IA de Darth Vader em Fortnite rende polêmica e até processo para a Epic Games! Entenda
O sindicato SAG-AFTRA está processando a Epic Games por conta do uso da voz de James Earl Jones na IA de Darth Vader em Fortnite; Entenda o caso!

Por Valdecir Emboava
19/05/2025, às 17:18
Atualizado em 19/05/2025, às 17:58
)
Tecnologias que envolvem inteligência artificial sempre foram temas para discussões acaloradas nas redes sociais. A Epic Games, por exemplo, acabou se envolvendo em uma polêmica recentemente após colocar IA no Darth Vader em Fortnite.
A nova temporada do battle royale trouxe um recurso inédito aos jogadores, que podem interagir por conversa com Darth Vader através de uma IA. A voz, inclusive, é do próprio James Earl Jones, que faleceu em setembro do ano passado e era o responsável pela icônica voz do vilão desde a primeira trilogia de Star Wars nos cinemas.
- Leia também: IA vai tirar emprego de todos os desenvolvedores em 50 anos, diz Yoko Taro
- Economize: aplique o cupom KaBuM! em suas compras e garanta os melhores hardwares!
A novidade, no entanto, não foi bem vista pela SAG-AFTRA, sindicato que representa 160.000 atores, dubladores e outros profissionais do ramo pelo mundo. A instituição entrou com uma ação de prática trabalhista contra a Llama Productions e a Epic Games por usarem a voz de Jones no Darth Vader de Fortnite.
)
Em comunicado, a SAG-AFTRA disse que a Epic Games implementou a IA em Fortnite sem fornecer nenhum aviso de sua intenção de fazer isso. A empresa também não negociou os termos apropriados para a implementação da tecnologia de voz.
“Precisamos proteger nosso direito de negociar termos e condições sobre o uso da voz que substitua o trabalho de nossos membros, incluindo aqueles que anteriormente fizeram o trabalho de igualar o ritmo e o tom icônicos de Darth Vader nos videogames”, explica o comunicado. “Por isso, apresentamos uma acusação de prática trabalhista desleal junto ao NLRB contra a Llama Productions”.
Além disso, a SAG-AFTRA também observa que a Epic Games “falhou e se recusou a negociar de boa-fé com o sindicato” — já que fez alterações unilaterais nos termos e condições sem notificar a instituição.
IA é pauta para debates acalorados na indústria de games
Assim como em outras indústrias criativas, a IA generativa se tornou um tema importante nos videogames, com muitos expressando preocupações sobre o potencial de levar à perda de empregos e ao plágio generalizado.
)
O diretor de Kingdom Come: Deliverance 2, Daniel Vávra, disse recentemente que espera que a IA ajude a acelerar o processo de criação de jogos, porque ele tem “mais ideias do que tempo”.
Já o CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, também compartilha de uma visão parecida. O executivo afirmou que não só acredita que a IA não levará à perda de empregos, como também acredita que poderá levar ao aumento de empregos.
Enquanto isso, Josef Fares, diretor de It Takes Two e Split Fiction, acredita que os desenvolvedores devem trabalhar junto com a IA. Para ele, o futuro da tecnologia nos jogos é "assustador e muito emocionante" ao mesmo tempo.
Segundo Nvidia, a IA não vai tomar seu emprego — mas sim quem sabe usá-la
Durante a Gamescom Latam, que ocorreu no início do mês em São Paulo, capital, tivemos a oportunidade de conversar com a Nvidia sobre diversos assuntos — e tecnologias de IA, certamente, era uma das pautas na mesa.
)
Segundo Alexandre Ziebert, gerente de marketing de tecnologia da Nvidia no Brasil, a IA não vai tomar seu trabalho, “quem vai tomar é alguém que sabe usar a IA”. Você pode conferir a entrevista na íntegra no link abaixo!
E aí, qual sua opinião sobre as IAs na indústria de games? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.