12 jogos perfeitos para quem tem pouco tempo [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: 12 jogos perfeitos para quem tem pouco tempo [vídeo]

Uma reclamação utilizada por muitas pessoas que passaram a evitar video games é o tempo necessário para terminar alguns jogos mais conhecidos. Afinal, para quem tem dificuldade de separar algum tempo para esta atividade, mesmo as relativas poucas horas de jogo que compõem as campanhas de games como Tomb Raider ou The Last of Us são demais.

Pensando nisso, nós decidimos organizar uma lista contendo alguns dos melhores jogos que podem ser terminados “em uma sentada” ou com sessões de jogo moderadas ao longo da semana. Afinal, como qualquer pessoa com uma agenda apertada pode confirmar, nem sempre o jogo mais demorado é a melhor opção.

Todas as durações apresentadas como referência neste artigo tem como base as médias encontradas para as suas campanhas principais do site How Long To Beat. Nele, jogadores respondem quanto tempo levaram para completar cada seção de cada jogo e, com base nestas respostas, o site oferece uma média (que se torna mais precisa quanto maior o número de respostas).

 The Stanley Parable (1 hora)

É difícil falar sobre The Stanley Parable sem estragar a experiência do game. Nele, o jogador assume o comando de Stanley, o funcionário de um escritório, em um dia em que todos os outros trabalhadores parecem ter se ausentado repentinamente do local de trabalho. A partir daí, o jogador mergulha em uma narrativa bastante diferente da tradicional, com as opções de interagir até mesmo com o narrador da história e atrapalhar a sua vida.

Disponível para PC.

Gone Home (2 horas)

Outro título sobre o qual é melhor não revelar muitos detalhes, Gone Home permite que o jogadores explorem uma casa. Com esta simples proposta, é possível perambular por cada cômodo e explorar os detalhes da intimidade da família que mora no local. Juntar todos os detalhes para entender o que aconteceu com os moradores, no entanto, é algo mais complicado e um belo exemplo de como os video games podem contar uma história.

Disponível para PC.

Journey (2 horas)

Lançado pela thatgamecompany de Jenova Chen, Journey é um jogo bastante peculiar. Sem nenhuma linha de diálogo, ele coloca o jogador na pele de um viajante que deve realizar uma jornada rumo ao topo de uma estranha montanha em cujo topo uma fonte de luz serve como guia. Enquanto os visuais e trilha sonora ajudam a encantar, é sempre interessante também jogar online para encontrar um companheiro viajante com quem enfrentar a jornada.

Disponível para PlayStation 3

The Walking Dead (cerca de 2,5 horas por episódio)

Ok, colocar The Walking Dead da Telltale Games (as duas temporadas) pode parecer trapaça, uma vez que se somarmos o tempo de todos os episódios o game se torna até mais demorado do que alguns games maiores. No entanto, cada episódio conta com ritmo e duração perfeitos para sessões de jogo não muito longas, além de formar uma das histórias mais interessantes dos últimos tempos. Quem gostar da experiência, pode também experimentar outras aventuras seriadas desenvolvidas pela companhia, como Back to The Future e Jurassic Park – feitas especialmente para os fãs de cada série.

Disponível para PC, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation Vita, Android e iOS.

Brothers: A Tale of Two Sons (3 horas)

Um jogo lançado no ano passado e bastante elogiado quando lançado, Brothers oferece não só uma boa trama e visuais encantadores, mas também uma mecânica de jogo bastante peculiar e interessante, com a qual é possível controlar os dois irmãos com o mesmo controle. Bastante recomendado para quem procura um bom desafio.

Disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Limbo (3,5 horas)

Com uma atmosfera sombria, Limbo é um dos melhores exemplos de jogos que misturam os gêneros de puzzle e plataforma. Levar o seu personagem até o final de sua jornada não é uma tarefa exatamente fácil e é possível que algumas partes acabem aumentando o seu tempo total de jogo. No entanto, para quem gosta de desafios, a experiência é recompensadora.

Disponível para PC, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation Vita, Android e iOS.

Botanicula (3,5 horas)

Desenvolvido pela Amanita Design (de Machinarium), Botanicula é um game feito aos moldes dos clássicos do estilo point-and-click. No título, que conta com caprichados e encantadores cenários, os jogadores devem ajudar um grupo de insetos a defender a árvore onde moram de terrível aranhas parasitas.

Disponível para PC e iOS.

Portal (3,5 horas)

Um verdadeiro clássico, Portal oferece alguns puzzles de quebrar a cabeça com a ajuda de uma fórmula bastante simples e um sistema de física para ninguém botar defeito. Enquanto você estiver disparando portais de transporte com a sua arma para tentar chegar à próxima seção do jogo, não deixe também de reparar nos comentários sarcásticos de GLaDOS – a inteligência artificial que o monitora no game.

Disponível para PC e Xbox 360.

To The Moon (4 horas)

Criado com a engine do RPG Maker XP, o independente To The Moon conta a história de um casal de médicos que luta para realizar o desejo de viajar para a lua de um de seus pacientes. É claro que realizar esta tarefa, contudo, não é exatamente simples, como podem atestar todos os que completaram este curto e emocionante jogo.

Disponível para PC.

Foul Play (5 horas)

Imitando uma peça de teatro, Foul Play conta a história do caçador de demônios Baron Dashforth. Além de ter de derrotar os seus inimigos, é preciso também entreter a plateia, por isso é bastante importante seguir o roteiro e tentar cumprir à risca os objetivos de cada ato. Além de ser interessante para os fãs do gênero beat-em up, o game também é uma boa opção para quem procura um jogo cooperativo para ser terminado rapidamente com a ajuda de um amigo.

Disponível para PC e Xbox 360.

Outlast (5 horas)

Realizado em primeira pessoa, o survival horror Outlast conta a história de um repórter que decide investigar a história de um hospital psiquiátrico que foi tomado pelos seus pacientes. Munido apenas de uma câmera de vídeo (cujo modo noturno o ajuda a observar melhor os escuros cenários do hospital), o jogador deve tentar resolver os mistérios que cercam o lugar ao mesmo tempo em que precisa escapar dos perigos que a situação oferece.

Disponível para PC e PlayStation 4.

Costume Quest (5,5 horas)

Quem disse que todo RPG precisa durar dezenas de horas? No encantador Costume Quest, desenvolvido pela Double Fine, o jogador deve ajudar o garoto Reynold e seus amigos a resgatar a sua irmã, sequestrada no Halloween por monstros que querem roubar todos os doces da Terra. Durante as batalhas, as crianças podem aproveitar as habilidades especiais de cada uma de suas fantasias para enfrentar os sequestradores e tentar salvar o mundo.

Disponível para PC, Xbox 360, PlayStation 3 e iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.