Das telonas para as telinhas: as temidas adaptações de filmes.

4 min de leitura
Imagem de: Das telonas para as telinhas: as temidas adaptações de filmes.
Não é de hoje que adaptações de filmes para video games tem uma má reputação. Depois de inúmeros títulos que não fizeram justiça à mídia de onde surgiram – em grande parte graças a prazos para lançamento em conjunto com os filmes – o público já ficou bastante cético em relação a qualquer game que se inspire na sétima arte.

No entanto, podemos achar, aqui e ali, jogos deste tipo que valem a pena. Certamente, são raros, mas a experiência é bastante interessante quando uma história é contada em duas formas diferentes de mídia. Por isso, decidimos dedicar este artigo a algumas destas adaptações que buscaram, através dos anos, trazer um pouco de interatividade a algumas franquias populares.

É possível notar, em grande parte devido à facilidade de adaptação do gênero, vários jogos de ação. A razão é o estilo dos filmes hollywoodianos que fazem sucesso entre gamers, que são os que seguem uma linha bastante parecida, cheios de adrenalina e agitação.

Se você quer descobrir alguns games que valem a pena, a lista a seguir é para você. Se você quer relembrar algumas das decepções, esta lista é para você. Ou seja, confira a lista abaixo para alguns dos destaques – para o bem ou para o mal – dos games que passaram da telona para a telinha!



The Godfather
Um padrinho sem igual
Um camarada suspeito... mas você também é

Não achamos que tenha sido preciso uma cabeça de cavalo na cama para convencer a Electronic Arts a publicar um game baseado na famosa trilogia do cinema. Com certeza foi uma oferta irrecusável. Brincadeiras à parte, o game conseguiu se estabelecer como um título sólido, gerando até mesmo uma sequência – embora esta não tenha sido tão bem-sucedida quanto o original.

Inspirando-se na sólida série GTA, o jogo possui um mundo de jogo aberto com algumas adições específicas relacionadas ao tema da franquia que resultaram em algo divertido. O foco é nas missões do protagonista, realizadas para a família Corleone, e a ascensão dentro da família



GoldenEye 007
Muito Bond
A infame sala de controle

Uma das mais bem-recebidas adaptações de todos os tempos, GoldenEye certamente marcou época no Nintendo 64 quando de seu lançamento. Seguindo a mesma trama do filme e reproduzindo os cenários de forma fiel, o game proporcionou inúmeras horas de diversão para os donos do console da Nintendo, especialmente através do inovador modo multiplayer.

Se no single player o uso de técnicas de furtividade era necessário – primárias para os padrões de hoje, mas avançadas na época – o multiplayer tinha uma premissa mais direta: aniquilar os oponentes. As diversas configurações possíveis e a grande variedade de personagens da franquia James Bond foram alguns dos pontos altos do título.



Mission Impossible
Não para Ethan Hunt
A versão para N64

Baseado no primeiro dos filmes da franquia “Missão Impossível” estrelados por Tom Cruise, além de alguns elementos adicionais, o jogo foi razoável. Embora não tenha tido o sucesso bombástico de GoldenEye, por exemplo, o título trazia algumas missões interessantes, que expandiam o conceito de furtividade utilizado em GoldenEye.

Ao contrário de inúmeros games – inclusive alguns atuais – atos simples em video games como andar por locais públicos com armas nas mãos despertavam a atenção dos passantes e podiam significar o fracasso da missão.



Lego Star Wars
A força está com esse game
Que a força esteja com você... em blocos!

Embora tome diversas licenças no que diz respeito à história, Lego Star Wars utilizou a mais recente trilogia Star Wars para criar uma franquia de games voltada ao público mais jovem. E o fez muito bem. Uma grande variedade de personagens – que são bastante cativantes em suas encarnações formadas por blocos – e diversos extras que podem ser conseguidos ao jogar os níveis novamente deram grande longevidade ao título.

Além disso, quebra-cabeças que são simples, mas desafiadores, fazem com que um grande número de gamers se divirta com o título. Menção especial deve ser dada ao modo cooperativo de jogo, que permite a outro jogador entrar e sair da partida a qualquer momento, reforçando o estilo casual do game.



X-Men Origins: Wolverine
Bestial, sem pensar muito
Se coloque no lugar do piloto...

O mais recente membro de nossa lista conseguiu capturar o espírito animal das origens de Wolverine de forma bastante apropriada – e até mesmo exagerada para alguns. Trazendo jogabilidade excelente e uma imensa quantidade de “voluntários-para-virar-cadáver”, o título realmente mostrou as garras na hora de complementar o filme.

O jogo possui algumas missões além do que se vê no filme e modifica partes da história, o que não diminui a diversão. A parte ruim – pois tudo tem um lado não tão bom – fica por conta da repetitividade, que acaba por incomodar um pouco após um tempo. No entanto, devido à curta duração do título, isso não dura muito.



Spider-Man 3
Escorregando dos prédios
Se enrolou na própria teia

A maior diversão é ignorar os objetivos do game e percorrer a cidade usando os poderes do herói. Isto já é o suficiente para definir o quão interessante um jogo é. Apesar de possuir boa variedade de elementos – tanto do filme quanto outros novos – isto não é suficiente para compensar as falhas e torná-lo um título digno do Homem-Aranha.

Um declínio considerável em relação aos antecessores na série de video games baseados nos filmes, Spider-Man 3 é um deslize em uma franquia que geralmente produz games razoavelmente bons, o que é uma pena.



Transformers: The Game
Precisava de algumas transformações
Ainda não terminei de pagar as prestações!

O jogo baseado no filme dos famosos robôs certamente enfiou o pé no freio do sucesso. Embora possua alguns bons elementos de jogabilidade, este game de ação em terceira pessoa deixou muito a desejar, em grande parte devido a sua inabilidade de definir se buscava atrair o público adulto ou o infantil.

Considerando que aqueles que viram a aclamada série animada dos anos 80 já estão com mais de vinte anos hoje em dia, o apelo deveria ser univeral, mas não foi isso o que aconteceu. Uma pena, tendo em vista o carisma inegável de carros que viram robôs super-poderosos.


Estes são apenas alguns dos games baseados nas franquias mais populares. Se você tem algum favorito que não entrou nesta lista, compartilhe conosco!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.