Sony e Bungie confirmaram oficialmente a janela de lançamento de Marathon, novo shooter de extração do estúdio de Destiny, além de revelarem o preço do jogo. O título chega em março de 2026 para PS5, Xbox Series X|S e PC, com valor sugerido de US$ 39,99 — o que representa cerca de R$ 200 a R$ 210 na conversão direta sem impostos.
A definição do preço chamou atenção por se tratar de um jogo focado em experiências online contínuas. Segundo a Bungie, Marathon não contará com mecânicas de “pagar para ganhar”, e todas as atualizações de jogabilidade serão gratuitas, incluindo mapas, eventos e conteúdos centrais.
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O estúdio também reforçou que o modelo inclui um passe de recompensas opcional e permanente, sem prazo de expiração. “Estamos desenvolvendo Marathon pensando nos jogadores e na longevidade da experiência”, afirmou Andy Salisbury, líder de comunidade da Bungie.
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Marathon chegaria em setembro, mas feedback fez a Bungie repensar o calendário
Originalmente, Marathon estava previsto para 23 de setembro, mas teve o lançamento adiado após testes alfa fechados apresentarem recepção mista por parte da comunidade. A Bungie afirmou que precisava de mais tempo para ajustar sistemas centrais e melhorar a experiência geral.
De acordo com o estúdio, o feedback dos jogadores foi determinante para a decisão. “Graças à nossa incrível comunidade, conseguimos testar o jogo e coletar feedback para garantir que estamos desenvolvendo Marathon com os jogadores em primeiro lugar”, escreveu Salisbury.
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Entre os pontos levantados estavam questões de ritmo, acessibilidade e clareza das mecânicas de extração. O adiamento permitiu revisões profundas na estrutura de partidas, no balanceamento e na progressão.
Além disso, o estúdio enfrentou uma controvérsia envolvendo artes usadas durante o alfa, o que também contribuiu para a necessidade de uma reavaliação interna antes de definir uma nova data.
Mais detalhes sobre Marathon, shooter do estúdio de Destiny
Em nova publicação no PS Blog e em um novo ViDoc, a Bungie detalhou o universo e as principais novidades de Marathon. O jogo se passa em Tau Ceti IV, onde jogadores assumem o papel de Corredores biocibernéticos em um shooter PvPvE focado em sobrevivência e extração.
Desde o alfa, o estúdio implementou melhorias como bate-papo por proximidade, novas opções de jogatina solo, fila dedicada para jogadores individuais e avanços significativos na fidelidade visual.
Uma das novidades é a blindagem Rook, voltada à exploração solo, além de áreas com diferentes níveis de risco e recompensa, como o Perímetro, o Pântano Atroz e o Posto Avançado da UESC.
A Bungie destacou que o jogo foi projetado para “brilhar no PS5”, aproveitando ao máximo o hardware do console para oferecer combates intensos, seja em equipes de até três jogadores ou em incursões solo.
Bungie passou por polêmica envolvendo a arte de Marathon recentemente
Durante o período de testes, a Bungie se envolveu em uma polêmica após a artista independente Antireal acusar o estúdio de utilizar artes criadas por ela em 2017 sem autorização ou crédito. Segundo a artista, elementos visuais do alfa reproduziam diretamente seus trabalhos.
“Meu trabalho foi bom o suficiente para ser saqueado e espalhado pelo jogo sem pagamento ou atribuição”, escreveu Antireal nas redes sociais, afirmando também não tinha recursos para buscar medidas legais.
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A Bungie reconheceu o problema e afirmou que se tratava de um “uso não autorizado de decalques de artistas”, alegando que a situação não era de conhecimento da equipe principal. “Levamos esse tipo de assunto muito a sério e estamos comprometidos em fazer o que for preciso”, declarou o estúdio.
Agora, no início de dezembro, Antireal revelou em publicação no X que “o problema com a arte em Marathon foi resolvido com a Bungie e a Sony Interactive Entertainment para minha satisfação” — mas não entrou em detalhes adicionais sobre o acordo.
E você? Está ansioso para jogar Marathon em 2026? Comente nas redes sociais do Voxel o que achou do preço e das novidades do novo shooter da Bungie!
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