App Store recebe primeiro emulador de jogos para iPhone, mas ele já foi banido

2 min de leitura
Imagem de: App Store recebe primeiro emulador de jogos para iPhone, mas ele já foi banido
Imagem: Apple Store

No início do mês, os fãs de emulação foram pegos de surpresa pela Apple, que liberou a chegada de emuladores de jogos na App Store. A mudança, claro, foi muito bem-vinda, já que há anos a gigante norte-americana proíbe softwares do gênero em sua loja oficial.

Não muito tempo depois das mudanças em suas políticas, a App Store acabou recebendo seu primeiro grande aplicativo de emulação. O iGBA é um emulador gratuito do Game Boy para iPhone e iPad, capaz de rodar ROMs baixadas para ambos os dispositivos — uma categoria de aplicativo que as normas antigas da empresa teriam rejeitado de prontidão há duas semanas.

Captura de tela do emulador iGBA.Captura de tela do emulador iGBA.Fonte:  The Verge 

Para aproveitar o emulador, os usuários devem antes obter ROMs de Game Boy Advance e/ou Game Boy Color, que não são disponibilizadas pelo aplicativo. Adiante, é possível criar saves, personalizar o controle virtual com suas preferências e até otimizar recursos táteis na tela.

iGBA já foi banido por violar regras da Apple Store

Apesar da flexibilização, a Apple exige que os desenvolvedores sigam "todas as leis aplicáveis" para lançar os emuladores na App Store. No entanto, o iGBA não é um trabalho legítimo do desenvolvedor Mattia La Spina e, por isso, foi banido da loja oficial por violar suas regras de direitos autorais e spam.

Em e-mail enviado ao The Verge, o desenvolvedor Riley Testut, legítimo dono do iGBA, disse que o app é um clone não autorizado do GBA4iOS — um emulador de código aberto que ele criou para iOS há mais de 10 anos.

Captura de tela do GBA4iOS, emulador criado por Riley Testut há mais de 10 anos.Captura de tela do GBA4iOS, emulador criado por Riley Testut há mais de 10 anos.Fonte:  The Verge 

Testut disse que seu aplicativo usa a licença GNU GPLv2. Um usuário da rede social Mastodon descobriu que o iGBA não fazia referência à licença, o que, consequentemente, acabou violando os termos da Apple.

La Spina, que lançou o emulador sem a licença na App Store, não confirmou explicitamente o uso do código de Testut, mas explicou ao The Verge que "não achava que o aplicativo teria tanta repercussão". Ele se desculpou em seguida e acrescentou que entrou em contato com o desenvolvedor por e-mail.

No momento, ainda não há previsão para o retorno do iGBA (ou até mesmo uma nova versão licenciada) para a App Store. Você conseguiu jogá-lo? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.