Coluna: o pesadelo das HD Collections

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Sempre gostei da ideia de reviver um game que foi importante para minha infância. Então, quando era anunciado o remake de algum título que eu conhecia, ficava muito animado para comprá-lo. Uma pena que isso agora é passado.

Antes, havia remakes que realmente traziam um game para a geração atual, como foi o caso de Metal Gear Solid: Twin Snakes ou mesmo da trilogia de Resident Evil – lançada para Gamecube. Agora, temos as malditas HD Collections.

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Não é preciso fazer uma comparação muito profunda entre um remake “de verdade” e uma coletânea em alta definição para perceber a diferença. Enquanto, no primeiro caso, os games realmente passam por uma melhora absurda, as coleções só criam uma versão em widescreen do que já existia.

É neste momento que muitos devem estar pensando: “Mas uma HD Collection é feita só para isso”. Sim, é verdade. E é exatamente aí que está o problema. Os remakes antigos não apenas melhoravam os gráficos, como também traziam novidades ao título, dando uma vida nova para ele. Já as HD Collections fazem apenas uma parcela disso.

Que pelo menos seja bem feito

Talvez fosse mais fácil aceitar essas coletâneas, se ao menos fossem feitas com o mesmo cuidado dos antigos remakes. Mas, infelizmente, isso está longe de ser verdade. Parece que os desenvolvedores desses jogos nem mesmo estão se dando ao trabalho de realmente adaptar o game ao console em que ele será lançado.

Um bom exemplo disso é o Prince of Persia Trilogy: a parte sonora, um dos pontos mais importantes do jogo, está repleta de defeitos. Conseguir entender a fala do personagem é um verdadeiro desafio, o que prejudica drasticamente a compreensão da trama.

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Está bem, nem sempre há como melhorar o som do título original, mas e quanto à jogabilidade? A coleção dos primeiros God of War, por exemplo, parece ter sido feita sem levar em consideração os gatilhos do PS3. Isso resulta em muitas experiências frustrantes caso você precise pressionar o R2 ou L2 rapidamente, já que a resposta dos botões é diferente.

Por fim, a quantidade de bugs e glitches parece aumentar drasticamente quando os games são portados para as coletâneas. Se antes você passava por pequenos problemas aqui e ali, agora é difícil ficar uma hora sem ocorrer algum erro bizarro.

O fim dos remakes?

Mas se as HD Collections são tão ruins, por que as empresas continuam lançando mais delas? O fato é que essas coletâneas são mais baratas, rápidas e fáceis de fazer do que um remake de verdade.

Além disso, elas trazem vendas quase garantidas: os saudosistas vão querer rever o que eles jogaram anos atrás. Já quem nunca teve contato com o título vai ser atraído pela ideia do “Leve 3 clássicos, pague 1”.

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Embora estejam longe de ter a mesma qualidade de um remake “das antigas”, é quase certo que, em um futuro próximo, as HD Collections vão dominar esse mercado. E, então, a possibilidade de ver nossos jogos favoritos com algumas melhorias não passará de um mero sonho.

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