Retrospectiva 2012: relembre os principais acontecimentos do ano com o TCG [vídeo]

14 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva 2012: relembre os principais acontecimentos do ano com o TCG [vídeo]

Mais rápido do que imaginávamos, o final de 2012 está cada vez mais próximo. Marcado por grandes lançamentos e anúncios, assuntos polêmicos e o lançamento de novos sistemas, o ano vai ser lembrado por trazer a última grande leva de jogos para os video games atuais — afinal, todos já parecem estar de olho na próxima geração, que finalmente deve ser apresentada em 2013.

O resultado disso tudo foi um ano que, se não se equipara a 2011 no número de games de peso, também trouxe muitas opções de diversão e entretenimento. Entre na máquina do tempo do BJ e confira tudo sobre os games, eventos, notícias e novidades que mais chamaram atenção nos últimos 365 dias.

Diversão para todosOs jogos mais impressionantes de 2012
Como acontece em todo final de geração, a maioria dos games lançados este ano foi constituída por sequências de séries consagradas. Títulos como Mass Effect 3, Resident Evil 6, Diablo 3, Call of Duty: Black Ops 2 e Assassin’s Creed 3 trouxeram de volta fórmulas que, embora consagradas, vieram acompanhadas por diversos refinamentos capazes de deixar qualquer fã satisfeito.

O ano de 2012 também foi marcado pela ressurreição de nomes esquecidos por muitos, representados por títulos como XCOM: Enemy Unknown e Syndicate. Para completar, também tivemos surpresas, como ZombiU, Dishonored, Spec Ops: The Line e Dragon’s Dogma, responsáveis por provar que a indústria ainda tem muitas ideias a explorar. Confira abaixo os games deste ano que você com certeza precisa conferir:

Janeiro

Img_normal
Fevereiro

Img_normal

Março

Img_normal

Abril

Img_normal

Maio

Img_normal

Junho

Img_normal

Julho

Img_normal
Agosto

Img_normal

Setembro

Img_normal

Outubro

Img_normal

Novembro

Img_normal

Dezembro

Img_normal
Bomba!Os anúncios mais importantes do anoEmbora o ano tenha sido marcado por diversos rumores envolvendo a próxima geração de consoles, Microsoft e Sony preferiram manter o silêncio e não confirmaram qualquer informação sobre seus produtos. Tudo o que se sabe até o momento é que eles devem ser apresentados oficialmente em 2013, possivelmente ocupando lugar de destaque em eventos como a E3 e a gamescom.

Img_normal
Em matéria de jogos, felizmente, a história foi bem diferente. Anunciado durante a conferência pré-E3 da Ubisoft, Watch Dogs surpreendeu a todos com seus gráficos impressionantes e ambientação que mistura elementos atuais e futuristas. God of War: Ascension, sétimo jogo da série estrelada por Kratos, também chamou a atenção de muitos por seu sistema de combate refinado e pela inclusão de um modo multiplayer até então inédito à franquia.

Porém, o grande anúncio deste ano aconteceu no dia 30 de outubro. Nessa data, a Rockstar Games revelou os primeiros detalhes concretos de Grand Theft Auto V, título que dá prosseguimento a uma das séries mais bem-sucedidas do mundo dos games. Rumores falsos e congestionamentos no site da produtora foram só uma das consequências do rebuliço causado pelo jogo, que deve chegar ao Xbox 360 e ao PlayStation 3 no segundo trimestre de 2013.

Eventos e mais eventosGDC e E3

Grande parte das revelações de 2012 ficaram reservadas aos grandes eventos que aconteceram durante o ano. Em março, a Game Developers Conference deu o tom das discussões que vimos se desenvolver logo à frente, incluindo as primeiras declarações da Epic Games sobre o poder da nova geração — entre os pontos que mais chamaram atenção na ocasião está a estranha entrevista que o desenvolvedor Suda 51 teria dado a um sem-teto.

Já a E3 2012, realizada em junho, deixou muita gente com um gosto agridoce na boca. Embora a Nintendo tenha revelado detalhes do Wii U, eles não foram suficientes para solucionar todas as dúvidas que o público tinha em relação ao console — muitas das respostas esperadas só surgiram meses depois, em um evento privado transmitido através da internet.

Fonte da imagem: TecMundo Games
Também não ajudou muito o fato de que a Microsoft preferiu dar mais atenção a recursos multimídia do que a games inéditos para sua plataforma. O destaque nesse sentido foi o Smart Glass, recurso que permite usar praticamente qualquer smartphone ou tablet como forma de controlar a navegação pelo Xbox 360.

Com isso, a Sony conseguiu roubar a cena ao apresentar os primeiros relances de Beyond: Two Souls e The Last of Us, games exclusivos que chegam ao PlayStation 3 em 2013. Mesmo com momentos constrangedores, como quando o Wonderbook foi demonstrado, a sensação para muitos foi que a empresa foi a “campeã” da E3 neste ano.

Comic-Con, gamescom e Tokyo Game Show

Embora seja focada em quadrinhos, televisão e cinema, a Comic-Con 2012 não deixou de lado os games. Durante o evento, foi revelada a existência de um novo game estrelado por Deadpool, Marvel Heroes foi anunciado oficialmente e Cliff Bleszinski confirmou que o PC teria a exclusividade de Fortnite.

Img_normal
Apesar de não trazer anúncios bombásticos, a gamescom 2012 ajudou a confirmar a posição do evento como maior feira de jogos eletrônicos do mundo em número de visitantes. Nela, pudemos ver mais detalhes de grandes lançamentos como Dishonored e Hitman Absolution, além de conferir informações e demonstrações de nomes como FIFA 13 e Resident Evil 6.

Já a Tokyo Game Show 2012 ficou marcada como o evento mais fraco do ano, tanto no que diz respeito aos games exibidos quanto às novidades apresentadas. O único grande anúncio foi a confirmação dos rumores que indicavam o lançamento de uma versão remodelada do PlayStation 3, algo que não chegou a realmente surpreender o público.

BGS 2012: o Brasil reforça sua importância

Realizada entre os dias 11 e 14 de outubro, a BGS 2012 pode ser considerada um verdadeiro marco na história do mercado de games brasileiro. Quebrando todos os recordes de público das edições anteriores, o evento teve a presença oficial de empresas como a Sony, Ubisoft, Microsoft, Nintendo, Warner e Electronic Arts, entre outras.

Fonte da imagem: TecMundo Games
Além de poder conferir em primeira mão o Wii U, quem foi à feira conseguiu testar demonstrações de jogos que sequer haviam dado a cara em eventos como a E3 e a gamescom. Todas as companhias participantes demonstraram um grande entusiasmo com o potencial de crescimento que nosso país apresenta, sentimento que deve ser reforçado em 2013, ano em que a BGS promete ser ainda maior e mais variada.

Novas experiênciasConsoles inéditos chegam às lojas
O Wii U finalmente é lançado

Após vários meses de espera, o Wii U chegou às lojas norte-americanas no dia 18 de novembro. Elogiado por alguns e criticado por outros, o novo console chama a atenção por trazer uma experiência que obriga o uso de duas telas para que seus jogos possam ser aproveitados ao máximo.

Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo
Para a tristeza dos fãs da Nintendo (e alegria dos haters), o console também foi vítima de problemas que assolam qualquer grande lançamento no mercado de aparelhos eletrônicos. Travamentos ocorridos devido a atualizações de firmware incompletas, restrições no número de identidades que podem ser usadas em cada dispositivo e até mesmo hacks acidentais do Miiverse foram alguns dos acontecimentos relatados após o lançamento do produto.

Embora o dispositivo tenha vendido 400 mil unidades em somente uma semana (marca que ultrapassou o Wii), ainda é cedo para dizer se ele vai replicar o mesmo sucesso obtido pelo seu antecessor. Em geral, a imprensa original elogiou o hardware do novo aparelho, embora não tenha deixado de notar que, em alguns quesitos, ele fica aquém do que é visto no PlayStation 3 e no Xbox 360.

PlayStation Vita, um portátil com uma missão ingrata

Lançado em terras ocidentais no dia 15 de fevereiro, o PlayStation Vita é uma peça de tecnologia portátil impressionante, mas que não poderia ter chegado em um momento pior. O crescimento do mercado de smartphones prejudicou bastante o portátil da Sony que, apesar de seu poder, sofre com a falta de títulos capazes de fazer suas vendas decolarem.

Fonte da imagem: Divulgação/Sony
Contando com duas superfícies sensíveis ao toque e um display com qualidade impressionante, o Vita não foi exatamente bem-sucedido em 2012. Apesar de ter vendido quantidades consideráveis e contar com games como Uncharted: Golden Abyss, o portátil está perdendo a briga direta contra o Nintendo 3DS, tendência que deve continuar inalterada em 2013 a não ser que a Sony passe a dar mais atenção ao dispositivo.

Atenção, atenção!As notícias mais importantes de 2012
Polêmicas

O ano começou agitado para o mercado brasileiro, cortesia do projeto de Lei 170/6 do senador Valdir Raupp. No texto, o parlamentar propunha transformar em crime a fabricação, importação ou distribuição de games “ofensivos aos costumes, tradições, cultos, credos, religiões e símbolos” — felizmente, depois de muita polêmica, o projeto foi retirado de pauta e nunca mais se ouviu falar sobre ele.

Img_normal
A próxima grande polêmica do ano envolveu a BioWare que, após diversos protestos de fãs, anunciou em abril o lançamento de um DLC que ampliaria o final de Mass Effect 3, considerado insatisfatório por muitos. No mês seguinte, a vítima da fúria dos games foi a Blizzard que, ao optar por tornar Diablo 3 uma experiência exclusivamente online, sofreu duras críticas com a instabilidade do serviço oferecido por ela.

Moacyr Alves, da ACIGAMES, também sofreu duras críticas nas redes sociais devido a uma entrevista em que dava a entender que pretendia adicionar impostos ao Steam. Embora ele tenha negado em várias ocasiões que essa foi sua intenção, isso não impediu que muitos jogadores passassem a vê-lo a partir desse momento como um simples defensor dos interesses de lojistas.

O ano do Kickstarter

Em 2012, começamos a ver uma das maneiras alternativas em relação a como o desenvolvimento de um game pode ser financiado no futuro. Projetos como Adventure, da Double Fine, provaram que não é preciso depender de grandes empresas para conseguir dinheiro suficiente para realizar um novo projeto — precisando de US$ 400 mil, a empresa de Tim Schaffer conseguiu acumular mais de US$ 3,3 milhões em doações.

Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter
Outra iniciativa do Kickstarter que se mostrou bem-sucedida foi o Ouya, video game com código totalmente aberto baseado no sistema operacional Android. Dependendo exclusivamente da boa-vontade dos jogadores para ir para frente, os criadores do dispositivo acumularam 8,5 milhões de dólares, ultrapassando em muito o objetivo inicial de conseguir US$ 950 mil.

O site também tem servido como uma forma de reviver games antigos pertencentes a estilos considerados pouco atrativos atualmente. Exemplo disso são projetos que envolvem nomes como Shadowrun, Leisure Suit Larry, Broken Sword, Carmageddon e Wasteland, entre outros. Resta esperar o lançamento desses títulos para ver se o Kickstarter realmente vai mudar o mundo dos jogos ou se o serviço não vai ficar conhecido meramente como a casa de iniciativas fracassadas.

Despedidas da indústria

E 2012 também vai ficar marcado como o ano em que diversas figuras importantes se despediram do mundo dos games. Em setembro, Ray Muzyka e Greg Zeschuk anunciaram seu desligamento da BioWare, empresa que ajudaram a fundar — mesmo caminho seguido por Drew Kapyshyn, roteirista de sucessos como Mass Effect e Star Wars: The Old Republic.

Ray Muzyka e Greg Zeschuk. Fonte da imagem: Reprodução/Giant Bomb
As despedidas também afetaram o Lionhead Studios, que perdeu Peter Molyneux, e a Epic Games, que viu Cliff Bleszinski se despedir para aproveitar um período de férias. Porém, a notícia mais chocante nesse sentido foi o anúncio de que David Jaffe, um dos fundadores do estúdio Eat Sleep Play, estava abandonando a empresa para iniciar uma nova desenvolvedora focada estritamente no público hardcore.

Enquanto alguns estúdios perderam funcionários importantes, outros tiveram que fechar as portas completamente. Caso da Ubisoft Vancouver, do 38 Studios e da Radical Entertainment, que tiveram suas atividades encerradas após falharem em vender quantidades suficientes de games para cumprir compromissos financeiros ou corresponder às expectativas de investidores.

O próximo nome a se juntar à lista de fracassos deve ser a THQ, cujas ações na bolsa eletrônica Nasdaq vêm despencando rapidamente nos últimos meses. A situação da companhia é tão preocupante que já há rumores de que nomes famosos, como Saints Row e Darksiders, podem ser vendidos para outras companhias em breve.

Sony em crise

Após registrar perdas de US$ 5,7 bilhões no ano fiscal de 2011, em 2012 a Sony lutou para não quebrar diante de uma crise que assola a empresa nos últimos anos. O atual CEO da companhia, Kazuo Hirai, tenta correr contra o tempo para salvar uma organização que praticamente sangra dinheiro em muitas de suas divisões e que perdeu a imagem de inovadora, sua marca registrada durante as décadas de 80 e 90.

Fonte da imagem: Reprodução/The Verge
Claramente apostando em sucessos futuros, a organização japonesa adquiriu o sistema de games por streaming Gaikai, atitude cujas consequências devem se refletir em seu console de próxima geração. Tendo que lidar com uma queda no número de vendas do PlayStation 3 e com a demora do Vita em engrenar no mercado, o futuro não se mostra muito animador para a empresa no momento.

Entre as esperanças para o futuro está o PlayStation 4, console de mesa que deve competir de frente com o sucessor do Xbox 360. Ao que tudo indica, caso a empreitada se mostre malsucedida, poderemos ter que nos acostumar a ver somente a Nintendo e a Microsoft lutando pela preferência do público em um futuro não muito distante.

O futuro já está aqui

Em 2012, a apresentação de novos motores gráficos nos ajudou a ver como vão ser os games em um futuro próximo. O primeiro software do tipo a dar as caras foi a Unreal Engine 4, responsável por deixar todos babando por seu sistema de iluminação complexo e pela grande quantidade de partículas exibida na tela de forma realista.

A Square Enix mostrou que a indústria de games japonesa também não está para trás nesse sentido com a Agni’s Philosophy. Através de controles relativamente simples, a engine gráfica permite que elementos de um jogo sejam alterados em tempo real com o simples deslizar do ponteiro de um mouse, sem que isso resulte em uma queda de qualidade.

Outra iniciativa que mostra o futuro dos jogos eletrônicos é resultado do trabalho de Hideo Kojima e seu time de desenvolvimento. Demonstrada durante o trailer de Metal Gear: Ground Zeroes, a FOX Engine surpreende por possibilitar a construção de personagens e cenários com uma qualidade que supera qualquer título atual — segundo a Konami, a tecnologia será compatível tanto com os consoles atuais quanto com a próxima geração, devendo tornar mais simples o desenvolvimento de games multiplataforma.

Steam e League of Legends no Brasil

O final do ano trouxe ótimas surpresas para os brasileiros que costumam jogar no PC. O Steam, conhecido sistema de distribuição digital da Valve, finalmente ganhou valores em reais. Além de apresentar preços reduzidos em relação àqueles praticados nos Estados Unidos, o serviço agora permite o pagamento através de boletos bancários.

Fonte da imagem: Reprodução/Steam
A Riot Games foi uma das empresas que mais investiu em nosso país em 2012, assumindo o papel da grande responsável pelo sucesso nacional de League of Legends. Além de realizar a tradução completa do título, a empresa organizou (e continua a organizar) diversos campeonatos do jogo, que ganha cada vez mais adeptos — para saber mais sobre o assunto, confira nossa entrevista com Bruno Vasone, gerente de comunidade da companhia.

Fazendo o melhor para você

O que mudou no BJ?

Para os membros do BJ, 2012 vai ficar marcado como um ano repleto de experimentos e de aprendizado. Entre as novidades desenvolvidas por nossa equipe está o Checkpoint, programa que traz para você um resumo semanal de todos os acontecimentos relacionados ao mundo dos jogos eletrônicos.


Graças à nossa intenção de ajudá-lo a saber de tudo o que é importante sobre um jogo, nossa equipe está dando cada vez mais atenção ao desenvolvimento de videoanálises repletas de conteúdo. Isso sem contar com nossas seções de gameplay, nas quais apresentamos jogos variados com uma linguagem descontraída e acessível — tudo isso disponível em nosso canal oficial do YouTube.

Prepare-se, pois em 2013 o site deve trazer ainda mais conteúdos de qualidade e novidades para você. Afinal, assim como acontece no mundo dos jogos eletrônicos, é preciso continuar investindo em melhorias para não se tornar um verdadeiro dinossauro. Nossa equipe deseja boas festas a todos e espera contar com sua audiência no ano que se aproxima.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.