Os problemas e luzes coloridas do PlayStation 4 (e algumas soluções)

5 min de leitura
Imagem de: Os problemas e luzes coloridas do PlayStation 4 (e algumas soluções)
Fonte da imagem: Divulgação/PlayStation

O lançamento do PlayStation 4 foi um sucesso. Com mais de 1 milhão de vendas apenas no primeiro dia, o console fez a alegria de muitas pessoas em todo o mundo. Da mesma forma, uma boa parcela desses tantos consumidores acabou saindo na pior.

Pois é, conforme muita gente já previa, os problemas da geração passada voltaram para assombrar os novos consoles. Muitas unidades vendidas no primeiro dia estão apresentando defeitos e há uma série de luzes (da morte) piscando que estão deixando a galera frustrada.

Recentemente, publicamos algumas notícias comentando sobre esses problemas, mas há consumidores que estão buscando mais do que simples informações. Hoje, vamos mostrar os principais inconvenientes do PS4 e as soluções que existem até agora.

1. Luz azul piscando

Problema

Ao ligar o video game, a luz azul (uma linha na parte superior do aparelho) fica piscando e não há sinal de vídeo enviado para a televisão. Conforme informação oficial da Sony, este problema acontece quando há incompatibilidade entre o console e a televisão, defeitos no disco rígido, defeitos na fonte de alimentação ou outros problemas de hardware.

Possíveis soluções

a) Atualize o firmware da sua televisão;

b) Verifique se o cabo HDMI não está com defeito;

c) Desligue o PS4 completamente (mantenha o botão Power pressionado por 7 segundos);

Fonte da imagem: Divulgação/PlayStation 4 Support

d) Confira se o cabo de força não está danificado;

e) Abra o video game e confira se o HD está devidamente conectado;

f) Se você tiver um disco rígido extra, tente trocar o componente;

g) Tente iniciar o PS4 no modo de segurança (quando o PS4 estiver desligado, mantenha o botão Power pressionado por 7 segundos e solte-o depois de ouvir dois bipes).

Fonte da imagem: Divulgação/PlayStation 4 Support

Tente usar umas das opções (mostradas na imagem acima) para restaurar o console.

2. Luz vermelha piscando

Problema

O PlayStation 4 liga normalmente, mas, após algum tempo — às vezes, até mesmo antes de chegar ao menu ou durante a execução de um game —, a linha na parte superior do console começa a piscar na cor vermelha. Segundo o relato da Sony, esse sinal indica que há um problema de superaquecimento no produto.

Possíveis soluções

1) Não deixe o PS4 sobre carpetes, tapetes ou locais pouco ventilados;
2) Confira se a ventoinha do video game está funcionando (ela deve fazer um barulho alto e perceptível). Se não estiver operante, você deve procurar a assistência para consertar o defeito ou trocar seu produto;
3) Certifique-se de que o aparelho está posicionado na horizontal;
4) Investigue se não há nada tampando as saídas e entradas de ar;
5) Deixe o aparelho desligado por uma hora até que ele esfrie completamente;
6) Se nada funcionar, entre em contato com a assistência da Sony.

3. Disco preso (luz permanece acesa na cor branca)

Problema

O video game funciona perfeitamente, mas mantém o disco preso na unidade óptica. O problema pode acontecer durante a jogatina, porém só é notado quando o jogador tenta remover a mídia para inserir outra. Não importa quantas vezes o botão ejetar for pressionado, pois o disco não é removido.

Há casos em que o console permanece ejetando os discos automaticamente, impossibilitando a execução de qualquer jogo. Em outras situações, o drive de Blu-ray tenta ejetar um disco (e fica fazendo ruídos) mesmo que não haja uma mídia inserida.

Possíveis soluções

a) Caso um disco esteja preso e o seu video game esteja posicionado na horizontal, tente colocá-lo na vertical (apenas para remover a mídia). Depois que você conseguir retirar o Blu-ray, volte o console para a posição horizontal;

b) Se o primeiro passo não resolveu, você deverá desligar o console, remover o painel frontal e desparafusar o parafuso de ejeção (há instruções detalhadas com imagens no site da Sony);

Fonte da imagem: Divulgação/PlayStation 4 Support

c) Caso o aparelho continue prendendo os discos ou um dos outros problemas apareça no drive óptico, você deve enviar seu console para a assistência.

4. Luz laranja acesa

Problema

Caso a linha na parte superior fique acesa na cor laranja ao desligar seu PlayStation 4, isso quer dizer que o video game entrou em nodo Standby. É importante notar que isto não é um problema do aparelho, mas apenas uma configuração que pode ser desativada.

Solução

a) Entre em Configurações e abra a opção “Configurações de Economia de Energia”;

b) Altere as opções do modo Standby dentro do item “Defina as funções disponíveis no Modo Standby”.

5. Barulhos de todos os tipos

Problema

Tem muita gente que acabou não tendo problemas com luzes, mas foi alertada sobre algum defeito    quando algum som diferente foi reproduzido. Alguns consoles estão vindo com problemas na ventoinha, a qual faz ruídos bem incomuns durante a reprodução de jogos e filmes. Há situações em que uma sirene (sim, é verdade!) começa a tocar.

Possíveis soluções

No caso de problemas com a ventoinha, algumas pessoas estão colocando pesos sobre o aparelho para evitar a folga que existe na ventoinha. Não é recomendado fazer isso, pois apesar de solucionar o ruído, os pesos podem acabar impedindo que a ventoinha funcione apropriadamente (o que resultará no superaquecimento do console).

Para evitar causar maiores problemas (e perder a garantia), a única solução é enviar o aparelho para a assistência.

6. HDMI com defeito

Problema

Algumas unidades do PS4 estão com portas HDMI defeituosas. Ao conectar um cabo, o conectar não entra totalmente, o que impede a transmissão de sinal e pode até danificar o conector. O problema está na entrada no console, que possui um pino fora do lugar.

Solução

Conforme o vídeo divulgado pela Kotaku, a solução é colocar o pino (que deve estar dobrado para cima) na sua posição normal. Para isso, basta usar um clipe de papel e puxar o pino para a posição original. Após efetuar este procedimento, você deve testar o console com um novo cabo HDMI. Se o defeito não for corrigido, entre em contato com a assistência.

7. Os problemas não acabam

Bom, infelizmente esses não são os únicos problemas que podem acontecer. Há pessoas relatando que o PS4 está causando choques (possivelmente por conta de uma falha na fonte de alimentação). Outros jogadores relatam que o console nem liga (pode ser algum defeito no processador ou em outros componentes vitais).

Infelizmente, essas unidades defeituosas estão incomodando muita gente, mas não há muito que fazer além de entrar em contato com a Sony e pedir o reparo do produto (a troca de unidades não deve ocorrer tão logo, pois há poucos aparelhos disponíveis). Se você ainda não comprou seu video game (seja um PS4 ou um Xbox One), talvez seja melhorar esperar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.