Jogos são capazes de fazer você chorar?

5 min de leitura
Imagem de: Jogos são capazes de fazer você chorar?
A palavra arte vem do latim “Ars”, significando técnica ou habilidade. Geralmente, é entendida como uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, ideias ou qualquer tipo de emoção. O objetivo é simples: estimular estas instâncias em seus espectadores.

Atualmente, a arte está presente por toda a parte. Cinema, pinturas, música, teatro, fotografia e diversas outras formas fornecem entretenimento e muita emoção a civilizações do mundo inteiro. Há quem diga que algo só pode ser considerado arte quando desperta alguma emoção no ser humano.

Mas, e os videogames? Podemos considerá-los como uma forma de arte? Realmente, uma questão complicada. Vamos ser mais diretos: você já se emocionou jogando algum game? Se sim, provavelmente já considera o entretenimento eletrônico como arte. Segundo críticos, a arte é subjetiva, ou seja, tudo pode ser chamado de arte, desde que alguém a considere assim.

Pensando nisso, o TecMundo Games resolveu criar um especial emocionante. Nós reunimos boa parte dos jogos que podem ser a prova de que os videogames realmente são uma forma de arte. Prepare-se.

AVISO: Este artigo contém spoilers (revelações sobre o enredo) de alguns jogos.



A arte de emocionar
Os momentos mais deprimentes dos games

Gears of War 2

Gears of War 2 certamente é um dos melhores jogos do Xbox 360. A ação simplesmente toma conta do game, mas, nem por isso, o título deixa de ser emocionante. Bem, não há como negar que a história é repleta de clichês. Entretanto, a trama paralela, que envolve Dominic em busca de sua esposa, é realmente emocionante. Sem dúvidas, a Epic conseguiu criar um belo contraste entre ambas as histórias.

Entretanto, há um momento em específico durante o game que é capaz de arrancar lágrimas dos jogadores. Após uma incansável busca por sua amada, Dom finalmente a encontra. Mas a situação não é nada agradável. Dom, iludido pela esperança, vê Maria com uma aparência diferente da realidade, na qual sua esposa ainda encontra-se saudável. Confira o vídeo abaixo e segure suas lágrimas.


Silent Hill

O terror psicológico do game contribui para a criação de uma das tramas mais interessantes do universo dos videogames. A série chegou a ser adaptada para o cinema, em um filme com notas medianas na crítica, mas adorado pelos jogadores. Mas, um fato é inegável: Silent Hill possui uma história tocante.

Se você já desfrutou de qualquer um dos jogos da série, sabe que a franquia realmente é capaz de mexer com o jogador. Além dos sustos, há uma trama envolvente, que conta com diversas torções no plot (elemento que causa o conflito). Fora isso, também temos diversos momentos emocionantes, como o encontro trágico de Heather com seu pai, e o final “In Water”, que é extremamente depressivo.



The Darkness

Em um mundo onde a criminalidade é predominante, a morte convive ao seu lado, ou dentro de você, como no caso de The Darkness. Jackie Estacado é um protagonista fora do comum, que convive com um dos seres mais mortais já vistos pela humanidade: The Darkness. Mas, assim como qualquer ser humano, Estacado também tem sua vida “normal”.

Em sua conturbada existência, também temos outra personagem de importância. Jenny, a namorada de Estacado, companheira do mafioso desde a sua infância, acaba sendo uma das vítimas dos terríveis inimigos do protagonista. Jenny é assassinada brutalmente, e Jackie presencia tudo sem poder fazer absolutamente nada.


Fable IIPobre companheiro...

A obra-prima de Peter Molyneux certamente está encharcada de humor. A história do jogo também não é das melhores, mas, certamente, existem alguns momentos que podem retirar lágrimas dos jogadores. Durante a trama, vários personagens são sacrificados, mas há um companheiro do qual você realmente sentirá falta.

Seu cachorro o acompanha desde o início do game, quando você ainda é apenas uma criança. Em sua jornada, o companheiro se demonstra muito útil, encontrando tesouros, ajudando a acabar com seus inimigos e, obviamente, sendo um fiel camarada. Mas, em um dos finais do game, seu cachorro é sacrificado. Depois disso, jogar Fable II não é a mesma coisa. Vazio, simplesmente vazio.

Half-Life 2: Episode Two

O primeiro Half-Life já era conceituado pela sua intensa jogabilidade. Mas, com a chegada de Half-Life 2, a franquia também se tornou conhecida pela sua história cativante. Além do protagonista Gordan Freeman, diversos outros personagens também foram importantíssimos para a trama do game — todos muito bem interpretados. Sendo assim, as mortes se tornam ainda mais trágicas.

O final de HL2: Episode Two é abrupto e inesperado. Depois de toda a ação final, tudo parece estar seguro. Entretanto, Eli Vance, o pai de Alyx Vance — e um dos personagens mais importantes do game — acaba sendo atacado por um Combine Advisor e ferido mortalmente. Você não pode fazer nada, só assistir a cena enquanto Alyx chora sob o corpo de seu pai.


Shadow of the Colossus

Depois do sucesso "cult" chamado ICO, a empresa responsável pelo game lança mais uma obra-prima: Shadow of the Colossus. Apesar dos combates épicos, o título também possui um plano de fundo extremamente envolvente. Mesmo enfrentando seres colossais, Wanda, protagonista do game, não se sente muito ameaçado. A real preocupação do personagem é ressuscitar sua grande amada.

Você também conta com um fiel companheiro, seu cavalo Agro, que o acompanha desde o início do game e tem um papel imprescindível. Entretanto, nos momentos finais do game, ocorre uma separação inesperada entre ambos: uma aparente morte de Agro. Como se não bastasse, sua morte é inevitável.
Tristeza colossal

Metal Gear Solid

Metal Gear Solid é a série mais cinematográfica de todos os tempos no universo dos videogames. A franquia conta com uma das tramas mais fantásticas e bem elaboradas de todos os tempos. É realmente difícil citar apenas uma das cenas de alguns dos games. A nossa indicação é a seguinte: jogue TODOS os games relacionados a Metal Gear que puder.

Para ilustrar, selecionamos a cena da sala de microondas de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. O interessante deste momento é a mistura entre jogo e CG. Durante a cena, a tela é dividida e você presencia alguns dos momentos mais tristes do game enquanto tenta escapar de uma perigosa sala com Old Snake praticamente morto. Há um incrível contraste entre a CG cinematográfica e a parte jogável.



Final Fantasy VII

Final Fantasy é uma franquia de sucesso. Desde seu lançamento, no saudoso Nintendo 8-bits, este nome vem conquistando diversos jogadores do mundo todo. A história do game também é de cair o queixo. Os games tridimensionais presentearam os jogadores com cenas completamente fantásticas, que se tornaram históricas para o mundo dos games.

A crítica especializada, e também boa parte dos jogadores, acredita que a morte de Aerith Gainsborough, mais conhecida como Aeris, em Final Fantasy VII é um dos momentos mais marcantes da história dos videogames. A inesperada chegada de Sephirot acaba com todas as esperanças de um final feliz para o protagonista Cloud. Realmente chocante.


Esta é a nossa lista. Sem dúvidas, existem diversos outros jogos por aí com cenas ou histórias que arrancam lágrimas dos jogadores. Se você se lembra de algum, não se esqueça de comentar.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.