A Capcom é uma das maiores empresas de videogames da história. No extenso currículo da produtora, há uma série de franquias que marcaram gerações, como Street Fighter, Resident Evil, Devil May Cry, Monster Hunter, Mega Man, entre outras diversas.
Entretanto, algumas pararam no tempo e estão há anos sem receber nenhum jogo inédito. Curiosamente, a mesma Capcom vem investindo em relançamentos de títulos consagrados, como um novo Onimusha e Resident Evil 2, 3 e 4 Remake. Sendo assim, há uma luz no fim do túnel para seus milhares de fãs. E hoje o Voxel traz uma lista com sete dessas franquias que poderiam ganhar um novo jogo em 2026. Confira!
Nossos vídeos em destaque
1. Lost Planet
Quando Lost Planet chegou ao mundo, rapidamente os jogadores ficaram impactados com o que viram. A começar pelos cenários altamente detalhados, em uma geração que ainda estava iniciando. Mas a cereja do bolo eram os gigantescos monstros, onde era preciso criar uma estratégia, e usar robôs gigantes, para acabar com eles.
)
Os anos se passaram e desde o terceiro título, que foi lançado em 2013, nunca mais tivemos notícias de um novo game. E por mais que os dois últimos capítulos não tenham tido tanto sucesso como o primeiro, não há dúvidas que qualquer jogador gostaria muito de encarar mais uma vez as criaturas gigantescas, principalmente por conta das tecnologias que os consoles da atual geração e PCs podem proporcionar hoje em dia.
2. Clock Tower
Antes é preciso lembrar que Clock Tower não é uma franquia exclusiva da Capcom. A empresa produziu apenas o terceiro jogo da série, ainda na era 128 bits. Entretanto, ele fez tanto sucesso que muito só recordam deste capítulo, esquecendo os outros lançados nas gerações anteriores.
)
Além disso, o clamor pela volta da franquia é muito maior por conta do terceiro jogo da saga, onde fomos apresentados a uma mistura de Resident Evil, com elementos de sobrevivência. E diante da quantidade de títulos deste gênero que são lançados hoje em dia, por que não sonhar com o retorno daquele que, para muitos, é a grande referência?
3. Dino Crisis
Uma lista de franquias da Capcom não poderia existir sem mencionar Dino Crisis. Essa é de longe a mais pedida pelos fãs, seja um novo capítulo, ou até mesmo um remake nos moldes do que a própria empresa fez com Resident Evil 2, 3 e 4. No game, os jogadores controlavam Regina, uma agente que precisa partir para uma missão um tanto complexa: salvar pesquisadores de um laboratório infestado por dinossauros.
)
Embora o game tenha recebido uma terceira versão, ela é praticamente descartada pelos fãs. O que eles realmente querem é um novo jogo “raiz”, seja no controle de Regina novamente, como no clima de tensão a todo momento no combate frenético contra os dinossauros impiedosos. Vale destacar que todo ano surgem rumores de que a Capcom está trabalhando em uma nova versão, mas até o momento nenhum deles se confirmou.
4. Breath of Fire
Muito popular nas gerações 32 e 128 bits, Breath of Fire é uma das franquias de RPG mais famosas da Capcom. O jogo ficou marcado pelo sistema de combate de turnos, e por apresentar personagens humanos que se transformavam em dragões. Porém, apenas os primeiros tiveram histórias interligadas, ou com o mesmo protagonista, que curiosamente se chamava Ryu.
)
O quinto jogo da franquia foi lançado em 2003. Entretanto, em 2016 ele ganhou um sexto título, mas que acabou sendo um fracasso. Isso porque ele foi desenvolvido para plataformas mobiles, com elementos que descaracterizaram a série, principalmente relacionados à jogabilidade e gráficos. O que os fãs querem mesmo é um game que remete aos primeiros títulos da saga, e que facilmente ainda fariam sucesso hoje em dia.
5. Chaos Legion
Chaos Legion foi lançado na era 128 bits para PS2 e PC. O game impressionou os jogadores por apresentar uma mecânica de combate que envolvia hordas de inimigos, ao mesmo tempo em que era possível contar com o auxílio de criaturas poderosas nesses confrontos.
)
E embora até hoje a franquia só conte com um título, os fãs ainda sonham com uma continuação, ou até mesmo um remake do jogo original. O game também é mais um daqueles que era considerado além do seu tempo quando foi lançado, e que não restam dúvidas de que, com as tecnologias atuais, ele poderia ser ainda mais incrível.
6. Final Fight
Final Fight é um dos beat 'em up mais famosos dos anos 90. O game colocava o jogador no controle de personagens, que por sua vez precisavam bater em todos que aparecessem em seu caminho. Na era 128 bits, a franquia chegou a ganhar o game Final Fight: Streetwise, que trazia uma jogabilidade 3D, mas ele não foi muito bem aceito por seus fãs.
)
A Capcom poderia aproveitar a moda dos beat 'em up pixelados, que estão revivendo clássicos do gênero, como Tartarugas Ninjas e Power Rangers. Ou até mesmo investir mais uma vez na versão 3D do jogo, mas dessa vez optando por um mapa aberto que não fosse linear, e até mesmo um modo cooperativo.
7. Darkstalkers
Por fim, há também uma franquia muito querida pelos jogadores, mas que foi esquecida no passado pela Capcom: Darkstalkers. O game de luta trazia uma série de criaturas e seres místicos, em combates dinâmicos, onde cada um dos personagens contava com habilidades distintas, o que fazia com que o jogo fosse um dos mais divertidos do gênero.
)
Porém, mesmo diante de tanto sucesso, a franquia nunca mais ganhou um título exclusivo. Para os fãs, restou aproveitar a presença de alguns personagens em outros jogos, como Marvel X Capcom. Mas o que todos querem mesmo é uma versão nova e única de Darkstalkers.
E na sua opinião, qual franquia da Capcom deveria voltar em 2026? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)