Curador Steam: saiba o que é, veja como funciona e confira a nossa página!

2 min de leitura
Imagem de: Curador Steam: saiba o que é, veja como funciona e confira a nossa página!

O Steam é uma das maiores plataformas de distribuição de jogos digitais do mundo. São mais de 3.500 títulos disponíveis e sua comunidade conta com mais de 6 milhões de jogadores ao redor do mundo. Esse serviço, pertencente a desenvolvedora Valve Corporation, já está no mercado desde o final de 2003, tempo que foi o suficiente para trazer muitas inovações e mudar a forma como enxergamos a indústria dos games.

Nos últimos dias, o Steam adicionou ao seu catálogo de funcionalidades (que inclui uma comunidade gigantesca, programas de acesso antecipado a games, feed de notícias, estatística, etc) mais um recurso que promete ser muito útil. Trata-se do “Curador Steam”, uma espécie de aplicação com foco social que permitirá aos indivíduos e grupos que são curadores recomendar jogos e compartilhar conquistas com seus seguidores.

Curador? É como se fosse um “healer”?

De acordo com o dicionário Houaiss, existem, basicamente, duas definições para a palavra curador: uma delas se aproxima bastante do conceito de “healer”, que são aqueles personagens que executam ações de suporte aos demais integrantes do grupo em um jogo; a outra definição, mais próxima do meio jurídico, diz que o curador é aquele que está incumbido de cuidar dos interesses e bens dos que sejam ou estejam impossibilitados de fazê-lo.

Apesar das belas palavras que a descrevem, o curador, no caso do Steam, terá um papel mais social e manterá os seus seguidores a par dos jogos que ele recomenda, conquistas que ele consegue e notícias que ele produz. Além disso, também é possível fazer links externos para páginas que contenham análises do curador sobre determinados games e expor uma frase para chamar a atenção de novos seguidores.

Como eu me torno um curador?

De acordo com as regras impostas pelo Steam, qualquer pessoa ou organização pertencente a um grupo dentro da plataforma pode se tornar um curador. Ou seja, jogadores, fãs, críticos, jornalistas, artistas e muitos mais estão incluídos na lista. Para fazer isso, no entanto, é necessário ser administrador ou moderador do grupo, selecionar a aba “curador” no menu de opções e criar uma bela frase para atrair seguidores.

Depois, é preciso começar a fazer recomendações e, após completar dez delas, o perfil de curador do grupo passa a aparecer na lista para que outros possam seguir. Pode-se recomendar, neste espaço, quantos títulos forem possíveis, mesmo aqueles que nem estejam em sua biblioteca. O curador, entretanto, não ganhará um centavo para fazer isso. A fama e o sentimento de que você ajudou alguém a encontrar um bom game são as únicas recompensas.

Por onde começar?

Se até agora você não entendeu muito bem como funciona todo esse esquema, uma sugestão que o Steam dá e ver a lista dos curadores mais populares ou procurar aqueles que recomendam os jogos que você gosta. Essa é uma boa forma de encontrar pessoas ou grupos que compartilham dos mesmos interesses que você. Depois, é só começar a seguir para receber as suas recomendações e notícias.

Porém, se ainda não sabe por onde começar e quer uma dica realmente excelente , siga o perfil de curador do TecMundo Games. A nossa página já conta com dez recomendações e que estão com os links para às nossas análises em nosso site. Lá, nós continuaremos a listar os jogos prediletos dos nossos redatores, apresentadores e editores de vídeos. Quem sabe você não se interessa pelos games testados por nós!

Se por acaso você ainda não conhecia o nosso canal no YouTube e não fazia parte da Resistência BJ, clique neste link e confira o nosso programa diário de notícias (o famosíssimo Checkpoint) e os nossos gameplays que acontecem todos os dias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.