Os 8 pais mais exemplares (e horríveis) do mundo dos games

7 min de leitura
Imagem de: Os 8 pais mais exemplares (e horríveis) do mundo dos games

Pais são figuras que têm uma grande no processo de formação de qualquer pessoa. Seja por conselhos e lições de vida que eles têm a transmitir (ou por sua ausência), eles tendem a impactar de maneira bastante grande a maneira como desenvolvemos nossa visão de mundo e nossa personalidade.

Assim, não é incomum que essas figuras surjam de forma proeminente em muitos jogos eletrônicos. Quando não estão antagonizando os protagonistas (ou são mortos logo nas primeiras fases), eles estão presentes para nos ensinar lições importantes sobre o mundo ou servir de motivações para empreendermos jornadas.

Em honra ao Dia dos Pais, reunimos uma seleção com algumas das figuras paternas mais marcantes do mundo dos games, ao mesmo tempo em que damos atenção àquelas que precisam repensar seriamente a maneira como interagem com seus filhos — confira e aproveite para lembrar em nossa seção de comentários alguns nomes que talvez tenhamos deixado de fora.

Os pais mais exemplares

Terry Bogard – Fatal Fury

Terry não é o pai biológico de Rock Howard, mas ensinou muito mais lições valiosas a ele do que o odioso Geese Howard. Tudo bem, você pode argumentar que não foi muito legal o fato de Bogard ser o aparente responsável pela morte do vilão, mas ele conseguiu compensar esse “pequeno tropeço” dando uma casa para o garoto e o ensinando a lutar e controlar seus imensos poderes.

Terry assumiu para si a missão de não deixar um ciclo de ódio se repetir

Joel – The Last of Us

O relacionamento entre Joel e Ellie não começa de forma muito pacífica, até mesmo pelo passado traumático do personagem. No entanto, aos poucos eles vão se tornando mais próximos, e ele encontra em sua ligação com a garota a oportunidade de redimir seus erros e provar que não é uma pessoa tão horrível quanto ele quer que os outros acreditem.

Joel pode não gostar de Ellie no começo, mas logo eles se tornam inseparáveis

John Marston – Red Dead Redemption

Entre os diversos protagonistas já criados pela Rockstar, Marston é o que tem uma das melhores relações com seu filho. Durante várias oportunidades em Red Dead Redeption, ele tem a chance de trair sua mulher e abandonar seu caminho de redenção, mas prefere se manter fiel à sua família — toda a sua jornada tem como único objetivo permitir que ele volte à sua casa para criar direito seu filho. E é justamente essa relação forte entre pai e filho que torna o final do game tão impactante.

Tudo o que John faz tem como objetivo final permitir que ele volte à sua família

Mike Haggar – Final Fight

Como prefeito de Metro City, Mike Haggar tentou usar seu poder político para livrar as ruas do domínio da gangue Mad Gear. Quando isso não dá certo e o grupo rapta sua filha Jéssica, ele não pensa duas vezes e decide usar suas habilidades como ex-lutador profissional para derrotar os vilões e fazer por conta própria o resgate de sua herdeira.

Mike Haggar usa os próprios músculos para resgatar sua filha

Bowser – Super Mario Bros.

Embora haja controvérsias relacionadas à paternidade dos sete koopas que aparecem em Super Mario Bros.3, Bowser definitivamente é o pai de Bowser Jr. O relacionamento entre os dois foi explorado em diversos jogos, mostrando como o Rei dos Koopas ensinou sua cria a praticar maldades, raptar a princesa Peach e detestar Mario e Luigi — tudo isso com muito carinho e paciência, algo que não é exatamente comum ao grande lagarto.

A relação entre Bowser e seu filho é bastante elogiável

Dr. Light – Mega Man

Embora não possa ser considerado um pai no sentido normal da palavra, Dr. Light não somente criou como é o principal guia moral de Mega Man e sua irmã Roll. Apesar de colocar sua cria em perigo repetidas vezes, ele sempre dá um jeito de inventar novas armas e melhorias que facilitam um pouco as missões de seu filho.

O Dr. Light trata Mega Man como se ele fosse um filho verdadeiro

Lee - The Walking Dead: Season One

Em meio a um apocalipse zumbi, o protagonista Lee vê na garotinha Clementine a chance de se redimir por um crime que custou a ele seu futuro. Durante a aventura, ele aos poucos vai se afeiçoando à garota e a ensinando a sobreviver a esse mundo hostil — tudo isso resulta em um dos finais mais emocionantes já mostrados por um game.

Lee desenvolve uma bela relação com Clementine durante The Walking Dead

Eli Vance – Half-Life 2

Um renomado cientista da Black Mesa, Eli decidiu largar sua posição e ajudar o “escolhido” Gordan Freeman a salvar o mundo. No entanto, nem mesmo isso foi motivo para ele se tornar um pai negligente: entre suas maiores criações está o robô Dog, feito especialmente para brincar com sua filha Alyx e protegê-la das ameaças de um mundo hostil.

Sim, você pode conciliar a paternidade com a missão de salvar o mundo

Os pais mais detestáveis

Ethan Mars – Heavy Rain

Ethan experimenta um dos piores pesadelos de um pai, que é ver seu filho sendo raptado por uma figura estranha. No entanto, isso só acontece por conta de sua negligência e falta de atenção, que chega ao ponto de permitir que até mesmo a criança que ele não conseguiu perder suma em diversos instantes da trama, provando que o personagem definitivamente não aprendeu sua lição.

Ethan na verdade é um pai bastante negligente

Sam Fisher – Splinter Cell

Quando você é um agente secreto que tem uma família, não é exatamente uma boa ideia permitir que uma organização criminosa saiba seu nome. Infelizmente, Sam Fisher deixa isso acontecer, o que resulta na morte de sua filha — no entanto, flashbacks em que ele ensina a garota ainda criança a matar uma pessoa de forma despercebida e a expõe a assassinatos ocorridos dentro de sua própria casa já mostram que ele nunca teve muito talento para ser pai.

"Você se esconde nas sombras e, quando ele não estiver olhando, é a hora certa para quebrar seu pescoço"

Heihachi Mishima - Tekken

A família Mishima tem sérios problemas no que diz respeito à maneira como seus patriarcas criam seus filhos. Heihachi, por exemplo, achou que era uma boa ideia jogar o jovem Kazuya em uma ravina e deixá-lo para morrer por lá — para completar, ele adotou o jovem Lee e o treinou para ser um rival de seu filho biológico. Como se isso fosse pouco, anos depois, ao vencer o segundo torneio Tekken, ele jogou seu filho derrotado dentro de um vulcão — esses são só alguns de seus feitos mais nefastos.

A paternidade é algo complicado para os membros da família Mishima

The King of All Cosmos – Katamary Damacy

Uma das figuras mais marcantes da série Katamary Damacy, o King of All Cosmos sempre dá um jeito de nos fazer reconstruir o universo. Entre uma noite de bebedeira e outra, ele já destruiu sistemas solares e estrelas, deixando por conta de seu filho (no caso, os jogadores), rolar uma katamary para corrigir seus erros — tudo isso sem em nenhum momento reconhecer os esforços de seu herdeiro.

Ao menos o Rei sabe como se vestir

Dracula – Castlevania

Além de atormentar a vida do clã Belmont, Dracula também é motivo de desgosto para seu filho Alucard. Após deixar Lisa, a mãe de seu filho, morrer, ele em nenhum momento parece se importar com os motivos pelos quais seu sucessor é tão ligado aos humanos — afinal, isso não deve se encaixar muito bem em um estilo de vida que inclui criar castelos com designs variados e manter uma amizade duradoura com a Morte em pessoa.

"O que é um homem?"

Big Boss – Metal Gear Solid

Tecnicamente, Solid Snake é somente um clone do lendário Big Boss, mas isso não impediu que os dois desenvolvessem uma relação de pai e filho bizarra. Além de tentar matar seu filho em várias ocasiões, Jack é responsável por inspirar muitos dos clones (Liquid, Solidus) que tentam acabar em um ponto ou outro com a vida de Solid.

Um encontro normal entre pai e filho

Andrew Ryan – BioShock

Você gostaria de ter um pai que não somente é um megalomaníaco, mas também alguém que fez com que cientistas usassem manipulação genética para criar seu herdeiro? Pois é justamente isso que Andrew Ryan representa para o protagonista do primeiro BioShock que, em uma das cenas mais chocantes do universo do jogo, é forçado a matá-lo mediante o uso de uma palavra pré-programada em seu cérebro.

"Would you kindly?"

Pokémon – Todos os pais

Vamos ser sinceros: os adultos de Pokémon em geral são bastante negligentes. Embora nem todos os capítulos da série contem com uma figura paterna para o protagonista, as que aparecem não fazem muito além de dizer algumas frases genéricas — enquanto isso, seus filhos pré-adolescentes estão enfrentando perigos que vão da destruição dos planos de equipes criminosas até a captura de criaturas responsáveis pela criação do Universo.

Nem mesmo o líder de ginásio Norman é um pai muito bom

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.