30 imagens para provar que os jogos estão mais bonitos do que a realidade

4 min de leitura
Imagem de: 30 imagens para provar que os jogos estão mais bonitos do que a realidade

Os gráficos se tornaram um padrão de estética para o atual modelo da indústria de video games. Antes "comum", o visual é, hoje, um dos aspectos mais debatidos em discussões acaloradas que bombam nos fóruns e dividem pontos de vista. Afinal de contas, onde fica o fator "diversão", teoricamente o mais importante dessa soma toda?

O fato é que gráficos podem, sim, sustentar um game até o final – dá para ser "seduzido" pelo jogo até o desfecho só por causa do visual lindão. Games como Ryse, Assassin’s Creed Unity, Dying Light, Dishonored e tantos outros estão aí para provar a tese. Eles não necessariamente são ótimos ou excelentes, mas têm belíssimas fotografias e um polimento especial nos gráficos, com paisagens abertas e profundidade de campo que são colírio a nossos olhos.

Comparar o que vemos nos games com o que está no mundo real é algo que ocorre desde que a indústria alcançou esse “patamar da estética”, talvez nos meados da década de 1990, e que hoje se permeia de forma exacerbada. Às vezes, o resultado de anos de desenvolvimento prova que a realidade “começa a ficar para trás” – e vejam que engraçado: há menos poluição visual nos jogos do que na vida real. Naturalmente, é claro.

Com essa reflexão em mente, o BJ separou 30 imagens capturadas estrategicamente de jogos cujo visual ganhou destaque na mídia e repercutiu de forma positiva. O legado de títulos como Ryse e Assassin’s Creed Unity pode não ser grande, mas é respeitável. Vamos lá:

Três imagens lindonas de Ryse!

O game da Crytek em parceria com a Microsoft criou hype desde que foi apresentado junto com o Xbox One por apelar à temática romana, hoje pouco explorada pela indústria, e à sanguinolência cinematográfica. Ryse pode não corresponder como imaginava, mas o visual belíssimo deixou sua marca, que tem a cara da Crytek.

1. Coliseu

2. Personagem, figurino

3. Cenário

Far Cry 3 é coisa linda

Se fôssemos colocar uma seleção de imagens de Far Cry 3, gastaríamos todo o nosso cartucho aqui. O game consagrou a franquia e deixou a Ubisoft numa posição confortável lá atrás, no finalzinho de 2012. O visual paradisíaco é um dos charmes do game.

4. Cenário

Far Cry 4, igualmente lindo

A sequência da jornada que teve um vilão da lapa de Vaas Montenegro não foi tão impactante, mas trouxe uma ótima trama aliada às melhores mecânicas implantadas pelo antecessor.

5. Campo

6. Fauna, natureza

Forza 5: o melhor dos dois mundos

Um dos principais títulos do pelotão de exclusivos da Microsoft, Forza 5 traz carros com riqueza de detalhes – e ainda conta com um sistema bacanudo de direção.

7. Carros, cidade

8. Difícil diferenciar!

Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes

A mesclagem entre ficção e realidade é um dos principais temperos de Hideo Kojima, e isso vale também para os cenários militares dos jogos da franquia.

9. Base militar

Assassin’s Creed Unity: bugado, mas bonito

A Revolução Francesa é um dos contextos mais sangrentos da história. Se há algo do qual não podemos reclamar em Assassin’s Creed Unity é esse aspecto, além das lindas fotografias que a equipe de arte da Ubisoft utilizou.

10. Palácio

11. Floresta

Batman: Arkham City

Gotham City nunca teve uma reprodução tão fiel e com tanto bom gosto. Na verdade, trata-se de Arkham City, um subdistrito  de Gotham só para a escória da cidade.

12. Parque

13. Árvores

Dishonored e a estética gótica

O game da Bethesda foi lançado com um certo hype e não deu aqueeeeele impacto, mas sua estética “dark” agrada a entusiastas ou novatos.

14. Caverna

15. Castelo

Dragon Age: Inquisition

O melhor game de 2014 é também um dos mais bonitos do ano. A decoração dos ambientes ficou caprichadíssima e cheia de toques fiéis.

16. Palácio, área interna

17. Palácio, área externa

DriveClub: decepção em quase tudo, menos no visual!

O fracasso no lançamento de DriveClub – que enfrenta problemas com servidores até hoje – não ofuscou a estética do game.

18. Curva

19. Carro, pessoas, árvores ao fundo

20. Asfalto, drifting

Dying Light: que zumbis lindos!

Taí uma característica decente do título da Techland: ele não sofreu downgrade! E trouxe uma belíssima cidade infestada por zumbis.

21. Panorama da cidade, estrada

22. Favela, casas, árvores

Skyrim. Precisa dizer mais?

The Elder Scrolls V: Skyrim marcou uma geração de jogadores. A Bethesda acertou em tudo: quantidade de coisas para fazer, tamanho de mundo e, é claro, visual, desfrutado ao máximo no PC.

23. Lobo

24. Lagoa

25. Floresta, luz do sol

26. Floresta, natureza

S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl. Alguém se lembra dele?

Sim, e devem se lembrar. As aberrações de uma história baseada em fatos reais estão aqui, bem como todo o clima soturno da trama.

27. Floresta macabra

28. Casa macabra

Watch Dogs, o maior hype da história, também tem beleza!

Existe algo bom em Watch Dogs: Chicago. Embora o game da Ubisoft não tenha correspondido às expectativas, a reprodução da cidade ficou lindona.

29. Ponte móvel

30. Adam Pierce, terreno

Menções honrosas em vídeo!

Além das imagens que você confere acima, separamos alguns vídeos que demonstram, de maneira eficiente, como a realidade está cada vez mais "dentro" dos jogos – GTA 5 e Project Cars são lindões! É claro que há muito mais por aí (e não deixem de citar nos comentários):

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.