Call of Duty Zombies quase ganhou um jogo dedicado; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: Call of Duty Zombies quase ganhou um jogo dedicado; veja detalhes
Imagem: Call of Duty

Nos campos de guerra do universo de Call of Duty, o modo Zombies se destaca como uma das experiências cooperativas mais divertidas da franquia. Aparentemente, havia um grande projeto standalone em andamento há cerca de 10 anos — que, infelizmente, foi engavetado e acabou não vendo a luz do dia.

Mesmo muito tempo após o seu suposto cancelamento, o projeto veio à tona no início de 2024, quando Michael Gummelt, ex-desenvolvedor da Raven Software, revelou no LinkedIn que há 10 anos havia trabalhado em um game standalone dedicado ao modo Zombies — que seria totalmente focado no modelo de serviço ao vivo.

Segundo as informações, o jogo estava em desenvolvimento ativo entre os lançamentos do Call of Duty: Moder Warfare 3 original de 2011 e o Call of Duty: Black Ops II de 2012.

Gummelt, que desde então se mudou para a ZeniMax Studios, afirmou no LinkedIn que era "designer-chefe de um novo e ambicioso projeto de serviço ao vivo de Call of Duty: Zombies, cancelado quando o estúdio ATVI que 'possuía' aquela parte do IP do CoD o queria de volta".

Jogo cancelado de Call of Duty

Alguns meses depois de o projeto standalone de Call of Duty: Zombies vir à tona no LinkedIn, Gummelt aceitou um pedido de entrevista da youtuber Glitching Queen, uma criadora de conteúdo bastante conhecida na comunidade da franquia.

Segundo Gummelt, o game engavetado esteve em desenvolvimento entre 2011 e 2012, mas nunca, de fato, entrou em produção na Raven Software — ele, sequer, passou do processo de documentos de design.

No entanto, uma coisa era clara: o projeto, que receberia atualizações constantes, seria focado no serviço ao vivo, com recursos de microtransações e customização baseados no modelo online da franquia Call of Duty — embora não tenha sido uma versão direta do modo Zombies original.

Como seria o game cancelado de Call of Duty?

Gummelt relembra que as primeiras ideias para o projeto standalone de Call of Duty: Zombies era transformar os jogadores em gladiadores e colocá-los em arenas "no melhor estilo Mad Max" para lutar contra os zumbis. Depois disso, seria possível explorar um vasto mapa "mundial" para combater os monstros e adquirir diversas recompensas.

Modo Zombies de Call of Duty quase teve um jogo standalone focado em serviço ao vivo, mas o projeto foi engavetado há 10 anos.Modo Zombies de Call of Duty quase teve um jogo standalone focado em serviço ao vivo, mas o projeto foi engavetado há 10 anos.Fonte:  Call of Duty 

O título engavetado também teria suporte para até quatro jogadores no multiplayer online, sistema de temporadas com novos conteúdos e diversos recursos de customização e progressão.

Gummelt afirma que, inicialmente, o projeto estava sob responsabilidade da Treyarch, mas acabou indo para as mãos da Raven Software. Após os primeiros conceitos, aparentemente, a Treyarch queria o game de volta.

Ele também foi questionado pela youtuber se havia outros jogos stadandalone do modo Zombies em produção — e a resposta não é tão animadora: "não que eu saiba".

Vale lembrar que em 2011 e 2012 Call of Duty estava muito em alta, com o modo Zombies de Black Ops II sendo a preferência entre os jogadores da comunidade do shooter. Você viveu essa época de ouro da franquia?

Já imaginou como teria sido se o projeto engavetado tivesse visto a luz do dia? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.