O que esperar da Tokyo Game Show 2011

6 min de leitura
Imagem de: O que esperar da Tokyo Game Show 2011

Os Estados Unidos têm a E3, a Europa a gamescom e o Japão conta com a Tokyo Game Show. Os três eventos, juntos, foram a trindade das maiores feiras de games do mundo e são os locais certos para as novidades dos principais jogos que prometem fazer a cabeça dos jogadores. Em 2011 não será diferente, e a TGS acontecerá entre os dias 15 e 18 de setembro. Apesar disso, uma série de novidades já começaram a aparecer antes mesmo do início da TGS.

Tradicionalmente, o acontecimento é palco de grandes revelações, como por exemplo o anúncio de Demon’s Souls, em 2008, o primeiro trailer de Resident Evil 5 (muito diferente do game que chegou às lojas) ou a primeira aparição pública do Nintendo Wii Remote, ainda um protótipo, ambos em 2005.

Clique na imagem para acessar o nosso hotsite dedicado ao evento

Os eleitosTítulos que estarão na TGS 2011Como dá para imaginar, na Tokyo Game Show o grande foco são os jogos das produtoras japonesas. Isso significa que SEGA, Konami, Capcom, Namco Bandai e Sony normalmente dominam o show, apresentando grande novidades para o público mundial. Isso, porém, não significa que empresas como a Microsoft estarão ausentes.

Confira a lista de companhias que já confirmaram presença até o momento e seus respectivos jogos:

Konami

Img_normal

Arc System Works

  • Arc Style Solitaire
  • Okiraku Tennis 3D
  • Okiraku Bowling 3D
  • Otegaru Puzzle Series Alize to Mahou no Trump

SEGA

Img_normal

Sony

Capcom

Namco Bandai

Tecmo Koei

Img_normal

Microsoft

A CESA também compilou uma lista com a quantidade de produtos e títulos que estarão disponíveis na feira. São quase 200 peças de merchandising e mais ou menos a mesma quantidade de jogos, para deleite dos visitantes durante os quatro dias de feira.

Marque na agendaConferências e seus horáriosA Tokyo Game Show 2011 também é local de conferências. Algumas das principais empresas de games presentes no evento também falarão ao público presente, em palestras transmitidas ou não pela internet. Confira as apresentações já marcadas e compre muito energético para ficar acordado durante as madrugadas. Todos os horários são baseados no fuso de Brasília.

Nintendo - 13/09, à 0h

A “Big N” começa a Tokyo Game Show 2011 mais cedo, com um evento transmitido ao vivo pela internet já amanhã. Na ocasião, uma grande novidade sobre o Nintendo 3DS deve ser anunciada, com boatos indicando que se trata do analógico adicional para o console. O evento acontece à 0h, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Sony - 14/09, à 1h


A fabricante do PlayStation 3 também revelará suas principais novidades em um evento pré-TGS, marcado para à 1h da manhã do dia 14 de setembro, com transmissão pela internet. Além disso, a Sony tem um espaço dedicado ao Vita em seu próprio estande, onde novas conferências acontecerão durante toda a Tokyo Game Show.

Namco Bandai - 14/09, às 2h

Ainda não sabemos se a conferência da Namco será transmitida pela internet, mas a expectativa é de novidades sobre Dark Souls e títulos baseados em One Piece e Gundam. O evento também acontece no dia 14 de setembro, às 2h da manhã.

Team Ninja - 14/09, às 8h

Img_normalPrometendo levar um novo título para a TGS 2011, a Team Ninja também apresenta Ninja Gaiden 3 pela primeira vez ao público japonês. A conferência acontece às 8h do dia 14 de setembro.

Square Enix - 14/09, às 22h30

O presidente da criadora de Final Fantasy, Yoichi Wada, dará uma conferência entitulada “A Essência da Revolução na Indústria de Games”, na qual falará sobre o mercado de jogos. A seguir, Shuhei Yoshida, diretor dos estúdios mundiais da companhia, dará uma palestra dedicada inteiramente ao PlayStation Vita. Os trabalhos começam no dia 14 de setembro, às 22h30.

Konami - 15/09, às 2h

A Kojima Productions, braço da empresa liderado pelo genial Hideo Kojima, está planejando o Metal Gear Stage Show, com novidades sobre todos os jogos da franquia de Snake. Transmitido ao vivo pela internet, a conferência acontece no dia 15 de setembro, às 2 da manhã.

Nippon Ichi - 15/09, às 23h30

Em seu evento, a desenvolvedora pretende anunciar quatro novos títulos, com destaque para a versão de Disgaea para o PlayStation Vita. A palestra ocorre no dia 15 de setembro, às 23h30, sem transmissão online.

Capcom - a partir de 17/09, às 22h30

Img_normal

A empresa japonesa guardou as novidades para os dois últimos dias de evento, datas em que as portas do centro de convenção são abertas ao público geral. No dia 17 de setembro, o foco são paineis de todos os títulos que fazem parte da line-up, com desenvolvedores no palco. Além disso, uma conferência será inteiramente dedicada à comemoração dos 15 anos de Resident Evil. Os trabalhos no palco da Capcom começam às 22h30, mas ainda não há a informação sobre transmissões via internet.

SEGA

Phantasy Star Online, Yakuza: Black Panther 2 e Binary Domain são os nomes de peso que a SEGA promete mostrar em seu palco durante todo o evento. A empresa não tem uma palestra formal agendada, mas promete a aparição de desenvolvedores da empresa durante todo o evento.

Queimando a largadaAs primeiras novidades já saíram

As portas Makuhari Messe se abrem só no dia 15 de setembro, mas as primeiras novidades ligadas à feira já começaram a surgir, mesmo que nem sempre tenham sido divulgadas oficialmente pelas empresas. Esse é exatamente o caso da Capcom que, além de ter sua participação no evento cercada de rumores sobre a revelação de Resident Evil 6, também viu seu novo trailer de RE: Revelations vazando antes da hora.

Já a Square Enix anda toda misteriosa. A empresa japonesa inaugurou um site enigmático, relacionado a um de seus novos games. Supostamente, a novidade seria anunciada durante a Tokyo Game Show 2011. De confirmado, há a nova versão demo de Final Fantasy Type-0, que dará as caras pela primeira vez no evento.

Img_normal

Especulações também andam rondando a SEGA. Os rumores mais recentes afirmam que a companhia teria dois grandes anúncios para a Tokyo Game Show 2011: um port de Sonic Generations para o Wii U e a tão aguardada sequência de Bayonetta, além de um filme de animação baseado no universo da personagem. A casa do ouriço azul não confirmou nem desmentiu as informações.

Por fim, a TGS 2011 será o palco de um anúncio relacionado à série Tales of. Pelo menos é isso que indica um teaser-site publicado pela Namco Bandai. A contagem regressiva termina às 17h do dia 14 de setembro. No fuso horário do Japão, o horário equivale às 5h do dia 15/09, poucas horas antes do início do primeiro dia de feira.

Continue acompanhando o TecMundo Games para as informações mais quentes da feira japonesa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.