Análise: GTA Online traz diversão pela metade [vídeo]

9 min de leitura
Imagem de: Análise: GTA Online traz diversão pela metade [vídeo]

Videoanálise

Desde que anunciou GTA Online, a Rockstar deixou claro que seus planos com o universo multiplayer eram grandiosos e ousados. Não se tratava apenas de um modo para Grand Theft Auto V, mas de algo maior. Era quase como uma plataforma independente, com um quê de MMO, que poderia crescer, evoluir e caminhar sozinho. Algo diferente e promissor.

No entanto, quanto maior a promessa, maiores os riscos. E, no caso de GTA Online, o preço pago por toda a expectativa criada foi bem alto. Os primeiros dias após o lançamento da novidade foram bem caóticos, com servidores inacessíveis, dificuldade de conexão e mais uma série de problemas que irritavam os jogadores que queriam se divertir ao lado de seus amigos.

No entanto, muitas tentativas e doses extras nos deixaram explorar Los Santos também no modo multiplayer e, apesar de todas as falhas, a ideia de recriar a experiência típica da série no ambiente online funciona muito bem e mostra que, apesar de todas as dores de cabeça iniciais, a diversão ainda fala mais alto.

AprovadoDiferente no DNA

A ideia da Rockstar de trazer algo diferente é sentida logo nos primeiros minutos de jogo. O sistema de criação de personagem de GTA Online chama a atenção por fugir daquilo que outros títulos do gênero oferecem. Esqueça as pequenas edições visuais, pois a ideia aqui é ir um pouco mais além para criar algo novo.


Para dar vida ao seu “herói”, você deve definir, primeiramente, seus antepassados. Pode parecer estranho imaginar qual a relação de seus avós e pais na forma como você controla seu personagem — tanto que, em um primeiro momento, tudo parece bem confuso —, mas bastam alguns minutos de testes e experimentações para perceber o quanto esse novo recurso torna tudo particular.

As várias combinações fazem com que os traços do indivíduo criado sejam quase que únicos. Isso porque a ascendência vai fazer com que você tenha um determinado leque de possibilidades na hora de editar o visual que certamente outros jogadores não terão.


Outro ponto é a distribuição dos pontos de atributos. Em vez de determinar no que você quer ser bom, seu objetivo é definir como será o estilo de vida do personagem. Alguém que vai mais para a farra do que realiza atividades físicas terá muito mais habilidades com armas do que resistência — e vice-versa. Novamente, o resultado ideal surge após uma série de tentativas, principalmente quando esse estilo influencia também no comportamento e na forma de se vestir do protagonista.

Bem-vindo a Los Santos

Ao contrário de muitos modos multiplayer, GTA Online conta com uma pequena história que, apesar de bem rasa, ajuda a criar um ritmo ao conteúdo apresentado e engaja o jogador com mais facilidade. Seu personagem é um pequeno bandido que acaba de chegar a Los Santos e, logo de cara, é apresentado ao submundo do crime. Na busca por novas oportunidades, ele precisa executar pequenos serviços aqui e ali para criar sua reputação e ganhar mais dinheiro.

Trata-se de um conceito simples, mas que funciona, principalmente com a presença de personagens que vimos ao longo de toda a campanha de GTA V. Nomes como Lamar, Lester e Simeon dão as caras a todo o momento pedindo pequenos favores em troca de fama e grana.

Img_normal
E é aí que GTA Online realmente de destaca. Esse universo multiplayer se divide em dois grandes momentos. O primeiro são as missões, que, apesar de ainda sofrerem com a falta de variedade, conseguem empolgar por trazer desafios criativos e com todo o ritmo e dinâmica típicos da série.

A todo o momento você recebe uma mensagem de algum NPC oferecendo algum tipo de serviço, seja para roubar um carro ou eliminar algum traficante rival em outro bairro. O melhor de tudo é que você pode executar essas tarefas tanto sozinho quanto ao lado de outros jogadores, o que torna ainda mais divertido.

No caso da experiência cooperativa, o destaque fica por conta da divisão de tarefas. O segredo do game está exatamente em fazer com que todos trabalhem em equipe para otimizar os esforços e finalizar o serviço sem grandes problemas. Dividir as tarefas é algo básico e que torna tudo bem mais realista e interessante.

Img_normal
Outras missões oferecem desafios mais variados, podendo até mesmo separar os jogadores em dois grupos, unindo o co-op com algo mais competitivo. Em determinado momento, por exemplo, você mais um aliado devem eliminar um executivo que está sendo escoltado por outros dois jogadores, criando uma dinâmica diferente daquela que estamos acostumados a ver.

O outro grande momento de GTA Online é exatamente aquele que antecede as missões em si. Afinal, o que todos esperam de um modo multiplayer da série é a imensidão do mapa para ser explorada. E é exatamente isso o que acontece, já que você tem toda a área de Los Santos para ser vasculhada ao lado de seus amigos e comparsas.

E, como você nunca está sozinho, isso torna as coisas ainda mais intensas. Cada sessão pode conter até 16 jogadores e, apesar de o matchmaking sempre colocar você ao lado de conhecidos, sempre há a chance de um grupo desconhecido estar por perto. E é aí que as coisas ficam intensas. Afinal, essa pessoa é alguém que quer fazer uma aliança, uma pessoa só querendo seguir seu rumo ou um maluco prestes a atacá-lo? Não há como saber até o último momento.

Img_normal
Se GTA sempre foi caos e desordem, tente imaginar como fica isso quando há mais 15 pessoas tão insanas quanto você espalhadas por aí. Não é à toa que sempre há um tiroteio acontecendo e viaturas da polícia cortando o cenário a todo o instante.

E, além dessa bagunça entre jogadores, o vasto mapa do online ainda traz uma grande quantidade de outras missões. São partidas do Deathmatch — individual e em equipe — e corridas nos mais diferentes cenários, assim como outros mini games, como queda de braço e partidas de tênis. Assim como havia sido prometido, boa parte daquilo que a campanha oferece, GTA Online reproduz muito bem.

Sempre perto

Como mencionado, o matchmaking de GTA Online funciona muito bem e sem que você tenha de esquentar a cabeça com configurações. Ele sempre vai tentar colocá-lo ao lado de seus amigos e membros de seu comando, o faz com que você esteja sempre por perto de quem realmente importa.


Isso torna a jogatina inteira muito mais divertida. A Rockstar deixou bem claro que é você quem define quem vai participar de suas sessões e é realmente isso o que acontece. Até mesmo nas missões com poucos jogadores é você quem define quem vai estar. É possível convidar apenas membros da Crew ou indivíduos específicos, deixando tudo do seu jeito.

O sistema de comandos também funciona muito bem. Apesar de ser um pouco incômodo depender de uma plataforma externa para gerenciar tudo isso, ter um grupo pré-definido para atuar — com direito a emblema e tudo — deixa as coisas bem mais pessoais e próximas, além de garantir pontos de experiência extra.

ReprovadoIncompleto

Apesar de todo mundo só reclamar dos vários problemas envolvendo os servidores da Rockstar, a verdade é que GTA Online conta com muitas outras falhas que não só deixam o jogo menos divertido como nos dão a sensação de que ele ainda não estava pronto para ser lançado.

A começar pela própria Los Santos, que está nitidamente mais vazia e menos interessante. Na campanha, a cidade é enorme e repleta de detalhes e coisas acontecendo, mas nada disso acontece no multiplayer. Passear pela versão online do local é como andar por uma cidade-fantasma, já que há pouquíssimos carros pelas ruas e apenas um ou outro pedestre caminhando pelas calçadas.

Img_normal
Isso mata boa parte da graça daquilo que caracteriza GTA. E, mais do que quebrar a experiência, isso traz problemas à jogabilidade, já que é muito comum você acabar parando em uma área isolada e perder muito tempo correndo no meio do nada até encontrar um carro qualquer que possa levá-lo à civilização. Enquanto a campanha o convida a explorar cada canto do mapa, o multiplayer quase o força a permanecer no centro de Los Santos.

Além disso, esse vazio também afeta as formas de interação entre os jogadores e o ambiente. São poucas as opções de coisas para se fazer, principalmente quando as missões disponíveis são pouco variadas a ponto de tornar tudo bem repetitivo em pouco tempo. Bastam alguns minutos para que você perceba que tudo se resume a partidas de Deathmatch ou roubar carros, tanto que os próprios NPCs se confundem e mandam serviços já executados para seu celular.

O número de estabelecimentos também é nitidamente reduzido. Há uma ou outra loja de roupas ou tatuagens, mas nada significativo. Para quem quer fazer algo um pouco mais diferente, é possível encontrar uma loja de conveniência para assaltar, mas nada que traga variedade ao jogo.

Img_normal
Tudo isso nos faz pensar que GTA Online ainda não está completo. Sabemos que os planos da Rockstar envolvem ampliar esse universo e trazer novos recursos, como a criação de missões, mas o que foi apresentado inicialmente mais parece um fragmento do todo do que uma experiência introdutória no mundo multiplayer da série. Ao que parece, o estúdio quis pegar carona no sucesso de GTA V e trouxe algo inacabado para fazer volume, barulho e dinheiro.

Tanto que até mesmo a qualidade visual elogiada na campanha se perde por aqui. O jogo está consideravelmente mais feio e mal acabado, sendo repleto de problemas gráficos e de desempenho. A modelagem dos personagens retrocedeu, o nível de detalhes caiu e a quantidade de pop-ins e outros erros bobos multiplicou. Isso sem falar dos bugs, loads intermináveis e todos os problemas de conexão que dificultam o fato de o jogador de começar sua vida criminosa.

Vale a pena?Se você chegou até aqui nesta análise, deve ter reparado que ela está um pouco diferente daquela que costumamos fazer aqui no BJ. Afinal, onde está a nota? Acontece que GTA Online é uma proposta bem diferente daquela que sempre vemos. Ele ainda não se decidiu se é parte de GTA V ou algo maior, então decidimos não associar os dois produtos neste primeiro momento — além da própria ideia de que o ambiente multiplayer está em constante evolução e aprimoramento.

Mas o que realmente vale ressaltar é que GTA Online ainda não está à altura daquilo que a campanha nos apresentou. É claro que é possível se divertir e identificar o potencial presente ali, mas a Rockstar ainda tem muito o que melhorar para atingir nossas expectativas e nos fazer esquecer esse fiasco inicial. Ele empolga, mas você sente que ele poderia ser muito maior.

Img_normal
Como mencionado, a sensação é de que se trata de algo ainda pela metade. Quem sabe, com as futuras atualizações, o game se torne mais completo e atraente. A base para isso existe, só falta acontecer. Talvez, se o jogo tivesse ficado em produção por mais algum tempo, ele pudesse ser bem melhor.

No fim das contas, GTA Online chama a atenção mais por seus erros do que por seus acertos. É claro que se juntar a seus amigos para organizar um assalto ou simplesmente explodir coisas pela cidade é algo que nos faz relevar algumas dessas falhas, mas é inegável que a Rockstar se precipitou com o lançamento, principalmente após todas as promessas que nos foram feitas.

Se os problemas ajudavam a tornar a campanha mais divertida e atraente, no multiplayer isso apenas quebra o interesse e deixa claro que, até agora, a novidade ainda não mostrou para o que veio.

GTA Online é o modo multiplayer de Grand Theft Auto V e está disponível a todos aqueles que já possuem o game — quando os servidores deixam, é claro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.