Os melhores e piores jogos de todos os tempos segundo os críticos dos games

6 min de leitura
Imagem de: Os melhores e piores jogos de todos os tempos segundo os críticos dos games
Avatar do autor

A análise de um jogo pode fazer toda a diferença para um jogador. Afinal, é com elas que você acaba conhecendo o que o título realmente tem a oferecer, entendendo problemas e pontos positivos por meio de argumentos sólidos que devem ser redigidos na matéria. A nota final, sem dúvidas, é um dos pontos mais impactantes das avaliações, já que classifica a qualidade geral do game segundo o veículo de publicação.

No TecMundo Games, você conta com as análises em textos, que, de quebra, oferecem vários recursos que facilitam a compreensão da avaliação, como os Emblemas. Também temos as vídeo análises, que oferecem muito mais dinamicidade e ilustram bem os argumentos. Desde o surgimento de nosso site, em abril de 2007, jogamos e avaliamos centenas de games. Alguns receberam notas memoráveis, enquanto outros fizeram os redatores chorar por serem tão ruins.

Para aproveitar todo nosso trabalho, e facilitar a vida de muitos jogadores, decidimos reunir os melhores e piores jogos segundo o TecMundo Games e a crítica especializada. Graças ao agregador Metacritic, que reúne dezenas de análises de vários sites especializados e de toda parte do mundo, foi possível criar uma lista com 15 games imperdíveis e outra com 15 lixos deploráveis.

Img_normal

Usuários e clássicos!

Nós também consideramos a nota dos usuários aqui, e você as confere ao lado de cada game listado. Vale lembrar que, muitas vezes, a diferença entre a nota da crítica e dos usuários é gritante, algo que ocorre devido a um número pequeno de avaliações de jogadores ou por causa do triste costume dos fanboys, que votam negativamente em títulos que não são da sua plataforma preferida.

Mas, e os jogos clássicos? Certamente, títulos de outras gerações também merecem uma menção honrosa em nossa lista. Mesmo que jogos como Super Mario World, Final Fantasy VII e o lendário The Legend of Zelda: Ocarina of Time não apareçam na lista, nós sabemos que jogos à beira da perfeição não são novidades exlcusivas desta geração.

Em mais delongas, confira a lista dos melhores e piores jogos segunda a crítica. Lembrando que todos os títulos selecionados contam com, pelo menos, 20 análises no agregador Metacritic, um meta que, para nós, é o necessário para se estabelecer uma média válida.

A grande lista Conheça os gigantes1.       Grand Theft Auto IV

Nota Metacritic: 98 / Nota usuários: 75

Nota TecMundo Games: 100 / Nota usuários: 94

O grande vencedor certamente merece respeito por ter revolucionado, mais uma vez, o universo dos games. Um imenso mundo aberto de diversão o aguarda em uma das maiores obras-primas dos consoles.

Img_normal

2.       Super Mario Galaxy

Nota Metacritic: 97 / Nota usuários: 90

Nota TecMundo Games: 90 / Nota usuários: 94

A chegada de Mario no Nintendo Wii foi estrondosa e a “Big-N” conseguiu, mais uma vez, quebrar os limites do gênero plataforma, levando o jogador, literalmente, para um outro universo da diversão.

Img_normal

3.       Super Mario Galaxy 2

Nota Metacritic: 97 / Nota usuários: 94

Nota TecMundo Games: 100 / Nota usuários: 91

Na sequência de um título já quase perfeito, a Nintendo conseguiu polir as arestas da genial obra de Shigeru Miyamoto, criando um jogo essencial para gosta de games casuais.

Img_normal

4.       Tony Hawk's Pro Skater 3

Nota Metacritic: 97 / Nota usuários: 73

Nota TecMundo Games: 92 / Nota usuários: 87

A Activision chegou ao ápice da série após dois jogos de extremo sucesso. Novo método de jogabilidade, mais manobras e toda a diversão que consagrou THPS retornam neste game, tido como muitos como o melhor da série.

Img_normal

5.       Grand Theft Auto III

Nota Metacritic: 97 / Nota usuários: 86

Nota TecMundo Games: 95 / Nota usuários: 89

O que falar de GTA III? O primeiro game em terceira pessoa da série simplesmente estabeleceu um novo patamar para o gênero, o qual é utilizado até os dias de hoje.

Img_normal

6.       Half-Life 2

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 93

Nota TecMundo Games: 95 / Nota usuários: 94

A saga de Gordon Freeman também marca a estreia real da engine Source, da Valve, nos jogos. Como se não bastasse, temos uma das melhores histórias de ficção de toda a existência dos games.

Img_normal

7.       BioShock

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 87

Nota TecMundo Games: 92 / Nota usuários: 94

A fantástica obra da 2K trouxe um novo significado para o gênero FPS, enfatizando a trama sem deixar os tiroteios de lado.

Img_normal

8.       Uncharted 2: Among Thieves

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 89

Nota TecMundo Games: 98 / Nota usuários: 94

Se você conta com um PlayStation 3, então jogue Uncharted 2, um dos jogos mais cinematográficos e emocionantes de todos os tempos.

Img_normal

9.       The Orange Box

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 90

Nota TecMundo Games: 96 / Nota usuários: 94

Que tal unir três jogos em um só? Half-Life 2: Episode 1 & 2,Portal e Team Fortress 2 são mais do que suficiente para justificar a escolha desse game na lista.

Img_normal

10.   Mass Effect 2

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 90

Nota TecMundo Games: 95 / Nota usuários: 82

A segunda parte da aventura de Shepard é a obra definitiva para quem gosta de RPGs ocidentais, oferecendo uma jogabilidade impecável e muita profundidade na trama.

Img_normal

11.   Half-Life

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 91

Half-Life é o começo de uma nova era. Desde seu lançamento, em 1998, o mundo dos FPS nunca mais foi o mesmo e o título continua influenciando novas obras.

12.   Resident Evil 4

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 89

Nota TecMundo Games: 94 / Nota usuários: 94

Resident Evil 4 causou controvérsia pela sua nova fórmula, mas sua qualidade é inegável. Mesmo com uma fórmula diferente da original, o título conseguiu conquistar milhares de jogadores com seu esquema de ação e terror.

Img_normal

13.   Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Nota Metacritic: 96 / Nota usuários: 84

O segundo título da série Metal Gear Solid trouxe um incrível foco na trama, um novo personagem jogável e conseguiu consolidar os jogos de espionagem de uma vez por todas.

Img_normal

14.   Grand Theft Auto: San Andreas

Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 87

Nota TecMundo Games: 95 / Nota usuários: 92

San Andreas é uma das obras favoritas dos fãs da série GTA. Sua incrível personalização e o estilo urbano são apenas algumas das características dessa espetacular criação da Rockstar.

Img_normal

15.   LittleBigPlanet

Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 65

Nota TecMundo Games: 97 / Nota usuários: 92

A Media Molecule conseguiu resgatar uma fórmula clássica sem deixar de lado toda a modernidade dos recursos da atual geração. Gênios.

Img_normal

Round bônus! Mais cinco jogos que quase entraram na lista

  • 16.   Red Dead Redemption
    Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 84
    Nota TecMundo Games: 95 / Nota usuários: 95
  • 18.   Portal 2
    Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 83                                                                              Nota TecMundo Games: 93 / Nota usuários: 93
  • 19.   The Legend of Zelda: Twilight Princess
    Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 91                                                                            Nota TecMundo Games: 87 / Nota usuários: 94
  • 20.   Madden NFL 2003
    Nota Metacritic: 95 / Nota usuários: 82

A escória dos games Pra quem acha que analisar jogos é o paraíso

Infelizmente, o lado obscuro de nossa lista de análises é bem triste. É aqui que encontramos os jogos que ninguém sequer quer passar perto, mas, mesmo assim, somos obrigados a analisar. Títulos como Leisure Suit Larry: Box Office Burst são capazes de causar depressão nos jogadores pela sua péssima qualidade, e nós temos o trabalho de impedir que isso aconteça.

Abaixo, você confere uma lista com os 15 piores jogos que tiveram suas análises agregadas no Metacritic. Anote o nome de cada um deles e aproveite para dar de presente para seus piores inimigos — provavelmente a melhor utilidade.

Img_normal

  • 15. Gravity Games Bike: Street Vert Dirt
    Nota Metacritic: 24 / Nota usuários: 46
  • 14. Dragon's Lair 3
    Nota Metacritic: 23 / Nota usuários: N/A
  • 13. Beauty Factory
    Nota Metacritic: 22 / Nota usuários: 11
  • 12. Enjoy your massage!
    Nota Metacritic: 21 / Nota usuários: N/A
  • 11. Bloons
    Nota Metacritic: 21 / Nota usuários: N/A
  • 10. Ninjabread Man
    Nota Metacritic: 20 / Nota usuários: N/A
  • 9.  Deal or No Deal
    Nota Metacritic: 20 / Nota usuários: 15
  • 8.  Anubis II
    Nota Metacritic: 19 / Nota usuários: 29
  • 7.  Balls of Fury
    Nota Metacritic: 19 / Nota usuários: 31
  • 6.  Gods and Generals
    Nota Metacritic: 19 / Nota usuários: 31
  • 5.  Navy SEALs: Weapons of Mass Destruction
    Nota Metacritic: 18 / Nota usuários: 65
  • 4.  Leisure Suit Larry: Box Office Bust
    Nota Metacritic: 17 / Nota usuários: 25
  • 3.  NRA Varmint Hunter
    Nota Metacritic: 16 / Nota usuários: 34
  • 2.  Elf Bowling 1 & 2
    Nota Metacritic: 12 / Nota usuários: 44
  • 1.  Big Rigs: Over the Road Racing
    Nota Metacritic: 8 / Nota usuários: 41
Os melhores e piores jogos de todos os tempos segundo os críticos dos games