a todos com seus golpes extremamente cômicos.

Depois de aparecer nos jogos de luta, Roll também daria as caras em Mega Man Powered Up, na qual usava uma vassoura como arma e apresentava o Roll Swing — uma espécie de ataque especial. Na série animada, a heroína também aparece como coadjuvante, contando com um braço-canhão especial capaz de gerar vários itens de utilidade doméstica.
Zero é um dos coadjuvantes da série MegaMan

Zero também tem uma história conturbada, mas muito mais obscura que a da irmã de Megaman. O personagem, criado pelo temido Dr. Willy, fora projetado para acabar de uma vez por todas com o herói azulado da série. Entretanto, após uma batalha intensa, Zero acabou migrando para o lado bondoso da força. Em alguns jogos, além de coadjuvante, também é possível jogar com este andróide.

Cortana — HaloCortana até parece real em Halo 3

Cortana possui, sem sombra de dúvidas, um papel importante na série Halo. Construída através do clone do cérebro de Dr. Catherine Elizabeth Halsey, criador do projeto SPARTAN, a personagem é na realidade um sistema de inteligência artificial projetado holograficamente. Durante o jogo, Cortana fornece informação tática e histórica à Master Chief, protagonista da série.

Além disso, a representação holográfica também é essencial para prevenir que as instalações Halo sejam ativadas — estruturas capazes de destruir toda a vida sentinela na galáxia. Em Halo 3, Cortana tem uma relação quase amorosa com Master Chief, se é que isso é possível.

Barney Calhoun – Half-Life

Talvez Barney seja o segurança mais famoso do mundo dos videogames. Sua primeira aparição foi em Half-Life, lançado em 1998, no qual dava as caras como um simples policial disposto a ajudar Gordon Freeman, protagonista controlado pelo jogador, a qualquer custo. O interessante é que, assim como Cid, Barney ressurgia das trevas para retomar sua missão. Sim, você encontra diversos “Barneys” ao longo de sua jornada.

Na expansão intitulada Blue Shift, o personagem ganhou um sobrenome, Calhoun, uma aparência melhorada e mais atenção — se tornando o protagonista. Nos jogos posteriores, Barney voltaria a aparecer. Como é o caso de Half-Life 2, em que o segurança volta a dar as caras, desta vez como líder da rebelião contra o império alienígena e sendo quase invencível. Boa evolução para um coadjuvante, não?
Barney em Half-Life 2

Sua Party — Mass Effect

Mass Effect é um dos melhores RPGs da atual geração, sem dúvidas. Entretanto, o jogo não seria tão interessante se não tivesse uma história repleta de reviravoltas, que abrange diversos personagens simultaneamente, e pelas suas decisões cruéis. Obviamente, no jogo, sua party — grupo de personagens — se torna essencial, e muitos jogadores até criam um vínculo afetivo com os membros da equipe.

Ashley Williams, Liara T'Soni, Kaidan Alenko, Garrus Vakarian, Urdnot Wrex e Tali'Zorah nar Rayya são os seis personagens coadjuvantes que compõem o game. Com personalidades distintas e marcantes, cada um dos seus companheiros conta com momentos épicos durante o jogo, o que acaba tornando ainda mais difícil as decisões que devem ser tomadas no jogo.
Diversos membros formam um party essencial para sua jornada

Deckard Cain — DiabloUm personagem conhecido por suas dicas

O “identificador de itens” da série Diablo pode ter uma aparência misteriosa, mas não esconde sua utilidade nos jogos da série. Deckard Cain, conhecido como o último dos Horadrim, dá as caras em todos os games da série Diablo. Seu passado é obscuro, entretanto, Cain é essencial para que os jogadores se deem bem em suas jornadas.

Diversas frases, como “Stay a while, and listen!” (Fique um pouco, e escute!), demarcam a personalidade de ancião de Cain, que sobreviveu ao tempo e deve retornar no mais novo jogo da franquia, Diablo III.

Cachorro — Fable II

Seu nome é você quem escolhe, mas a carisma do mascote é algo que todos compartilham. Jogadores do sucesso Fable II certamente sabem o quão importante é o seu fiel companheiro cachorro durante a jornada. Além de ser uma excelente companhia, o personagem coadjuvante também indica tesouros e ataca alguns inimigos.

O canino ainda diverte os jogadores acompanhando as expressões do protagonista, de forma adaptada à sua raça, obviamente, e com suas brincadeiras que só um cão pode providenciar. É como dizem por aí: o melhor amigo do homem seja em fábulas ou na vida real.

Murray — Monkey Island

O azarado Murray vive somente com seu crânio na série Monkey Island. Isso porque o famigerado protagonista Guybrush Threepwood simplesmente acabou com a diversão e o corpo esquelético do coadjuvante. Depois disso, Murray “sobrevive”, mas não para de reclamar.

Conforme a trama se desenrola, o ex-membro dos Piratas Zumbis acaba criando uma amizade, mesmo que estranha, com Threepwood. Obviamente, o humorado protagonista também faz de Murray, a caveira falante, mais uma de suas vítimas.
O azarado Murray

Diddy Kong — Donkey KongDiddy é o camarada de Donkey Kong

Ao lado do próprio Donkey Kong, Diddy é um dos personagens mais conhecidos da série de jogos da Nintendo. Sua primeira aparição foi em Donkey Kong Country, lançado em 1994 pra Super Nintendo. No game, o personagem assumia o papel de coadjuvante, embarcando em diversas aventuras ao lado do lendário DK.

Posteriormente, Diddy ganharia diversos jogos em que aparecia como personagem principal. Um deles é Diddy Kong Racing, game de corrida no qual diversos personagens da série DK também davam as caras.

Tails e companhia — Sonic

Quando Sonic chegou aos videogames, trouxe consigo uma série de personagens secundários. Talvez o mais marcante seja a raposa Tails, que surge no segundo jogo da série e pode ser controlado pelo jogador que tiver em mãos o controle dois. O persistente companheiro é, além de tudo, um engenheiro de peso, que construiu diversas aeronaves essenciais para o ouriço azul.

Mas, além de Tails, o universo de Sonic também contém diversos outros coadjuvantes. Knuckles, por exemplo, assume um papel de herói e anti-herói na franquia, mas não deixa de ser um dos companheiros do jovem velocista.
Knuckles é um dos favoritos

Yoshi — Mario

Frutas vermelhas são um de seus alimentos favoritos e carregar o encanador Mario nas costas é outro passatempo desta criatura. Trata-se de Yoshi, o linguarudo comedor de frutas e tartarugas que acompanha Mario desde Super Mario World, lançado para Super Nintendo em 1991.

Além de servir como transporte para o bigodudo, o dinossauro também é capaz de cuspir bolas de fogo e até mesmo voar. Fora isso, Yoshi também pilota karts e briga pra valer em Super Smash Bros. Sua frase mais popular? Yoshiiiii!

Otacon — Metal Gear SolidOtacon em Metal Gear Solid 4

O genial cientista e fã de animes Hal Emmerich, popularmente conhecido como Otacon, é o grande responsável pela criação do poderoso Metal Gear REX. Entretanto, após ser salvo por Solid Snake da espada do Cyber Ninja, Hal descobre, ao lado de Snake, que sua cria está sendo utilizada por terroristas para iniciar um ataque nuclear. Começa então uma parceria que duraria anos.

Constantemente, a inteligência de Otacon faz com que Snake esteja sempre informado do que está acontecendo e o que pode acontecer nos campos de batalha frequentados pelo espião. Em Metal Gear Solid 4, é possível perceber que ambos formam uma dupla inseparável, que é maltratada pelos eventos de uma nova ameaça.

Roman — Grand Theft Auto IV

Ah, o sonho americano. Roman, acredite se quiser, é um dos milhares de personagens que acredita estar vivendo o famoso sonho. Até aí, tudo bem. Entretanto, o problema começa quando este personagem de GTA IV convida seu primo para contemplar as belezas de sua vida perfeita.

Infelizmente, as coisas não são como Roman comentava. Ao lado do protagonista Niko Bellic, o primo acaba se metendo em diversas emboscadas e causando muitos problemas ao personagem principal do game. Fora Roman, diversos outros coadjuvantes, como Lil’ Jacob, Brucie e Packie, também aparecem no jogo.

Dominic Santiago — Gears of War

Se não fosse por Dominic Santiago, Marcus Fenix, protagonista da série Gears of War, estaria apodrecendo na cadeia. Dom, como é conhecido por seus companheiros, é um soldado fiel que faz de tudo para proteger o planeta Sera e sua família. No segundo jogo da franquia, Santiago recebe mais atenção e uma história comovente.

Além de salvar Fenix, Dominic fornece muito suporte ao seu companheiro, formando uma das duplas mais ferozes dos videogames. O vínculo afetivo acaba resultando em um trabalho em equipe exemplar, que é contemplado pelos Locusts com muito chumbo na cara.

Sheva — Resident Evil 5Sua companheira em RE5

A franquia Resident Evil sempre foi conhecida pelo seu clima constantemente assustador. Zumbis sedentos por carne estão por toda parte, e, normalmente, não existem muitos recursos para acabarem com a horda de inimigos, que aparecem em grande número e, algumas vezes, vítimas de mutações.

Contudo, em Resident Evil 4, a série sofreu alterações gritantes em sua fórmula. A ação se tornou um fator preponderante, e o terror quase foi deixado de lado. No game posterior, Resident Evil 5, a estrutura de seu antecessor foi mantida, mas com a adição de um elemento que seria destaque para a série: o modo cooperativo.

Ao lado de Chris Redfield, Sheva Alomar assumia, pela primeira vez na história da franquia, o papel de coadjuvante jogável. O resultado foi simplesmente espetacular. Jogadores do mundo todo tiveram a chance de jogar lado a lado com uma dupla de peso, arrancando cabeças de Majins e contemplando um trabalho em equipe de qualidade.

Bem, esta é a nossa lista com alguns dos personagens coadjuvantes mais marcantes dos games. Entretanto, se você lembra-se de algum outro não citado aqui, não deixe de opinar!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.