Tô Véio 004: Mega Drive, a fábrica de lendas de 16 bits da SEGA

1 min de leitura
Imagem de: Tô Véio 004: Mega Drive, a fábrica de lendas de 16 bits da SEGA

Tenho que confessar: este episódio do Tô Véio foi particularmente especial. O Mega Drive (Genesis) representou minha primeira incursão em um video game que trazia figuras distinguíveis como mais do que empilhamentos de bloquinhos — nada contra o bom e velho Atari 2600, naturalmente.

Além disso... Tinha aquele disco em cima! Como enriquecia o visual aquilo — embora não tivesse qualquer finalidade prática, tal e qual o dispositivo de ejeção do Nintendinho.

E o melhor: conseguimos um Mega Drive I, o “Primeirão”, “O Cara”. O próprio console que escreveu o parágrafo inaugural da página mais bem-sucedida da SEGA até hoje. O aparelho que viu Sonic The Hedgehog nascer e que, felizmente, desapareceu das prateleiras antes que pudesse ver o bom ouriço começar a falar coisas como “Cool!” ou “Awesome!”... Enfim, o próprio Mega.

É claro que, além de gastar algum tempo saltando com alguns dos personagens canônicos da indústria, também surgiram histórias sobre a própria trajetória do Mega Drive.

Em particular, sobre a enorme confusão de modelos: o Genesis é o Mega Drive e, basicamente, também o Mega Drive II. Entretanto, o Mega Drive III é, na verdade, o Genesis II... E o Genesis III — menor e sem suporte para SEGA CD — jamais foi lançado por aqui. Isso para não comentar todos os modelos lançados exclusivamente pela Tec Toy em território tupiniquim (com jogos na memória, portáteis, com cores diferentes etc.).

Mas valeu. Valeu por ter revisitado um dos lados daquele famoso ringue da era dos 16 bits — o que foi palco para uma das batalhas econômicas e marqueteiras mais acirradas da história da indústria do entretenimento. Valeu por revisitar um passado relativamente distante, relembrando os “velhos tempos” juntamente com os jogadores mais antigos e mostrando às novas gerações títulos que ainda têm muito gás para dar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.