Call of Duty, a revolução do FPS.

5 min de leitura
Imagem de: Call of Duty, a revolução do FPS.
A série vencedora de inúmeros prêmios realmente mereceu a atenção do TecMundo Games. Pouco a pouco, os títulos da franquia Call of Duty inovaram em vários aspectos dentro do gênero FPS (games de tiro em perspectiva de primeira pessoa). O sucesso os jogos é indubitável e compensa o esforço dos desenvolvedores em facilitar a jogabilidade em prol de momentos espetaculares de diversão.



Introdução
O começo da revolução


Qual o tema principal da série Call of Duty?

Guerra. Pura e simplesmente guerra. A série sempre foi embasada em combates dinâmicos direcionados tanto para os iniciantes em FPS quanto para os experientes. Seja com foco na Segunda Guerra Mundial ou com base em tiroteios futuristas, a franquia trouxe a seguinte proposta: entreter os jogadores com realismo e praticidade através de uma jogabilidade única.
É, não é mole não...

A proposta inicial da série, é claro, era cativar os jogadores com histórias e batalhas interessantes da Segunda Guerra Mundial. Call of Duty 4: Modern Warfare foi o primeiro título da franquia a sair dessa abordagem bastante comum nos games FPS.

Quando nasceu a franquia?

O primeiro Call of Duty despontou no dia 29 de outubro de 2003 exclusivamente para os computadores e causou um estrago razoável. Aproveitando um tema bastante explorado por outros FPS (Segunda Guerra Mundial), os desenvolvedores capricharam ao criar uma campanha extremamente envolvente.

Só que, paralelamente, um modo multiplayer muito bom foi criado para quem gosta de travar combates alucinantes com outros jogadores. Tudo, é claro, envolto em um realismo nunca visto antes. E, desde então, o sucesso da série foi se estabelecendo até chegar aos games excelentes da atualidade.


Quem são os principais responsáveis pelo surgimento de CoD?

Bem, quem realmente começou o estrago foi a distribuidora Activision. Alguns games Call of Duty (como o primeiro) foram desenvolvidos pela Infinity Ward, mas outras empresas auxiliaram na continuação da série: Aspyr Media, Gray Matter Interactive, Spark Unlimited, Treyarch, Pi Studios, Amaze Entertainment, n-Space e Rebellion são os principais exemplos.



Grandiosidade é pouco
Saiba mais sobre os games desta franquia de sucesso
O primeiro de muitos

Call of Duty


Desenvolvedora: Infinity Ward
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 29 de outubro de 2003
Plataformas: PC

Destaques: Segunda Guerra Mundial, três campanhas divertidas (Estado Unidos, Grã-Bretanha e Rússia), modo multiplayer satisfatório e recursos técnicos de ponta.
A expansão do primeiro CoD



Call of Duty: United Offensive

Desenvolvedora: Gray Matter Interactive
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 14 de setembro de 2004
Plataformas: PC

Destaques: expansão de Call of Duty, o game conta com mudanças significativas na campanha embasada na Segunda Guerra Mundial e nos modos multiplayer (três novos modos: Domination, Capture the Flag e Tank).
A melhor hora do dia é a hora de se jogar CoD
Call of Duty: Finest Hour


Desenvolvedora: Spark Unlimited
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 16 de novembro de 2004
Plataformas: PlayStation 2, GameCube e Xbox

Destaques: Segunda Guerra Mundial, multiplayer de peso no PS2 e no Xbox e vários "easter eggs" (itens secretos) durante o game.Um dos melhores da série


Call of Duty 2


Desenvolvedora: Infinity Ward
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 25 de outubro de 2005 (PC) e 15 de novembro de 2005 (Xbox 360)
Plataformas: PC e Xbox 360

Destaques: Segunda Guerra Mundial, muitas inovações na jogabilidade, recursos técnicos ainda melhores e um dos melhores modos multiplayer de FPS para PC.O Grande Vermelho Um


Call of Duty 2: Big Red One


Desenvolvedoras: Gray Matter Interactive, Treyarch e Pi Studios
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 1º de novembro de 2005
Plataformas: PlayStation 2, GameCube e Xbox

Destaques: Segunda Guerra Mundial, campanha interessante, edição de colecionador completa e multiplayer parecido com o de United Offensive.A terceira grande aparição da série


Call of Duty 3


Desenvolvedoras: Treyarch e Pi Studios
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: novembro de 2006 (todos os consoles)
Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii e Xbox

Destaques: Segunda Guerra Mundial, suporte a conquistas (Xbox 360), jogabilidade satisfatória (mesmo em consoles), ótimo aproveitamento dos recursos técnicos e bons modos multiplayer.Estradas para a vitória



Call of Duty: Roads to Victory

Desenvolvedora: Amaze Entertainment
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 14 de março de 2007
Plataformas: PlayStation Portable (PSP)

Destaques: Segunda Guerra Mundial, três campanhas diferenciadas e, no geral, uma boa opção para os fãs de CoD que possuem um PSP.Armas inovadoras e muita, mas muita ação



Call of Duty 4: Modern Warfare


Desenvolvedora: Infinity Ward
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 5 de novembro de 2007
Plataformas: Nintendo DS, PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Destaques: temática futurista, armas espetaculares, uma das melhores campanhas de todos os tempos e um modo multiplayer aclamado por críticos e jogadores de todo o planeta. No DS, a diversão também é intensa.Um ótimo pacote para os usuários do PS2


Call of Duty: Trilogy

Desenvolvedoras: Gray Matter Interactive, Treyarch e Pi Studios
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2008
Plataformas: PlayStation 2

Destaques: pacote exclusivo para o PS2 contendo os games Call of Duty: Finest Hour, Call of Duty 2: Big Red One e Call of Duty 3.O mundo está em guerra


Call of Duty: World at War


Desenvolvedora: Treyarch, n-Space e Rebellion
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 11 de novembro de 2008
Plataformas: PlayStation 2 (Final Fronts), Nintendo Wii, Nintendo DS, PlayStation 3, Xbox 360 e PC

Destaques: Segunda Guerra Mundial, visuais e sons simplesmente espetaculares, várias plataformas-alvo (somente o PSP não recebeu o game, embora a versão do PS2 seja bem fraca), lança-chamas, campanha interessante e um ótimo modo multiplayer.
Será que vai ser bom?


Modern Warfare 2


Desenvolvedora: Infinity Ward
Distribuidora: Activision
Data de lançamento: 10 de novembro de 2009
Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Destaques: embora o game ainda não tenha aparecido, sabe-se que embates futuristas serão travados de forma avassaladora (tanto que a Activision abandonou o prefixo Call of Duty, nesse caso).



No geral, uma série de sucesso
Inovações fortes marcam a evolução de CoD


Call of Duty é sinônimo de prêmios, explosão de vendas e muita diversão. A Activision foi simplesmente brilhante ao cuidar para que a evolução fosse sempre constante e diversificada. Um dos principais exemplos disso é o próprio Call of Duty 4: Modern Warfare, que causou um forte impacto no mundo dos videogames mesmo temas clássicos baseados na Segunda Guerra Mundial.

Além disso, a própria jogabilidade sofreu mudanças drásticas ao longo do tempo. A variedade de plataformas-alvo também gerou ainda mais lucros para a Activision, que foi capaz de distribuir vários games com peculiaridades curiosas. Hoje em dia, muitas empresas se baseiam na franquia CoD para a criação de novos FPS.


Os modos multiplayer formam um dos pilares da série pela praticidade das ações dentro da jogabilidade. Dinâmica e intensa, a mecânica de jogo enaltece a diversão para todos aqueles que procuram combates emocionantes com outros gamers. Isso colaborou até mesmo com o estímulo à compra de títulos originais, pois há poucas pessoas que participam de partidas multiplayer não-oficiais através de chaves piratas.

A mistura entre uma campanha muito atraente e modos multiplayer sólidos fez com que a série assumisse uma postura única em comparação com outros jogos do gênero. Geralmente, os FPS tendem a focar apenas uma característica de peso (campanha OU multiplayer), mas CoD conseguiu estabilizar esses dois pilares, construídos espetacularmente no primeiro Call of Duty e fortemente fixos até World at War.



Afinal, qual o melhor?
A decisão, como sempre, é dos jogadores


Praticamente todos os games da franquia foram aclamados pelo público. Esta é uma série de sucesso inigualável dentro do gênero FPS e realmente revolucionou essa área. Mas qual o melhor dos títulos? O TecMundo Games escolheu os cinco jogos mais importantes da série para a simples pergunta: qual é o melhor?


E será que Modern Warfare 2 irá gerar a mesma balbúrdia ocasionada pelos demais games? Em breve saberemos. Por enquanto, comente abaixo e discuta as expectativas em torno desse game que poderá conter cenários de Cuba, África e até mesmo do Rio de Janeiro, segundo os rumores.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.