Delta, emulador de Nintendo, está disponível gratuitamente para iPhone

2 min de leitura
Imagem de: Delta, emulador de Nintendo, está disponível gratuitamente para iPhone
Imagem: Delta

Um grande emulador acaba de chegar aos iPhones. Com a flexibilização em suas leis de emulação, a tendência é que novos emuladores de todas as categorias de consoles cheguem à App Store nos próximos dias (ou semanas) — uma ótima notícia para os amantes de jogos retrô.

O software mais recente disponível na Apple Store é Delta - Game Emulator, um emulador gratuito de Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo DS, Game Boy Collor e Game Boy Advanced. O app também receberá outras plataformas em breve.

Além da possibilidade de usar códigos e trapaças em diversos jogos das plataformas mencionadas acima, os jogadores poderão salvar seus progressos no menu de pausa. Suporte para diferentes tipos de controles via bluetooth também está incluso — é possível usar desde o DualSense do PS5 até o teclado. Veja a lista:

  • Controle Nintendo Switch Pro e Joy-Cons;
  • Controles de PS4 e PS5;
  • Controles de Xbox One e Xbox Series;
  • Controles da MFi;
  • Teclados bluetooth.

Outra novidade interessante do emulador é a possibilidade de jogar no multiplayer online para até quatro jogadores. As plataformas com suporte à funcionalidade são o NES, SNES e N64. O visual também é muito bacana, com a possibilidade de transformar seu iPhone ou iPad em um Game Boy ou até um Nintendo DS mais compacto.

Delta - Game Emulator já está disponível gratuitamente para download na App Store.Delta - Game Emulator já está disponível gratuitamente para download na App Store.Fonte:  Delta 

Portanto, graças às novas regras da Apple, agora será possível jogar games da franquia Mario, Pokémon e tantas outras aventuras clássicas do catálogo da Big N através do seu iPhone ou iPad. Se quiser saber mais sobre o Delta, ou até mesmo baixá-lo, clique no link abaixo:

Delta - Game Emulator é uma evolução do GBA4iOS

O primeiro emulador oficial a chegar à Apple Store foi o iGBA — banido pouco tempo depois. O motivo? Ele não era um trabalho legítimo do desenvolvedor Mattia La Spina, que o registrou na plataforma.

Captura de tela do GBA4iOS, emulador criado por Riley Testut há mais de 10 anos e que originou o Delta - Game Emulator.Captura de tela do GBA4iOS, emulador criado por Riley Testut há mais de 10 anos e que originou o Delta - Game Emulator.Fonte:  The Verge 

Na verdade, o iGBA era um clone não autorizado do GBA4iOS, desenvolvido por Riley Testut — o legítimo dono do código. Um usuário da rede social Mastodon descobriu que o software não fazia referência à licença, o que, consequentemente, acabou violando os termos da Apple. Portanto, o app foi banido por infringir as regras de direitos autorais e spam da App Store.

Pouco tempo após o ocorrido, Testut lançou o Delta - Game Emulator, que é a versão evoluída do seu antecessor, o GBA4iOS — só que agora com os direitos de desenvolvimento do próprio dono do emulador.

Já está jogando algum game emulado no seu iPhone? Conte nas redes sociais do Voxel como está sendo a experiência!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.