BOOM, destruição e campanha: tudo que você precisa saber sobre Crackdown 3

4 min de leitura
Imagem de: BOOM, destruição e campanha: tudo que você precisa saber sobre Crackdown 3

Crackdown 3 foi anunciado em 2014, ficou um pouco de lado por um tempo e retornou em 2017 com Terry Crews no papel do Commander Jaxon. O jogo é um third person shooter de temática futurista, totalmente arcade e que não se prende a realidade. O gameplay é rápido, frenético, exagerado e a jogabilidade bem vertical.

.

O marketing foi muito em cima da destruição e do processamento da nuvem:  Crackdown 3 usa a nuvem para complementar o poder de processamento dos consoles, o que permite que o cenário do multiplayer seja totalmente destrutível independentemente da plataforma que você escolher jogar (Xbox One, Xbox One X e PC) – algo que não seria possível só com o console.

Crackdown 3

Mas o jogo não é só a destruição, e tem uma campanha com vários elementos diferentes (e que não precisa ter jogado o 1 e 2 para desfrutar).

Modo história sandbox, mas com menos destruição

A estrutura do modo história é bem objetiva – você é um agente da Agência e precisa livrar a cidade New Providence do domínio da organização criminosa Terra Nova. Os chefes da organização estão espalhados pela cidade e é seu trabalho destituir cada um deles e desmantelar a Terra Nova.

Crackdown 3

Porém isso não vai ser tão fácil – você vai precisar provocar esses chefes e cutucar as suas operações criminosas para que eles saiam dos esconderijos e te enfrentem cara a cara. E claro, você vai ter que lidar com muita retaliação dos criminosos no processo. Tudo isso pode ser feito na ordem e do jeito que o jogador quiser, fazendo do jogo um grande sandbox.

Aqui, o sistema de processamento em nuvem sai de cena e você pode jogar totalmente offline, sem se preocupar com a conexão com a internet. A campanha também pode ser jogada no modo cooperativo.

Na campanha os agentes são todos pré-definidos, e não existe a possibilidade de customizar o visual ou o status inicial do personagem. Também não existem classes propriamente ditas, mas ao longo do jogo você consegue focar nos atributos que preferir.

Crackdown 3

Funciona assim: são cinco atributos – Agilidade, Armas de Fogo, Explosivos, Força e Dirigir (tradução livre). Agilidade melhora os pulos e a velocidade do agente; armas de Fogo aumenta o dano com esse tipo de arma e melhora a mira; explosivos aumenta o dano com armas e equipamentos explosivos; força aumenta o dano corpo a corpo e a habilidade de arremessar itens e dirigir é a habilidade de dirigir e de transformar os veículos.

Para upar esses atributos a Microsoft aplicou o que ela chama de “skills for kills”, algo como “quanto mais você usa, mais upa”. Sempre que você mata alguém com armas de fogo, por exemplo, ganha orbes azuis que upam especificamente o atributo Armas de Fogo. O mesmo vale para explosivos e força. Agilidade funciona um pouco diferente, e você precisa achar orbes verdes espalhados pelo mapa para subir seu nível no atributo. Então, apesar de não ter uma classe no estilo Tanque, por exemplo, você pode investir em força e explosivos para fazer algo no estilo.

Crackdown 3

Uma coisa interessante é que o seu save de agente é independente do seu save de “mundo”. Você pode, por exemplo, entrar em um jogo novo com o agente já upado.

BOOM! Multiplayer explosivo

Em Crackdown 3 o modo multiplayer é chamado de Wrecking Zone e é onde o BOOM e toda a magia da destruição total acontece. Todos os prédios podem ser acessados e destruídos de cima abaixo. Dentro da história do jogo, Wrecking Zone um ambiente de treinamento para os agentes, então tudo tem cara de “sala de simulação”. Já foram divulgados dois modos de jogo:

  • Agent Hunter: Cada morte vale um emblema, e a equipe que conseguir 30 emblemas primeiro ou tiver mais emblemas ao final da partida ganha;
  • Territory: O time ganha pontos por dominar áreas do mapa. Quem fechar uma certa quantidade de pontos primeiro ou quem tiver mais pontos ao final da partida será o vencedor.

Crackdown 3

Os mapas confirmados no lançamento do jogo são três: Blackout Zone, Hall of Heroes e Nova Station. Todos os modos são 5 x 5.

No multiplayer a customização de personagens é bem diferente da campanha. Você pode escolher o gênero do agente, o visual dentre os pré-definidos, as armas e equipamentos da partida. Também não existem todos aqueles atributos do modo campanha, e os únicos orbes que você coleta são de power-ups. Quanto você junta uma quantidade suficiente deles, tem uma habilidade especial disponível.

TPS com um diferencial

Crackdown 3 é um TPS que tem mira travada. A desvantagem é que quando você trava a mira e começa a atirar em um inimigo, ele consegue saber de onde você está atirando. Isso funciona muito parecido na campanha e no multiplayer, a diferença é que na campanha você tem os upgrades no atributo Armas de Fogo que melhoram a mira – logo no primeiro nível você ganha a habilidade de escolher em que parte do corpo do inimigo quer atirar, por exemplo.

Crackdown 3

E agora que você está sabendo tudo de Crackdown 3, conta para gente, o que vai jogar primeiro? Campanha ou Multiplayer? Quer ir atrás dos bandidos ou destruir arranha-céus? Independente da sua escolha, não vai mais esperar muito – o jogo está finalmente batendo na porta. Ele chega dia 15 de fevereiro e fará parte do catálogo do Xbox Game Pass logo no dia do seu lançamento. E aí, está animado?

Se você se interessou pelo game, confira abaixo as melhores ofertas para adquirir a sua cópia:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.