menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Fallen CS: quem é o campeão brasileiro de Counter-Strike

Conheça Fallen, o maior campeão brasileiro de Counter-Strike, sua trajetória, conquistas e impacto no cenário mundial.

Avatar do(a) autor(a): Luciana Anselmo de Souza

schedule03/01/2026, às 14:00

Fonte: ESL

Nos últimos anos, o mundo dos eSports não só conquistou um público enorme, como também foi se estabelecendo como um mercado de grande importância. É claro que como qualquer modalidade esportiva, não são apenas os jogos e times que atraem esse público fiel, afinal, os jogadores mais talentosos também são responsáveis em cativar possíveis fãs: como o Fallen do CS.

Entre os grandes nomes que ajudaram a consolidar os jogos eletrônicos como uma verdadeira profissional, um dos brasileiros que mais se destaca no cenário mundial é Gabriel Toledo, conhecido por muitos como Fallen.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Chamado por muitos de professor do Counter-Strike, Fallen já se tornou mais do que um jogador para seus fãs. Ele é visto como ícone por sua liderança, perseverança e, é claro, a paixão pelo cenário competitivo. É por isso que vamos dar mais detalhes sobre esse campeão mundial que marcou a história do Counter-Strike. Confira! 

Quem é Fallen, a lenda brasileira do Counter-Strike

fallen-jogador-profissional-de-cs2-em-competicao-usando-fone-de-ouvido-e-camisa-da-equipe-blacklyte
Fallen continua sendo um dos jogadores mais emblemático do cenário de Counter-Strike. (Fonte: HLTV/Perfect World)

Gabriel Toledo de Alcântara Sguario, conhecido ao redor do mundo como Fallen, é um jogador profissional de Counter-Strike nascido em Itararé (SP), em 1991. Ele é amplamente reconhecido como um dos maiores nomes da história do jogo, tanto pela sua atuação em campeonatos como pelos ensinamentos fora dos servidores online. 

Mesmo aqueles que não são tão fãs de seu estilo de jogo também o admiram por sua postura ética com os companheiros de equipe e adversários, além de sua didática e incentivo de novos talentos no mercado.

Origem de Fallen nos eSports

Fallen iniciou a sua trajetória nos eSports quando ainda era um adolescente, no começo dos anos 2000. Nesta época, era o Counter-Strike 1.6 que tomava conta das lan houses brasileiras, atraindo jogadores que gostavam de games competitivos e que precisasem de trabalho em equipe. Apesar de ainda não contar com muitos recursos, Fallen mostrou seu talento e se destacou rapidamente em campeonatos locais. 

Vale mencionar que na década de 2000, o cenário competitivo de jogos eletrônicos era bem limitado no mundo todo, mas bem mais no Brasil. Mesmo assim, Fallen do CS já acreditava que os eSports tinham um grande potencial e que esta poderiam se tornar uma carreira legítima futuramente, mesmo para os brasileiros.

A trajetória de Fallen do CS no cenário profissional

fallen-jogador-brasileiro-de-cs2-sorrindo-em-competicao-de-esports-com-headset-e-camisa-da-equipe
A carreira do “professor” já é longa e ele não parece ter planos de parar. (Fonte: ESL)

A carreira profissional de Fallen se iniciou em times menores aqui no Brasil, competindo em pequenos campeonatos e espalhando seu nome entre os fãs da franquia. Só que a verdadeira guinada nos eSports aconteceu  quando a Valve lançou Counter-Strike: Global Offensive 2012, o esperado sucessor de CS 1.6. 

A partir desse ponto, ele evoluiu suas habilidades como jogador e ainda assumiu papéis de liderança tática e de treinador dentro das equipes. 

Focar no papel de AWPer (sniper) e In-Game Leader em seus times o tornaram em uma peça central na maioria das equipes pelas passou, combinando seu talento individual com a necessária inteligência estratégica. Por ter se tornado em uma figura respeitada ao longo dos anos anteriores, também havia uma facilidade em liderar os colegas de equipe.

Principais times e fases da carreira: de LG a FURIA

Considerando a sua longa carreira, dá para imaginar que Fallen já passou por inúmeros times ao longo desses anos todos. Ainda assim, podemos dizer que grande auge do professor começou com a Luminosity Gaming, uma equipe formada apenas por brasileiros e que que levou nosso país ao topo do mundo do CS:GO pela primeira vez com a vitória no campeonato Major MLG: Columbus de 2016. 

Logo após essa conquista, a equipe inteira migrou para a SK Gaming, onde consolidaram o domínio brasileiro no cenário internacional ao ganhar mais um Major, desta vez o ESL One Cologne também de 2016.  

Seguindo esse período, Fallen CS representou organizações como MIBR, Team Liquid, Imperial e, mais recentemente, FURIA. Em todos esses times, ele continuou a levar sua experiência e liderança para inspirar seus colegas, mesmo quando os resultados não saíam como esperado.

Conquistas marcantes nos campeonatos mundiais de CS

Conforme mencionamos, entre as conquistas mais memoráveis de Fallen estão os dois títulos de Major, que são os campeonatos mundiais mais prestigiados do Counter-Strike. Além disso, ele acumulou dezenas de troféus internacionais e foi eleito diversas vezes um dos melhores jogadores do mundo pela HLTV

Nem precisamos dizer que essas vitórias não marcaram apenas a carreira de Fallen, mas também colocaram o Brasil no mapa do CS competitivo de forma séria e inspiraram novas gerações de jogadores.

Fallen do CS e o impacto no cenário brasileiro de eSports

Fora os títulos e o prestígio, Fallen CS também é conhecido por ter ajudado a moldar a identidade dos eSports aqui no Brasil. Ele se tornou uma figura inspiradora para muitos outros jogadores nesse sentido, já que foi um dos principais pilares em ensinar estratégias do jogo para qualquer pessoa disposta a aprender, algo possível através da Games Academy. 

De certa forma, isso impulsionou o jogo em nosso país e fez com que muitos jogadores casuais melhorassem suas habilidades e percebessem que também podiam ser profissionais.

Games Academy e o incentivo a novos talentos

Já que citamos a Games Academy, nada mais justo do que dar destaque a ela e explicar melhor o seu funcionamento. Você já deve ter ouvido falar que Fallen também é conhecido como “professor”, um apelido que ele não ganhou por acaso. 

Essencialmente, ele fundou a Games Academy com a intenção de criar uma plataforma de treinamento que oferece cursos, análises e oportunidades para jovens que desejam ingressar no cenário competitivo

Essa iniciativa não apenas fortaleceu a comunidade brasileira de CS, mas também contribuiu para a profissionalização do eSport no país, formando novas gerações de jogadores. Com esse projeto, Fallen também garantiu o interesse contínuo no FPS no geral em nosso país, já que vemos times nacionais se tornando campeões mundiais até em outros jogos do gênero, como é o caso de Valorant, por exemplo.

Curiosidades sobre Fallen no CS

fallen-jogador-brasileiro-de-cs2-em-torneio-esl-usando-fone-de-ouvido-e-camisa-da-equipe-com-logotipos-de-patrocinadores
Além da carreira profissional no eSports, Fallen também tem outros curiosidades. (Fonte: ESL)

Além de suas conquistas, Fallen é conhecido por seu carisma e pela forma tranquila como encara os desafios. Ele é um dos poucos jogadores a equilibrar alto desempenho competitivo com uma postura sempre respeitosa e colaborativa. Fora dos jogos, eles tem diversos outros interesses, então decidimos compartilhar algumas das curiosidades mais legais sobre Fallen. 

Dá uma olhada:

  • Fallen começou a jogar Counter-Strike por volta dos 12 anos e, nessa época, já se destacava pela mira e inteligência tática;
  • Até hoje é considerado um dos melhores AWPers (snipers) da história do CS:GO, com jogadas incríveis em campeonatos internacionais;
  • O querido professor é um dos poucos jogadores que conquistou dois títulos de Major no cenário profissional de CS:GO;
  • Em 2016 e 2017, foi eleito pela HLTV um dos 10 melhores jogadores do mundo;
  • A Games Academy formou muitos talentos do cenário brasileiro de CS, mas Fallen também sempre ficou de olho e incentivou vários outros jogadores jovens ao longo dos anos;
  • Ele também fundou a Fallen Store, loja especializada em periféricos e equipamentos para gamers de sua própria marca;
  • Quando tem tempo, Fallen também joga em transmissões ao vivo, posta séries de gameplay no YouTube e faz vlogs durante campeonatos;
  • O jogador já participou de diversas campanhas beneficentes e costuma usar sua visibilidade para promover causas sociais e ajudar a comunidade;
  • Nas horas vagas, Fallen toca instrumentos musicais, como violão e piano, sendo que até já compartilhou vídeos disso em seu canal.

Origem do apelido “Fallen”, “O Verdadeiro” e “Professor”

O apelido “Fallen” surgiu ainda na adolescência, inspirado por uma carta do jogo Magic the Gathering, conhecida como Fallen Angel

Já o título de “O Verdadeiro” começou como uma brincadeira de Fer, seu colega de time, que dizia que Fallen era o “verdadeiro team Razer”, devido sua preferência por periféricos da marca. O apelido acabou pegando entre os fãs, que passaram a usar o termo para se referir ao fato de que o jogador era confiável e verdadeiro em seu jeito e ações. 

O nome de “Professor” veio exatamente da sua capacidade e vontade de ensinar, orientar e inspirar outros jogadores, tanto dentro do jogo, como capitão e estrategista, quanto fora dele, por meio da Games Academy e outros projetos.

Gostou de aprender mais sobre o professor Fallen? Deixe seu comentário em nossas redes sociais nos dizendo se já conhecia a trajetória do jogador ou se passou a acompanhá-lo em suas vitórias mais recentes com o time Fúria!

star

Continue por aqui