O Baixaki Jogos assiste aos melhores "fan films" inspirados em jogos

4 min de leitura
Imagem de: O Baixaki Jogos assiste aos melhores "fan films" inspirados em jogos

A popularização da internet e das câmeras digitais promoveram uma avalanche de lançamentos “cinematográficos” amadores em sites especializados em conteúdos de vídeo — à la YouTube. Pessoas do mundo inteiro compartilham suas pretensões hollywoodianas em vídeos granulados ou de alta definição.

Dentro deste fenômeno, um grupo se destaca entre os demais pelo amor aos video games. Fãs de jogos criam novas histórias para seus personagens favoritos, ou adaptam as originais, em filmes que fazem inveja a muitas produções de orçamentos milionários.

Alguns são jogadores que cansaram de esperar por adaptações para os cinemas de seus jogos prediletos, outros são cineastas amadores que resolveram vingar injúrias perpetradas por diretores de quinta categoria (não vamos citar nomes, mas o filme de Alone in the Dark vem à mente).

Independente das origens ou dos motivos de seus realizadores, os fan films vieram para ficar. Todavia a quantidade de produções é inversamente proporcional à qualidade. Mesmo assim, alguns curtas, ou até mesmo séries de filmes, se destacam pela qualidade, humor e fidelidade ao material original.

Pac-ManApostando no clima de paródia Scott Gairdner, um comediante estadunidense, resolveu trazer para as telas a aventura do “maior herói que já viveu” — como ele mesmo descreve o personagem amarelado que papou milhares de fichas na década de 1980.

A produção é uma critica direta a visão idiotizada que Hollywood tem quando o assunto é adaptações de jogos para o cinema. Clichês cinematográficos povoam o vídeo, do policial supérfluo a erotização da pobre Ms Pac-Man, sem contar a introdução de uma sempre necessária arma de raios.

Mario Kart: The Movie

Fechando a sessão comédia temos o bem humorado Mario Kart: The Movie. A película mostra um Mario aposentado que deve retornar as pistas de kart para vingar a morte de seu querido irmão, Luigi — destruído após uma colisão com Wario.

Zelda: The Hero of Time

Uma das mais audaciosas produções amadoras da internet, o filme “não oficial” de Zelda foi lançado em 2009 depois de quatro anos de filmagens e edição. O filme foi um sucesso instantâneo e logo chamou a atenção da Nintendo, que não gostou nem um pouco da ideia.

A empresa entrou na justiça e forçou a BMB Finishes — produtora do filme — a remover todo o material da internet. Infelizmente tudo o que restou foi o trailer promocional do filme.

Street Fighter: Legacy

Esse aqui já deu as caras no TecMundo Games. Depois dos fiascos estrelados por Jean-Claude Van Damme e Kristin Kreun — Street Fighter: A Batalha Final (1994) e Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2009) — o produtor/diretor Joey Ansah resolveu tomar as rédeas da franquia Street Fighter e o resultado foi tão bom que ele já negocia com a Capcom para produzir novas adaptações.

Ansah e Jacqueline Quella (que também assina a produção do filme) especulam a possibilidade de trazer a série para a Xbox LIVE Video Marketplace, local que receberia confortavelmente uma série de filmes de curta duração.

Left 4 Dead

Na verdade é apenas o trailer — haja vista que o filme ainda não está pronto —, porém o diretor Shawn Rust mostra que a sua versão cinematográfica de Left 4 Dead tem o mesmo clima assustador do jogo em uma história original.

DESERT STORY (Fallout Movie)

O diretor Tim Pape está trabalhando em uma série de filmes inspirados no universo pós-apocalíptico de Fallout 3. O primeiro episódio da franquia “cinematográfica” Nuclear Coleslaw (algo como Salada de Repolho Nuclear) — Desert Story — já está no ar. Junho e julho trazem a segunda e terceira parte desta incrível jornada pelos cenários devastados da série Fallout.

Half-Life: Escape From City-17

Um orçamento de apenas 500 dólares foi o suficiente para que David e Ian Purchase criassem um filme inspirado no excelente Half-Life. A produção é tão boa que impressionou até mesmo os criadores do jogo, que convidaram a dupla para conhecer a equipe de desenvolvimento do título que inspirou o filme.

Krym

S.T.A.L.K.E.R: Shadow of Chernobyl é um jogo emblemático. O cenário desolado de Chernobyl serve de pano de fundo para uma história sinistra e muita ação.

Apesar do jogo nunca ter alcançado a mesma fama de outros títulos do gênero, a franquia S.T.A.L.K.E.R conseguiu arrebanhar um fiel setor de fãs, que prestam homenagens em uma série de filmes caseiros.

Um dos melhores da lista é Krym, um curta inspirado em S.T.A.L.K.E.R, realizado por um grupo de estudantes de cinema da Alemanha.

Modern Warfare: Frozen Crossing

Outro favorito dos jogadores é Modern Warfare: Frozen Crossing. O filme dirigido por Niko Pueringer e Sam Gorski custou apenas US$ 210 e é um verdadeiro tributo a Modern Warfare, pois recria com perfeição um dos níveis mais desafiadores do jogo.

Metal Gear Solid: Philanthropy

Inspirado na aclamada série de jogos Metal Gear Solid, Philanthropy foi lançado em setembro de 2009 e levou três anos para ser concluído. A Hive Division, grupo responsável pelo roteiro e produção da película admitiu que pretendia lançar mais duas continuações porém as “limitações” financeiras da equipe acabaram prejudicando o projeto.

Menção honrosa: What's in the Box?O filme foi realizado na Holanda e contou com a extensa equipe de produção de apenas um homem. Apesar de não trazer nenhuma informação concreta o vídeo What’s in the Box? conta com elementos muito similares ao do clássico Half-Life — ao ponto de muitos jogadores acreditarem que se tratava de um trailer para o tão aguardado Half-Life 3.

Agora é a sua vez, pegue a câmera do seu pai, o celular da namorada ou até mesmo a PSEye ou a XBL Vision e crie um filme inspirado no seu jogo favorito. Não se esqueça de postar o vídeo na internet e deixar o link nos comentários para que todos possam ver a sua obra prima.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.