O melhor da gamescom 2012

6 min de leitura
Imagem de: O melhor da gamescom 2012

Os números da gamescom 2012 realmente impressionam. Foram 600 expositores espalhados por 140 mil metros quadrados — 15% maior do que no ano passado, portanto. Quem apareceu em Colônia (Alemanha) trazia bagagens de um entre 83 países — foram 71 na última edição. Tudo isso, naturalmente, para conferir em primeira mão uma das feiras que mais movimentam a atual indústria do entretenimento.

Embora a gamescom venha sempre com certa aura de “raspa de tacho” — sempre ficando com o que “restou” da E3 (Electronic Entertainment Expo) —, fato é que muita coisa ali realmente conseguiu atrair os holofotes. Sim, mesmo com a controversa ausência da Microsoft, da Nintendo e da SEGA.

Coberturas de conferências:

Afinal, se a presença de Half-Life 3 não passou de um rumor maldoso, o PlayStation Vita apresentou novo gás, Remember Me ajudou a levantar a moral da Capcom e The Last of Us mostrou que realmente merece entrar para a lista dos mais aguardados. Além disso, a “ocidentalização” de Devil May Cry já não parece algo assim tão preocupante, Crysis 3 apareceu com um dos melhores modos multiplayer dos últimos tempos... E por aí vai.

Dessa forma, entre demonstrações, stands de jogatina e anúncios de derrubar o queixo, vamos ao que realmente chamou a atenção durante a última edição da gamescom 2012.

Sony: evitando previsões fúnebres e ditando tendênciasUm novo fôlego para o PS Vita e novidades para o Wonderbook

  • PlayStation Vita

A Sony parece realmente empenhada em salvar o bom nome do Vita de várias previsões agourentas. De fato, a gamescom 2012 deu mostras claras do esforço contínuo da companhia para atrair third parties (desenvolvedoras independentes) para o lado do portátil.

Entre os softwares que podem mudar a opinião de muita gente sobre o sistema (ainda cambaleante), vale mencionar Killzone Mercenary. Trata-se de uma abordagem que, de acordo com os produtores, “somente é possível no PlayStation Vita”.

Isso para não falar em Tearaway. Dos mesmos criadores de LittleBigPlanet, o game vai levá-lo por uma aventura através de um mundo de papel — sim, isso realmente se parece com uma proposta da Media Molecule.

Por fim, olhando pelo lado dos “serviços”, os títulos para PS One adquiridos via PlayStation Network finalmente tiveram sua “portabilidade” confirmada para o aparelho (algo que deve ocorrer ainda neste mês). Além disso, a empresa ainda utilizou LIttleBigPlanet para demonstrar o intrigante esquema Cross Controller.

  • Wonderbook

Ok, é verdade que, durante a E3, o Wonderbook conseguiu apenas coletar aplausos minguados e alguns bocejos. Mas não se pode dizer que a Sony não trabalha atualmente para reverter essa primeira impressão cinzenta. Durante a gamescom, surgiram promessas de capítulos para uma literatura interativa.

Fonte da imagem: Divulgação/SonyHouve um anúncio, inclusive. Trata-se de Digg’s Nightcrawler, espécie de conto policial voltado para o público infantil. Com cara de filme noir, a história mostrará as investigações de uma mistura entre verme e detetive na tentativa de solucionar o crime que envolve a queda de Humpty Dumpty de cima do muro.

Há também Walking with Dinosaurs, abordagem educacional que deve colocar os pimpolhos para interagir com os imensos répteis (sem riscos, é claro). Por fim, foi deixada ainda a promessa vaga de que a Disney anda interessada no novo formato, e também novos conteúdos do “Harry Potter wannabe”, Book of Spells, ganharam o palco.

Oculus Rift marcou presençaOs “óculos de John Carmack” impressionamPara quem ainda não conhece, Oculus Rift é um projeto levado ao Kickstarter, sendo uma espécie de gaming headset que pretende tornar a sua experiência ainda mais imersiva — cujo ponto alto, inescapavelmente, é o apoio entusiasmado da lenda John Carmack. Bem, o aparelho foi levado à gamescom em uma versão mais leve, embora ainda com a mesma resolução dividida para cada olho (640x800). Algo que ainda deve dar o que falar, certamente.

Fonte da imagem: Reprodução/KickstarterGames, games e mais gamesConfira os títulos que mais derrubaram queixos durante a gamescom 2012

  • Remember Me

Eis algo realmente inusitado. O Anúncio de Remember Me não apenas chamou a atenção de todos os presentes, como ainda foi uma bela oportunidade para que o público esquecesse algumas derrapadas da Capcom relacionadas a DLCs e toda aquela controvérsia.

Trata-se aqui de um universo futurista com elementos de Mirror’s Edge, Beyond Good & Evil e até mesmo de Heavy Rain. Em uma Paris futurista, uma enorme empresa, a Memoreys, oferece a possibilidade de instalar novas memórias e remover outras da população — trata-se, em suma, de um mercado de lembranças. É nesse contexto que a controversa protagonista Nilin aparece — com seus métodos do tipo "se funcionou, tudo bem". Vale a pena conferir.

  • Far Cry 3

Uma ilha enorme. Todo um imenso playground para justificar o belo retorno de Far Cry com sua terceira edição. Far Cry 3 apareceu com várias novas possibilidades de exploração, incluindo certo “feeling” à la Assassin’s Creed. Há ainda várias missões secundárias envolvendo caçadas, assassinatos, perícia ao volante e por aí vai.

  • Dishonored

Dishonored já chama a atenção há algum tempo. Embora o conteúdo levado à gamescom  2012 não fosse além de uma missão single player bastante típica, a alta qualidade da experiência atraiu olhares tanto do público quanto da mídia especializada. Será um futuro candidato a Jogo do Ano?

  • God of War: Ascension

Mais God of War, aparentemente, nunca é demais. Afinal, sempre tem mais deuses para se enviar para o pós-mundo. Ou não, já que se trata de um prequel, é claro. De qualquer forma, algumas boas imagens e os tradicionais sacos de pancada mitológicos marcaram presença durante a gamescom.

  • DmC: Devil May Cry

Então você ainda andava preocupado com a ocidentalização de Devil May Cry? Bem, vale esquecer certo “purismo” e conferir o que a Capcom anda fazendo com o novo Dante. O resultados não apenas são belos, como ainda provam que o ar ocidental trazido pela Ninja Theory pode mesmo trazer novo fôlego. Além disso, o personagem revelado durante a gamescom, Virgil (irmão de Dante), parece realmente interessante.

  • Resident Evil 6

Dizer que Resident Evil 6 chamou a atenção durante a gamescom 2012 é quase um “chover no molhado”. Mas, sim, o vídeo trazendo um pouco da jogabilidade com o emblemático Chris Redfield foi uma bela cartada da Capcom. Enfim, as mesmas cobras gigantescas (sem gracinhas, por favor) e os soldados da B.S.A.A. em uma versão estendida do que já havia sido mostrado.

  • Beyond: Two Souls

Mais Ellen Page? Ok, sem problemas. A gamescom 2012 trouxe novos detalhes sobre a captura de movimentos utilizada para Beyond: Two Souls. A impressão: uma boa proposta executada de forma cuidadosa. Vale a pena ficar de olho.

  • The Last of Us

Sim, The Last of Us precisava aparecer na gamescom. Não, realmente não foi revelada nenhuma novidade excepcionalmente relevante durante o evento. Mas a demonstração ainda atraiu bastante atenção, sobretudo pela bela montagem levada pela Naughty Dog para o palco.

  • Rain

Impossível não se surpreender com o belíssimo Rain. Em um universo lotado de armas superpoderosas e sujeitos com músculos definidos até na panturrilha, o games da Japan Studio trouxe um menino invisível durante a maior parte do tempo. A exceção? Pode-se vislumbrá-lo quando ele é banhado pela chuva.

Img_normal

  • Crysis 3

Crysis 3 trouxe para a gamescom não apenas uma sequência digna do belo legado da franquia, como também um dos modos multiplayer mais criativos dos últimos tempos. Afinal, o que pode ser mais estimulante do que atuar como um Hunter? Simples: experimentar o medo paranoico de ser perseguido por um...

  • Rayman Legends

Rayman realmente tem experimentado uma ótima retomada. Depois de Origins levar belas avaliações (quase uma unanimidade), agora foi Legends, novo exclusivo para o Wii U, que roubou a cena. Há de tudo: belos gráficos, jogabilidade utilizando as funções touch do GamePad etc.

  • Assassin’s Creed 3

Combates navais? Em Assassin’s Creed? Pode dar certo, é claro. Afinal, se AC II colocou um assassino para administrar sua própria vila... Por que não pegar no timão? Além disso, o trailer levado para a gamescom revelou uma beleza gráfica ímpar.

  • Hitman: Absolution

A gamescom 2012 foi uma boa ocasião para a Square Enix revelar o novo modo multiplayer de Hitman: Absolution, Contracts. Aqui você pode criar os seus próprios desafios, tendo por base as fases da campanha principal. Enfim, faça as regras, distribua desafios, coroe sua própria criação.

E, para você, qual foi o ponto alto da gamescom 2012? Naturalmente, entre inúmeros stands e propostas, a feira trouxe um banquete para todos os gostos. E que venha a próxima edição.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.