Como o mercado está se preparando para o lançamento de GTA 5?

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Desde o início de agosto, o publicitário Thiago Ferreira, 21, conta nos dedos o tempo que falta para a chegada do dia 19 de setembro. Como um dos milhares de fãs que cederam à expectativa em torno do lançamento de Grand Theft Auto V, ele decidiu realizar a pré-compra do game e, com isso, garantir sua cópia o quanto antes.

“Não tenho medo que o jogo acabe, mas não queria esperar até que as lojas que frequento o recebessem, então decidi pegar antes pela internet pela praticidade”, conta o publicitário, que está com sua versão nacional de GTA 5 garantida desde o último dia 18. “Vou receber o jogo no dia do lançamento e tudo o que vou precisar fazer é colocá-lo no video game”.

E, apesar da ansiedade, Ferreira não é o único a esperar por este retorno a Los Santos. O novo game da Rockstar vem sendo enormemente aguardado desde seu anúncio, e cada nova informação liberada faz com que a expectativa em torno do título apenas aumente. E o estúdio sabe disso.

Tanto que, segundo dados liberados nesta semana, a produtora não economizou investimentos para fazer do game o projeto mais caro de toda a indústria, quebrando seu próprio recorde de US$ 100 milhões com GTA IV. E o custo de quase US$ 270 milhões parece não assustar a Rockstar, uma vez em que ela espera um total de nada menos do que US$ 1,5 bilhão em vendas em todo o mundo.

"Todas as nossas lojas estarão fechadas no dia 18/09 pelo fato de todos os nossos clientes estarem em casa jogando GTA V. E nossos funcionários também" (Reprodução/Kotaku)
Mas e no Brasil? O país já provou ser um grande apaixonado pela franquia e basta entrar qualquer loja, física ou online, para encontrar imagens do trio de protagonistas estampadas em algum lugar de destaque. Assim como o consumidor, o mercado também aguarda ansiosamente a chegada do novo GTA.

As razões para isso são simples. De acordo com o proprietário da loja ShopB, Gabriel Bollico, o novo Grand Theft Auto não é apenas o jogo mais esperado do ano, mas de toda a geração. “GTA é um jogo que mexe não apenas com os jogadores tradicionais, mas também com aquelas pessoas que jogam apenas de vez em quando, mas que já conhecem a série”, explica o lojista que diz nunca ter visto um fenômeno semelhante até hoje. “Qualquer pessoa se diverte com ele”.

E é exatamente por conta de toda essa movimentação que lojas como a ShopB começaram a organizar uma grande operação para não deixar o consumidor na mão. Tanto que Bollico garante que, além da Ecogames — a distribuidora oficial da Rockstar no Brasil —, ele já garantiu mais algumas cópias com outros fornecedores para evitar que o jogo desapareça do mercado pouco depois do lançamento.

E não se trata de uma preocupação exclusiva de lojas de pequeno ou médio porte. Grandes nomes do varejo nacional, como a UZ Games, também aguardam com ansiedade a chegada do game e se prepararam para qualquer receber a alta demanda do consumidor. “Trata-se do maior lançamento do ano e sabemos que vai haver uma procura muito grande e, por isso, temos um pouco de receio de que a busca seja maior do que a produção”, explica o gerente de e-commerce da rede, Luiz Provazzi. “Ainda assim, não acredito que vá faltar jogo”.

Também pudera. Segundo Provazzi, a UZ Games já se preparou até para o final do ano, o que garante a reposição rápida caso alguma loja fique sem o game.

E a Ecogames reforça a ideia de que não há motivos para os lojistas esquentarem a cabeça. De acordo com o gerente de produto sênior da empresa, Ricardo Silva, a companhia está ciente de que esta se trata do maior lançamento de jogo que o país já viu e garante que ela vem fazendo todos os preparativos necessários para que tudo dê certo na chamada “Operação GTA”.

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Segundo Silva, a distribuidora sabe que, por ser algo sem precedentes, é preciso se preparar. Tanto que ele afirma que a Ecogames está desde o começo do ano em contato com lojistas e transportadoras para se certificar de que tudo dará certo em todos os níveis do processo logístico. “É claro que as expectativas em torno do jogo estão lá em cima, mas as lojas sabem a capacidade do mercado e estão se preparando para isso. Além disso, a produção local vai ajudar a compensar qualquer eventualidade”, completa.

E, apesar de a distribuidora não informar o total de unidades que deverão ser enviadas para o varejo de todo o país, fontes não oficiais afirmam que esse número deve girar em torno dos 400 mil. Ainda assim, Bollico decidiu pecar pelo excesso.

Até o momento ele encomendou mais de 1.500 unidades de GTA 5 nas duas plataformas e ainda quer aumentar o estoque até a data do lançamento. Como a expectativa é vender uma média de 2 mil unidades nos três primeiros meses — o dobro do que aconteceu com The Last of Us, o último grande sucesso do mercado —, o ideal é se precaver. “Não apenas a ShopB, mas todas as lojas do ramo sabem da procura e estão todas bem preparadas para isso”, conclui.

Termômetro

Enquanto o jogo não chega, o principal termômetro que ajuda as lojas a medirem a empolgação do consumidor com um jogo são as pré-vendas. E é claro que GTA 5 não decepcionaria.

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Ricardo Silva já comemora os bons resultados desse período que antecede o lançamento oficial. Segundo ele, já são mais de 20 mil unidades reservadas em lojas oficiais de todo o país, o que coloca o game da Rockstar no páreo pela liderança. “Esperamos que, ainda nesta semana, ele supere Call of Duty e seja o jogo com mais pré-vendas da história do país”, conta o gerente de produto da Ecogames.

E, se depender da UZ Games, esse marco já foi quebrado. Segundo Luiz Provazzi, o último título da série bélica foi desbancado e a diferença em relação ao novo Grand Theft Auto já é de 22% — um índice que ainda deve aumentar ao longo desta semana.

Isso porque os dias que antecedem o lançamento em si são os de maior procura pela pré-compra, garante Gabriel Bollico. Apesar de contar com apenas 500 pedidos de reserva, o proprietário da ShopB vê o desempenho inicial com bastante otimismo. “O brasileiro não tem o costume da pré-venda e ainda tem receio de comprar antes e receber só depois. Experiências passadas com atrasos ainda o afastam”, explica Bollico, que ainda relembra das dores de cabeça que acompanharam os constantes adiamentos da Sony com Uncharted 3 em 2011.

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O resultado disso é que, segundo ele, muitas pessoas vão à sua loja e pedem para serem informadas quando o produto chegar em vez de fazer a reserva propriamente dita. Casos como o do publicitário Thiago Ferreira ainda são exceções.

“Quando esse tipo de coisa acontece, o consumidor imediatamente culpa o lojista”, explica Bollico. “No entanto, toda loja especializada sempre está preparada para o envio. A parte mais demorada é a elaboração da nota fiscal, e isso é feito cerca de dois dias antes do envio do produto. Assim que o produto chega para a gente, ele já é enviado”.

E, se depender da Ecogames, o jogador brasileiro pode ficar tranquilo quanto ao lançamento para o dia 19 de setembro. “Sabemos da importância e das expectativas com GTA 5, então estamos realizando uma operação para fazer o jogo chegar às lojas de todo o país e não apenas nos grandes centros”, explica o gerente de produto da empresa.

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É claro, contudo, que sempre há algumas dificuldades — principalmente em áreas mais distantes —, o que pode fazer com que o transporte demore um pouco mais do que o esperado. Ainda assim, Silva afirma que esses atrasos deverão ser pontuais e que não será preciso esperar mais do que um ou dois dias para ter o game em mãos caso eles aconteçam.

O gerente de e-commerce da UZ Games explica que, para que isso possa acontecer, todos os departamentos da rede estão se dedicando ao jogo. A ideia é que fazer com que todas as suas lojas já estejam com o disco um dia antes do lançamento para facilitar a entrega para quem fez a pré-compra e também para aqueles que deixaram para última hora.

Mas e para quem fez o pedido pela internet? Provazzi explica que, nesses casos, a espera pode ser um pouquinho maior, indo de um dia útil para as capitais a um pouco mais para outras cidades. A razão para isso é simples: restrições da Rockstar. “Temos um contrato com a empresa que nos impede de entregar o jogo antes do dia 19. Como trabalhamos com transportadoras, não podemos correr o risco de elas anteciparem o pedido e quebrarem esse acordo”, explica o gerente, que garante que os fãs não terão de se preocupar com grandes atrasos.

O digital influencia?

Diante de tudo isso, é natural imaginar que a expansão do serviço digital da Sony e da Microsoft tragam consequências diretas no número de vendas. No entanto, isso parece não ser bem uma verdade aqui no Brasil.

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Apesar de o game chegar à PSN dois dias antes do lançamento nacional e a um preço um pouco mais acessível — via download em serviços internacionais, o game custa cerca de R$ 137, enquanto as lojas estão cobrando entre R$ 170 e R$ 199 na edição física —, ainda há uma resistência ao formato. “O pessoal não se acostumou e ainda prefere a caixinha, apresar do preço”, conta Bollico.

Além disso, a qualidade da internet no Brasil também não colabora. Como as conexões de alta velocidade ainda não são tão populares, muita gente vê isso como uma barreira para a compra digital e se volta para a velha capinha plástica.

Tanto que Luiz Provazzi conta que a possível busca dos jogares pelo game na PSN ou na Live não chegou a influenciar a expectativa de vendas da UZ Games. “Uma ou outra venda a gente perde, mas nada muito significativo. O total de pessoas que podem preferir o digital deve ficar abaixo dos 5%”.

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