Um tributo aos itens que vivem até hoje na memória dos fãs de videogame

6 min de leitura
Imagem de: Um tributo aos itens que vivem até hoje na memória dos fãs de videogame
Ah, os itens, o que seria de um gamer sem os itens? Muitos acreditam que armas são o mais importante num jogo, mas isso não é verdade. A verdade é que sem os itens, de nada nos serviria atirar feito loucos por aí!

Muitos jogos que nem mesmo possuem armas contam com itens para auxiliar o jogador, o que prova como os itens são mais essenciais que as armas. É por isso que a equipe do TecMundo Games decidiu fazer este tributo aos itens mais marcantes da história dos videogames.

Da “galinha de borracha com uma roldana no meio”, em The Secret of Monkey Island, até o Weighted Companion Cube, de Portal, passando pelas asas de Ícaro, em God of War 2 e pelas caixas de papelão que Snake usa para se esconder na série Metal Gear Solid, Todos os itens mais marcantes que pudemos lembrar estão nesta lista!

Faça um bom proveito, e esperamos que você recorde os bons momentos frente aos videogames!


Ferramentas de ouro
Harvest Moon

Esta é para os fãs de jogos antigos. A versão original da série Harvest Moon possuía diversas ferramentas: martelo, machado, regador, enxada e foice. Cada uma tinha sua determinada serventia nas tarefas do rancho, e, conforme o jogador avançava na história, ganhava novas ferramentas.

Mas o que mais chamava atenção eram as ferramentas douradas. Elas forneciam ao personagem poderes um tanto bizarros, como cavar em linha reta por todos os quadradinhos livres, cortar ou regar todos os quadrados ao seu redor e muito mais.


Asas de Ícaro
God of War II

Sem elas, o que seria de Kratos? As asas que o deus da guerra ganha em God of War II garantem que ele alcance lugares muito altos ou afastados, que um pulo duplo não permitiria.

Para quem não sabe, Ícaro sonhava em voar como os anjos, e por isso criou asas fictícias e as prendeu ao seu corpo com cera. Feito isso, Ícaro lançou-se de um precipício e planou durante algum tempo sobre o mar Egeu, mas aproximou-se tanto do Sol que o calor derreteu a cera, descolando as asas de seu corpo e fazendo-o despencar sobre o mar.

Os itens dentro de barris
Final Fight e Streets of Rage

Talvez um dos mais hilários itens desta lista, perdendo é claro para a galinha com roldana, a cabeça falante (leia mais abaixo) e alguns outros, os jogadores mais velhos, que viveram na época do Mega Drive e do SNES recordarão de jogos como Streets of Rage e Final Fight.

Neles, quando o jogador destruía barris, caixas e outros objetos do cenário, encontrava, magicamente, um frango assado inteiro, uma fatia de bolo (coberto com glacê, vale lembrar), fatias de pizza, bastões de baseball, pés-de-cabra e muito mais.

Faz o maior sentido não é?


O skate do Fasmoglio
Skate 2

Se você está se perguntando quem é Fasmoglio, este é o nome do personagem que a equipe TecMundo Games criou quando fez a análise de Skate 2. Bonito né? Pois é, a criatividade realmente assola nossa equipe!

É claro que o skate do Fasmoglio não poderia ficar de fora dessa lista: o que seria de um jogo de skate sem um skate?


Caixa de Papelão/Barril
Metal Gear Solid

Com certeza todos vocês já usaram uma caixa de papelão para se esconder de um inimigo em meio a uma missão ultra-secreta para salvar a humanidade pela, digamos, milésima vez na sua vida! Não?
Bem, para Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid, caixas de papelão são um esconderijo bastante portátil e prático. No último jogo da franquia, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, o item evoluiu e se transformou num barril de latão. Ainda mais bizarro!


Ocarina
The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Uma ocarina cujas canções podiam influenciar sobre o clima e o tempo em geral não poderia ficar de fora desta lista. Os fãs da série The Legend of Zelda sabem da importância deste item na história dos videogames.

Ele marcou o enredo de Ocarina of Time, talvez o melhor jogo da série até hoje. O instrumento possuía 12 músicas que o jogador poderia tocar, sendo que cada uma delas causava um efeito diferente sobre o clima ou tempo: transformar dia em noite, fazer chover e transportar o personagem pelo tempo e espaço são alguns destes dons.


Casca de banana
Mario Kart

Há quem diga que nenhum jogo de corrida será capaz de superar Mario Kart, e sem dúvida grande parte do sucesso deste jogo é devido aos itens bizarros que o jogador podia utilizar contra seus adversários durante as corridas.

De todos, o que chamava mais atenção e acabou por marcar o jogo era a casca de banana, fazia qualquer um que passasse por ela perder o controle do veículo e girar diversas vezes antes de retomar a direção.


Facemaker
Mission: Impossible

Quem precisa de uma caixa de papelão como a de Snake quando se tem o Facemaker? Usado por Ethan Hunt no jogo Mission: Impossible, baseado no filme de mesmo nome, o aparelho fazia uma leitura do rosto de qualquer vítima, e então transformava a fisionomia, a voz e até as roupas de Ethan nas da vítima.

De um instante para o outro, você poderia se transformar num coronel e dar uma ordem estratégica afim de manipular todo o exército adversário a seu favor. Mas era preciso cuidado: a transformação não durava muito tempo.


Nanosuit
Crysis

Superforça, supervelocidade, invisibilidade e uma armadura intransponível. Tudo em um só item que, por sinal, o personagem possuía desde o começo do jogo. O traje nanotecnológico de Crysis é, provavelmente, um dos itens  mais amplos da história dos videogames.


Cabeça falante
The Secret of Monkey Island

As aventuras de Guybrush Threepwood talvez sejam as mais marcantes entre os jogos de aventura point’n’click de sua época, contando com quatro jogos enquanto a maioria deles nem sequer rendia seqüência.
Bonita essa cabeça né?
Esta cabeça falante, no entanto, aparece logo no primeiro jogo da série, e se comunica com Guybrush, mostrando a ele o caminho para um determinado local. Uma cabeça falante cheia de olhos à sua volta não poderia ficar de fora desta lista.


Weighted Companion Cube
Portal

Se existe um item pode ser considerado um bom parceiro, com certeza é o Weighted Companion Cube, de Portal. Representando uma parte muito importante do jogo, o item ganhou o carinho dos gamers, que fizeram até mesmo um tributo a ele:
Realmente não poderia haver um item mais carismático, mesmo sendo um cubo futurista com um coração no meio, que não fala nem demonstra emoções, o Weighted Companion Cube é um sucesso em Portal.


Seringa de plasmoids
BioShock

Injete uma dose em sua veia e nunca mais use fósforos ou isqueiros: para que utilizar mecanismos externos para produzir fogo se você pode produzi-lo em seu próprio corpo? Realmente não faz o menor sentido.

As seringas de plasmoids presentes em BioShock garantem que seu usuário não só seja capaz de dominar a arte da produção de fogo como também o congelamento, a eletricidade, a telecinese e muitos outros.


LongShot
The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Mais uma vez, Ocarina of Time aparece na nossa lista, mas desta vez, o item que trazemos é um dos mais úteis já vistos nos videogames: o LongShot. Ele é uma espécie de gancho que Link podia atirar a longas distâncias.

Uma vez preso a uma parede ou qualquer outro lugar, o gancho retraía sua corrente, puxando o personagem até o local para o qual havia sido arremessado. Isso garantiu que Link chegasse a muitos lugares distantes durante a aventura.


Galinha de borracha com uma roldana no meio
The Secret of Monkey Island

Logo no começo da primeira aventura da série Monkey Island, Guybrush descobre uma galinha de borracha com uma rondana no meio. “Bem, isso deve ser útil para alguma coisa”, pensa o então candidato a pirata, e a guarda em seu inventório.

Mais para a frente, o jogador descobre a utilidade desta galinha: você já pensou em fazer tiroleza agarrado às pernas e ao pescoço de uma galinha de borracha? Sem dúvida isso ficou marcado na memória de todos que jogaram The Secret of Monkey Island.


Coelhinhos de corda
Full Throttle

Para quem não teve a chance de conhecer o clássico da LucasArts, Full Throttle conta a história de um motoqueiro injustamente acusado de assassinato que decide provar sua inocência e, para isso precisa escapar da polícia, além de despistar os verdadeiros assassinos, que estão em sua cola.

Uma caixa inteira de coelhinhos de dar corda rosinhas, peludinhos e bonitinhos possui um propósito muito maior do que divertir crianças em Full Throttle. Por assim dizer, os coelhinhos servem no jogo como um “detector de minas terrestres”.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.