Tudo o que rolou na BGS 2012

10 min de leitura
Imagem de: Tudo o que rolou na BGS 2012


Quando Marcelo Tavares anunciou, no ano passado, que a edição de 2012 da Brasil Game Show iria acontecer em São Paulo, muita gente torceu o nariz — principalmente o público carioca. Afinal, o evento nasceu no Rio de Janeiro e os jogadores da Cidade Maravilhosa abraçaram o projeto desde o início. No entanto, o novo lar era preciso para que a feira pudesse crescer como ela deveria.

Como o próprio organizador da BGS falou durante a coletiva de imprensa em 2011, a ida para São Paulo era fundamental para atrair as grandes companhias internacionais, uma vez que São Paulo é o polo comercial do país. E a decisão não poderia ser mais acertada, como o público pôde conferir dos quatro dias de evento.

A quantidade de novidades presentes no Expo Center Norte não decepcionou o pessoal que decidiu aproveitar o feriado para conferir alguns dos próximos lançamentos que chegarão ao mercado em breve. Afinal, quem não queria se acotovelar um pouco nas filas para experimentar, em primeira mão, aquilo que Sony, Microsoft e Nintendo tinham a oferecer? Sim, as três gigantes estavam presentes e não economizaram no material apresentado.

Finalmente a Brasil Game Show alcançou o nível dos grandes eventos internacionais.

A trindade dos gamesAs três grandes fabricantes em um só lugar
É claro que, dos diversos estandes disponíveis no Expo Center Norte, foram as três grandes que roubaram a cena. Afinal, como ficar indiferente às grandes novidades que Sony, Microsoft e Nintendo trouxeram para o maior evento de games do país? A quantidade de conteúdo inédito foi grande e o público saiu satisfeito com o que viu e testou.

O pontapé inicial da Sony

A fabricante do PS3 não só trouxe jogos em seu painel como reservou um momento para fazer anúncios direcionados ao país. Assim como no ano passado, a empresa focou seus esforços na localização de seus títulos para o nosso idioma. Lançamentos como PlayStation All-Stars Battle Royale, LittleBigPlanet Karting e Wonderbook: Book of Spells são apenas alguns exemplos que títulos que chegarão com áudio e legendas em português.

E o aguardado God of War: Ascension não só chegará com um idioma mais acessível como também trouxe outra grande novidade ao jogador brasileiro. Conforme apresentado pelo vice-presidente do PlayStation na América Latina, Mark Stanley, um concurso vai permitir que um jogador vá até os estúdio da Sony e empreste sua voz a um dos personagens do game.

Outros grandes anúncios também foram feitos durante a conferência, como a edição especial do PlayStation 3 Super Slim no Brasil e o fato de o Cross-Buy de PlayStation All-Stars Battle Royale também ser válido por aqui.

Perdeu alguma novidade? Então confira o que mais rolou na apresentação:

Já no estande, as novidades giravam em torno desses títulos. Como a Brasil Game Show é um evento voltado para o público, isso significa que as empresas se esforçaram em trazer conteúdos já anunciados para os jogadores. No caso da Sony, tínhamos as demonstrações do novo God of War e partidas de PlayStation All-Stars Battle Royale rolando o dia inteiro. As pessoas ainda puderam tirar suas dúvidas sobre o estranho Wonderbook e tirar uma foto com uma estátua em tamanho real de Kratos.

Confira alguns dos games que testamos por lá:

Além disso, ainda conversamos com Glauco Rozner, gerente do PlayStation no Brasil, que falou um pouco dos planos da empresa para o Brasil. Embora sem grandes novidades em relação ao Vita para o mercado nacional, Rozner comemorou a boa recepção do PS3 Super Slim no país e acabou com as esperanças de quem queria o modelo de 500 GB, uma vez que a companhia decidiu priorizar apenas o de 250 GB por considerar o tamanho o suficiente.

Os exclusivos da Microsoft

Como era de se esperar, a Microsoft também não decepcionou. Assim como no ano passado, a empresa decidiu focar seu estande em seus principais exclusivos, deixando os fãs do Xbox 360 loucos para conferir todas as novidades em primeira mão. Afinal, quem não quer testar Halo 4 antes de todo mundo?

É claro que o retorno de Master Chief deixou muita gente enlouquecida, mas não foram as únicas atrações, já que ainda tinha Dance Central 3, Fable: The Journey e Forza Horizon esperando os jogadores para conferir o que há de novo. E em relação a este último, não podemos deixar de citar o carro de corrida que estava exposto e que serviu de cenário de muitas fotos ao longo dos quatro dias de evento.

Confira as prévias exclusivas que trouxemos de lá:

Quem também estava no estande era Guilherme Camargo, gerente da marca Xbox no Brasil, e batemos um papo rápido com ele sobre os planos da Microsoft para o país. Ele antecipou que o aguardado Halo 4 estará disponível nas lojas nacionais na mesma data do lançamento internacional, algo que ele diz ser uma grande vitória para os jogadores. E, como não poderia deixar de ser, ainda comentou os rumores sobre o “Xbox 720”. Será?

A estreia do Wii U no Brasil

Porém, de todos os estandes, o que mais atraiu o público foi o da Nintendo. Também pudera, já que todos queriam conferir a primeira aparição pública do Wii U em terras tupiniquins. Faltando pouco mais de um mês para o lançamento internacional do console, muita gente queria saber o que a “Big N” tinha para oferecer, além de ter a honra de ser um dos primeiros brasileiros a conferir a novidade.

Não é a toa que a fila em torno do painel era enorme. Jogos como New Super Mario Bros. U e ZombiU eram as principais atrações, com Nintendo Land e Assassin’s Creed 3 ao lado para mostrar algumas das diferentes funcionalidades do aparelho. Reza a lenda que tinha alguns 3DS para o pessoal jogar, mas todo mundo estava tão encantado com o novo sistema que poucos viram o portátil.

Perdeu alguma de nossas prévias? Veja o que rolou enquanto você descansava no feriado:

E para quem estava ansioso para saber sobre a vinda do Wii U, fomos conversar com gerente de marketing da Nintendo America, Mark Wentley, para tirar algumas dúvidas sobre a data e o preço do console no Brasil. Segundo ele, ainda é cedo para falar sobre isso, mas a Big N quer trazê-lo o quanto antes para cá.

Muito mais jogosOutros estandes que conquistaram o públicoApesar de Microsoft, Nintendo e Sony figurarem como as principais atrações da feira, a Brasil Game Show ainda contava com outros estandes de peso, com jogos que disputavam a atenção do público a cada momento. Qual escolher: Assassin’s Creed 3 ou Call of Duty: Black Ops 2? Uma dúvida crucial e que fez muita gente ficar sem saber para onde ir.

O fato era que a quantidade de jogos era impressionante, incluindo alguns títulos que vão chegar ao mercado somente nos próximos meses. É claro que tínhamos alguns jogos já lançados — que serviam para entreter quem não estava querendo enfrentar as filas, mas não pretendia ficar sem jogar nada —, mas as grandes estrelas da BGS eram os games futuros.

Confira alguns dos games que estavam rolando por lá e que deixaram muita gente empolgada:

Aproveitamos os momentos entre um teste e outro para conversar com alguns dos grandes nomes da indústria que estavam por lá. É o caso de Philippe Ducharme, um dos produtores de Assassin’s Creed 3, que não apenas comentou sobre o novo game como trouxe algumas informações bem interessantes. A primeira é que a Ubisoft sempre conduziu a história de Desmond para levá-la até o dia 21 de dezembro de 2012, o tão temido fim do mundo. Será que os Pieces of Eden têm algo a ver com o apocalipse maia?

Ducharme também prometeu uma surpresa especial para os jogadores brasileiros. Será um indício de que Assassin’s Creed 4 acontecerá em nosso país?

No estande da Activision, conversamos com Dave Freeman e Ryan Scott, vice-presidente de vendas e gerente de produto, respectivamente, para falar sobre os planos da empresa para o mercado nacional. É claro que Black Ops 2 foi o centro das atenções da entrevista e soubemos que o game chegará totalmente em português. Uma excelente notícia para os fãs da série.

O Brasil das conferênciasQuem disse que isso só acontece lá fora?
Para quem acha que a Sony foi a única a realizar uma conferência durante a Brasil Game Show, saiba que outras empresas aproveitaram a feira para chamar os jornalistas e apresentar suas novidades. A Electronic Arts, por exemplo, destacou sua divisão Mobile para apontar algumas das estratégias futuras, como um foco maior do Origin para os jogos Free 2 Play e com conectividade com outras plataformas, como o iOS.

Já a Warner não trouxe muitas novidades, se limitando a revelar que F1 Race Stars será lançado em português e a oferecer um bate-papo entre Tiago Leifert e Caio Ribeiro, comentaristas da versão nacional de FIFA 13. De resto, a empresa apenas apresentou alguns dos seus próximos jogos.

Porém, o que realmente todo mundo queria ver era a coletiva de imprensa com Katsuhiro Harada, criador da série Tekken. É claro que ele aproveitou a oportunidade para falar de Tekken Tag Tournament 2, mas deixou escapar algumas curiosidades que poucos sabiam. Exemplo disso é a grande curiosidade que ele sempre teve em relação à capoeira e que isso foi muito bem representado em Cristie Monteiro, personagem que Harada diz ser uma das populares da série. Ele ainda brincou dizendo que achava ter exagerado no visual da moça, mas viu que as brasileiras fazem jus ao que ele propôs.

Além disso, o criador da franquia explicou que várias ideias absurdas surgiram ao longo do desenvolvimento e que, além dos animais bizarros que apareceram até agora, ele cogitou colocar até mesmo um avestruz no elenco, mas que decidiram vetar a ideia com medo que o público não aceitasse isso muito bem.

O público também é atraçãoQuando as pessoas também se destacamCom mais de 100 mil pessoas passeando pelos corredores do Expo Center Norte nos quatro dias de Brasil Game Show, era óbvio que os jogos não seriam as únicas atrações. Vários cosplayers apareceram no evento e chamaram a atenção dos fãs que viram seus heróis entre um estande e outro.

O Amoroso ao fundo não entra na cota de beldades da BGS.
É claro que eles não foram os únicos a puxar a atenção do pessoal. As beldades também roubaram a cena. Sejam as belas moças fantasiadas de heroínas ou as modelos que ocupavam os painéis, todas deixaram os marmanjos apaixonados.

Cansou de jogar? Pois tem muito mais

Para quem foi à BGS e se cansou de jogar ou não teve coragem para encarar as filas, ainda restaram algumas opções do que fazer. Como já é tradição no evento, uma exposição com as diferentes gerações de consoles estava à mostra para que o público acompanhe a evolução da indústria de maneira mais prática e visual — além de permitir que o pessoal mais novo conheça algumas das relíquias que passaram por nossas TVs.

Além disso, ainda tivemos várias competições rolando nos quatro dias de Brasil Game Show. Seja em um torneio de League of Legends ou com o campeonato oficial da Capcom em comemoração aos 25 anos da série Street Fighter, não faltou adrenalina para quem queria sentar e apenas conferir o quebra-pau mais sério.

TecMundo Games mais presenteUma cobertura mais intensa

Não foi apenas a Brasil Game Show que cresceu em 2012. A cobertura do BJ no maior evento de games da América Latina acompanhou a tendência e também ampliou sua cobertura, trazendo até mesmo um estande na feira e uma equipe maior para acompanhar todas as novidades e não perder nada. Isso sem falar, é claro, da oportunidade que muita gente teve de conhecer e trocar uma ideia com Danilo Amoroso, o apresentador do Checkpoint.

Mesmo que você não tenha ido à BGS, saiba que todas as principais notícias chegaram para você, seja pelo site ou pelos vídeos que a todo instante surgiam em nosso canal no YouTube. Em relação ao ano anterior, a quantidade de novidades apresentadas foi incomparável.

Então o que esperar do ano que vem? Difícil dizer, só sabemos que estaremos lá e esperamos encontrá-lo para jogar ou simplesmente bater um papo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.