Descubra as melhores opções da Xbox LIVE, PSN e WiiWare.

8 min de leitura
Imagem de: Descubra as melhores opções da Xbox LIVE, PSN e WiiWare.

Quem joga no computador já está acostumado ver títulos disponibilizados digitalmente. São jogos inteiros que podem ser baixados (legalmente) pela internet. Apesar de disponível em todos os consoles a prática ainda não é muito difundida entre os usuários brasileiros (que ainda penam com conexões de internet de baixa qualidade).

No entanto, as coisas estão mudando e cada vez mais jogadores buscam por jogos através das redes online dos seus video games (WiiWare, PlayStation Network e Xbox LIVE). Cada uma delas oferece uma rica seleção de títulos (alguns exclusivos), além de grandes clássicos que retornam com visual revigorado e novas funcionalidades.

São tantos jogos que é fácil perder-se no meio dos lançamentos e ainda mais difícil encontrar um jogo que realmente valha o seu preço e tempo de download. Para ajudar os jogadores o TecMundo Games preparou uma breve seleção com o melhor da Xbox LIVE, PSN e WiiWare. Para tanto escolhemos os cinco melhores de cada rede (com algumas menções honrosas) e consideramos somente jogos feitos para as redes digitais (não incluindo os clássicos do Virtual Console, PSOne e Xbox Originals).

WiiWare

As ferramentas da Nintendo

World of GooWorld of Goo

Este jogo independente (desenvolvido pela 2dBoy) prende o jogador com a sua simplicidade e bom humor. Você comanda pequenas bolas de gosma (goo) através do cenário, apostando na perspicácia dos jogadores e na “maleabilidade” das goo-balls para superar os desafios presentes no caminho.


Bit.Trip VoidBit.Trip Void

Mova um pixel preto pela tela, coletando outros pontinhos pretos e evitando a todo custo os pontos brancos. O conceito simples é a base para a diversão desse jogo que conta com um visual estilizado, com sons a jogabilidade peculiar, porém repleto de efeitos interessantes.


LostWindsLostWinds

Um dos primeiros jogos do canal WiiWare é também um dos melhores. A história de Toku, que faz amizade com o espírito dos ventos, Enril, é apenas o pano de fundo para um título envolvente no qual o jogador controla dois “personagens” ao mesmo tempo. A dinâmica de jogo própria do Gênero ação/plataforma adapta-se com perfeição aos controles que misturam comandos gestuais com o Wiimote e movimentações com o direcional.


Phoenix Wright: Ace AttorneyPhoenix Wright: Ace Attorney

Original do Nintendo DS, a franquia Phoenix Wright encontrou um caminho até o Wii. As peripécias jurídicas do advogado mudam de tribunal, mas mantém a estratégia de defesa e condena o jogador a muita diversão. Os quebra-cabeças inventivos e o humor próprio da franquia marcam presença nesta versão da série.


Tales of Monkey IslandTales of Monkey Island

A tradicional franquia de point and click das décadas de 80 e 90 está de volta. O jogo é composto por cinco mini aventuras (que podem ser compradas individualmente) estreladas por Guybrush Threepwood, um candidato a pirata com um senso de humor afiado e propensão a acidentes.


Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

PlayStation Network

Muito além dos PlayStations

TrineTrine

Uma aventura saída diretamente dos contos de fadas, com ambientes coloridos, puzzles e uma sorte de inimigos. A Frozenbyte utiliza a engine PhysX para entregar um jogo envolvente, dinâmico e muito inteligente. O ambiente surreal, composto por plantas, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas abriga puzzles desafiadores (que possuem mais de uma solução possível). Mas o diferencial de trine é justamente a sua estrutura multifacetada que além dos inventivos quebra-cabeças também oferece uma boa quantidade de ação.


echochromeechochrome

Um puzzle diferente que irá exigir muita percepção do jogador para solucionar seus inventivos quebra-cabeças. Com desafios que parecem saídos diretamente das intrigantes litogravuras do genial artista holandês M.C. Escher — que ao longo da sua obra brincou com a perspectiva de seu traço criando ilusões singulares e impressionantes —; echochrome brinca com as linhas e ângulos do cenário. O visual monocromático e minimalista esconde uma grande complexidade que brinca com os ângulos do cenário e os pontos de fuga do plano.


Fat PrincessFat Princess

Inusitado e controverso, Fat Princess coloca até 32 jogadores simultâneos (divididos em duas ou mais equipes) em uma batalha no qual o objetivo principal é sequestrar a princesa dos oponentes. Para impedir as investidas dos adversários você pode construir fortificações, equipar o seu personagem e o mais importante, empanturrar a sua princesa de bolo e outras guloseimas para deixá-la morbidamente obesa e praticamente impossível de se carregar. A jogabilidade é simples e o multiplayer online é realmente empolgante.


WipEout HD FuryWipEout HD Fury

WipEout HD já era fenomenal — com suas naves futuristas, cenários espetacularmente e velocidades absurdas — com a expansão Fury tudo ficou ainda melhor. Os gráficos em alta definição apresentam com maestria as explosões e as disputas aceleradas por cada posição, enquanto que a música eletrônica embala a diversão. Fury traz todo o esplendor do primeiro além de oito pistas novas, 13 novos modelos de naves, três modos de jogo adicionais e uma nova campanha.


ShatterShatter

Reminiscente dos clássicos jogos estilo breakout — imortalizados por Arkanoid — Shatter expande o conceito e traz o gênero para a sétima geração com uma série de inovações. Você comanda uma barra capaz de aspirar e propelir partículas pelo cenário, além de lançar diversas bolas a qualquer momento e criar um escudo de proteção. O objetivo é o mesmo de outros títulos do gênero, obliterar todos os blocos presentes na tela. O diferencial fica por conta dos cenários tridimensionais, circulares e até mesmo duelos contra chefões.


Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

Uma rede viva

defense Grid: The AwakeningDefense Grid: The Awakening

O estilo Tower Defense aparece em toda a sua glória em Defense Grid. O jogo possui uma ambientação embasada em pura ficção científica, no qual alienígenas iniciaram uma ofensiva contra os humanos, cabendo ao jogador impedir que a humanidade seja devastada completamente. Entre os diferenciais do jogo está a presença de vários checkpoints ao longo da partida, para que o jogador não frustre-se nas disputas mais extensas. O título também apresenta gráficos e sons bem desenvolvidos, destoando um pouco da maioria dos outros jogos da Xbox Live.


'Splosion Man'Splosion Man

O bom humor dita o tom deste envolvente jogo de ação/plataforma. ‘Splosion Man conta com gráficos tridimensionais e jogabilidade em plano bidimensional (movimenta-se o personagem por um caminho reto usando perspectiva lateral da ação). Explodir-se é a resposta de tudo nesse título. Para pular, correr e derrotar adversários, você deve explodir (poder oriundo de uma catastrófica experiência). O gênero plataforma acomoda-se de forma surpreendentemente divertida ao inusitado poder do protagonista.


Portal: Still Alive.Portal: Still Alive

Apresentado no pacote The Orange Box, o jogo Portal foi um sucesso instantâneo. Utilizando uma perspectiva em primeira pessoa (própria dos jogos de tiro) o título apostou em uma proposta diferente, na qual o jogador tinha de resolver quebra-cabeças utilizando um periférico capaz de criar portais de teletransporte. O sucesso foi tanto que a Valve preparou uma “expansão” disponibilizada via Xbox LIVE. Still Alive traz várias novidades, além de rankings online. Não deixe de conferir este jogo que  desgarra-se da fórmula tradicional com perspectiva em primeira pessoa.


Shadow ComplexShadow Complex

Desenvolvido pela Epic Games (a mesma de Gears of War), Shadow Complex é um jogo de tiro e ação que coloca o jogador em uma aventura intrigante, em um mundo aberto repleto de surpresas. Na pele de James Fleming, você deve encarar vários desafios e uma organização terrorista francesa, para encontrar sua amada. Para tanto você terá que explorar cada centímetro dos cenários, em busca de novas armas, habilidades, poderes e aprimoramentos. O estilo 2.5D, com uma perspectiva plana, mas com gráficos tridimensionais revelam um jogo de visual polido e com efeitos de física e partículas de fazer inveja a grandes produções.


Geometry Wars: Retro Evolved 2Geometry Wars: Retro Evolved 2

O minigame escondido em Project Gotham Racing 2 ganhou fama própria. Geometry Wars declarou independência com o subtítulo Retro Evolved e agora aparece em uma versão ainda mais refinada. Um dos jogos de maior sucesso da XBLA apresenta uma releitura dos clássicos shooters (no melhor estilo R-Type e Ikaruga) com gráficos em alta definição, jogabilidade envolvente e ação frenética. Geometry Wars: Retro Evolved 2 dá sequencia a franquia oferecendo novos conteúdos e cinco modos de jogo, além de multiplauer com suporte para até quatro jogadores simultâneos.


Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

Aonde você preferir

Os melhores multiplataforma

Battlefield 1943Battlefield 1943

A versão "compacta" da famosa franquia de FPS da Electronic Arts, Battlefield estreou batendo todos os recordes das redes online do Xbox 360 e PS3. Apesar da aparente simplicidade o jogo conta com gráficos polidos e combates muito empolgantes. A "engine" Frostbite, a mesma de Battlefield: Bad Company, impulsiona intensos combates multiplayer. Os jogadores devem batalhar apenas contra outros jogadores, não há soldados controlados pela inteligência artificial e o multiplauer oferece suporte para até 24 combatentes.


BraidBraid

A jogabilidade inventiva, que propõem uma série de quebra-cabeças baseados na manipulação do tempo — além dos tradicionais saltos entre plataformas — são emoldurados por gráficos exuberantes e uma estética onírica. A trama, que parece ter saído diretamente de uma das aventuras do encanador italiano, revolve em torno do seqüestro de uma bela princesa detentora de grandes tranças (braid em inglês). Braid brinca com o gênero ação/plataforma e presta uma justa homenagem aos seus maiores representas (como a franquia Super Mario).


Super Street Fighter II Turbo HD RemixSuper Street Fighter II Turbo HD Remix

A versão “remasterizada” do clássico Super Street Fighter II Turbo, mantém os mesmos códigos do jogo original mas com gráficos totalmente retrabalhados, contando inclusive com o design da Udon Comics, a editora das revistas em quadrinhos de Street Fighter. Você encontra todos os 17 personagens do título original, incluindo os grandes favoritos Ryu, Ken, Guile, M. Bison, Akuma e T. Hawk, bem como os cenários tradicionais da franquia, como as docas de Ken, a Las Vegas de Balrog e a vila de Blanka.


Castle CrashersCastle Crashers

Quebre tudo, invada o castelo, salve princesas, Castle Crashers é simples e por isso mesmo envolvente. Com um estilo semelhante ao de clássicos beat em’ up, como Golden Axe, o jogo coloca você no meio de um cenário medieval no qual estraçalhar os inimigos com golpes extremamente violentos é algo corriqueiro. Com gráficos atraentes e comandos incrivelmente fáceis, Castle Crashers possui diferenciais interessantes, em especial o modo cooperativo, que agrupa até quatro cavaleiros em muita ação.


Bionic Commando RearmedBionic Commando Rearmed

O clássico da Era 8 bits retorna com várias melhorias. Com gráficos revigorados e estilo “2.5D”, ou seja, jogabilidade em plano bidimensional e gráficos tridimensionais. A nova versão de Bionic Commando também conta com novas armas, que tornam Nathan “R.A.D” Spencer, ainda mais letal. Fãs da série vão embarcar em uma sessão nostalgia enquanto que os jogadores alheios a franquia encontrarão um jogo de ação como com modo cooperativo e muitos inimigos.


Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.