Os estúdios por trás das grandes desenvolvedoras

4 min de leitura
Imagem de: Os estúdios por trás das grandes desenvolvedoras

Na indústria dos video games há uma grande variedade de empresas dividindo a tarefa de criar os grandes sucessos que nos divertem nas mais diversas plataformas. Assim como os títulos caem nas graças do público, o mesmo acontece com quem os desenvolve.

Assim, volta e meia quem acompanha as notícias desse mercado ouve falar do sucesso da Capcom, Electronic Arts (e até mesmo de fabricantes como a Sony e a Nintendo) e suas franquias e personagens.

No entanto, algo que nem todo mundo sabe é que, principalmente no caso das grandes companhias, os jogos produzidos são feitos por diferentes times e equipes separados em diferentes estúdios que acabam se juntando no mesmo saco da companhia mãe.

Desse modo, enquanto Donkey Kong brilhou muito em Mario Kart Wii, Super Smash Bros. Brawl e Donkey Kong Country Returns, os dois últimos foram desenvolvidos, respectivamente, pela HAL Laboratory e pela Retro Studios, dois estúdios de propriedade da Nintendo e responsáveis por uma grande parcela dos games da “Big N”.

Pensando nisso, o TecMundo Games elaborou este especial pensando em acabar com a confusão e dar os devidos créditos aos responsáveis por algumas das mais famosas e interessantes criações dos video games.

Os múltiplos braços das gigantesComo as fabricantes garantem os seus exclusivos

Enquanto a Nintendo cuida muito bem de suas franquias (sendo que o seu estúdio mãe é responsável pelo desenvolvimento dos principais jogos estrelados por Link e Mario), muitos dos games da companhia são feitos por outras de suas equipes.

Img_normalGeralmente, no caso da “Big N”, as equipes de desenvolvimento costumam tornarem-se responsáveis por franquias específicas. Assim, após levar Samus Aran ao mundo tridimensional com Metroid Prime em 2002, a já citada Retro Studios continuou a série desenvolvendo as suas sequências nos anos seguintes.

Ainda assim, uma das criações de Shigeru Miyamoto ficou parada alguns tempos enquanto mudava de casa. Sob a tutela da Rare, Donkey Kong virou um ícone da geração Super Nintendo, contudo, quando a empresa foi adquirida pela Microsoft, em 2002, o gorila tirou férias do papel de protagonista antes de voltar em Donkey Konga (feito pela Namco em 2006) e Donkey Kong Country Returns 2 (da Retro Studios, lançado no final do ano passado).

A Microsoft e a sua entrada no mercado de games

A empresa fundada por Bill Gates criou uma divisão chamada Microsoft Game Studios para coincidir com o lançamento da sua estreia na indústria dos video games com o Xbox. Além disso, a companhia vem gradualmente adquirindo e firmando parcerias com outros estúdios visando o lançamento de bons games para as suas plataformas.

Além da Rare, em 2002, a companhia também detém o Lionhead Studios de Peter Molyneux (responsável pela série Fable), assim como o Ensemble Studios, de Age of Empires. A Microsoft Studios também criou recentemente a Xbox LIVE Productions (com o propósito a produzir games exclusivos para a Xbox LIVE Arcade) e três novos estúdios (nas cidades de Vancouver, Londres e Redmond) para reforçar a sua produção.

Img_normal

No entanto, mesmo sendo mais recente, a divisão de games da Microsoft também tem franquias importantes mudando de casa em seu histórico. A série Halo foi criada pela Bungie, na época parte da Microsoft Studios. Recentemente, no entanto, o estúdio realizou um acordo com a Microsoft e tornou-se independente. Desde então, Master Chief está sob os cuidados da 343 — criada especificamente para receber a franquia, uma das maiores do Xbox 360.

A grande família PlayStation

É quase inevitável pensar em Kratos, Nathan Drake ou Cole McGrath ao pensar em um rosto que represente a Sony. Contudo, embora amados pelo público, cada um desses três personagens possui origens diversas.

Enquanto o bom de guerra é fruto do estúdio Sony de Santa Monica, Drake nasceu na Naughty Dog (responsável também pelos games da dupla Jak and Daxter), empresa de propriedade da gigante japonesa desde 2001.Img_normal

Já o elétrico Cole McGrath nasceu na Sucker Punch (responsável também pelo ladrão Sly Cooper), o estúdio que mais recentemente passou a integrar a Sony, tendo sido adquirido pela companhia no dia 08 de agosto.

Muitos estúdios para tudo dominarAs grandes empresas e suas múltiplas vias de ataque

Não são apenas as fabricantes que possuem diferentes estúdios para dominar o mercado. Outras companhias de grande porte buscam publicar seus jogos em todas as plataformas possíveis para atingir um público maior.

Para isso, a divisão das equipes de desenvolvimento pode ser feita por gênero específico ou por especialidade em algumas plataformas, mas é feita para que as gigantes dos games consigam se organizar e atender à grande demanda.

Há exemplos de grande sucesso, como a EA Sports da Electronic Arts, criada para cuidar das licenças esportivas da empresa e que consolidou o seu nome entre os fãs do gênero. Há também estúdios que foram extintos, mesmo após a criação de bons jogos como é o caso do Clover Studios, da Capcom, criador de Viewtiful Joe, Okami e God Hand.

Img_normal

Mesmo recebendo boas críticas, as novas franquias criadas pelo estúdio não conseguiram bater o sucesso de séries mais antigas da companhia. Assim, quando a Capcom tentou reintegrar a equipe de volta ao seu estúdio principal, os membros preferiram abandonar a empresa.

Outro exemplo que ilustra a questão é o estúdio da Codemasters na cidade inglesa de Guildford. A divisão, responsável pela franquia Operation Flashpoint, não conseguiu manter o desempenho dos estúdios da companhia nas cidades de Warwickshire e Birmingham (responsáveis pela série DiRT e F1), e acabou fechando.

Conhecendo as gigantes:

Veja abaixo as divisões de algumas das principais companhias:

Ubisoft

Electronic Arts

Square Enix

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.