Dragon's Dogma 2: onde encontrar Cristalportos para viagem rápida?

8 min de leitura
Imagem de: Dragon's Dogma 2: onde encontrar Cristalportos para viagem rápida?
Imagem: Capcom/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Não há dúvidas de que Dragon's Dogma 2 é um jogo em incrível, mas sua reputação sofreu um grande abalo depois que a Capcom revelou suas microtransações absurdas. Entre os DLCs disponíveis, está a possibilidade de comprar um Cristalporto, que é o portal de viagem rápida que você pode colocar em qualquer lugar do mapa no game. Infelizmente, a presença de itens assim na loja do título levou a muita gente a acreditar que essa compra seria necessária para realizar o teleporte ou que o item dentro do jogo seria muito escasso.

A boa notícia é que é muito fácil conseguir portais suficientes para colocar em todos os pontos chave do mapa de Dragon's Dogma 2. Isso pode ser realizado sem zerar o game, já que ao iniciar o New Game+, você tem acesso aos portais novamente sem perder os que já conquistou. Para saber como encontrar Cristalportos em Dragon's Dogma 2, basta conferir nossas dicas abaixo!

Cristalportos fixos

Os primeiros Cristalportos que você encontrará serão os dois fixos do game, ou seja, os que estarão no mesmo lugar para todo mundo e que não podem ser realocados em outros pontos. Você encontrará o primeiro na cidade de Vernworth, um dos principais locais do game e onde boa parte da sua jornada se desenvolverá em Dragon's Dogma 2. É possível encontrar o portal perto da saída oeste da cidade, como mostramos no mapa abaixo.

O primeiro portal é encontrado no início do jogo, em VernworthO primeiro portal é encontrado no início do jogo, em VernworthFonte:  Capcom/Reprodução 

O segundo Cristalporto se encontra no vilarejo Harve, um local muito importante para continuar a trama principal do game. Conforme você pode conferir na imagem abaixo, o vilarejo fica à oeste da cidade de Vernworth, além de ser meio isolado e rodeado pelo mar. O ícone roxo representa o portal em questão.

O segundo portal está em Harve, um vilarejo que você terá que visitar obrigatoriamenteO segundo portal está em Harve, um vilarejo que você terá que visitar obrigatoriamenteFonte:  Capcom/Reprodução 

Esses são os únicos portais fixos que você encontrará durante a sua primeira campanha de Dragon's Dogma 2. Para jogadores no caminho para completar o Final Verdadeiro, haverá alguns Cristalportos fixos a mais que você encontrará naturalmente.

Onde encontrar Cristalportos portáteis

Agora que você sabe onde estão os cristalportos permanentes de Dragon's Dogma 2, é hora de caçar os portais portáveis que você pode alocar em praticamente qualquer ponto do mapa. Como eu disse antes, eles são relativamente bem fáceis de achar e é possível encontrar pelo menos 5 na primeira vez que você joga.

1° Cristalporto

O primeiro Cristalporto é impossível de perder, já que você o recebe ao completar uma missão obrigatória da trama principal. Basta completar as missões do capitão Brant até chegar na quest "O banquete da farsa". Ao concluir todas as etapas dessa missão, você receberá um Cristalporto como recompensa.

Ao concluir essa missão, você avançará a trama de forma significativaAo concluir essa missão, você avançará a trama de forma significativaFonte:  Capcom/Reprodução 

IMPORTANTE: ao completar essa missão, você avançará a trama de forma significativa e algumas quests secundárias se tornarão indisponíveis, mesmo se já as tiver iniciado. Desta forma, eu aconselho a pegar o Cristalporto abaixo primeiro se estiver com muita pressa de conseguir o item.

2° Cristalporto

O segundo cristalporto também chega na primeira parte de sua aventura em Dragon's Dogma. Quando estiver explorando a cidade de Vernworth, você encontrará um elfo chamado Glyndwr perto da loja de armas na praça central. Ele pedirá alguns conselhos e iniciará uma missão chamada "A prova de arco e flecha".

Essa é uma missão fácil de ignorar no início do jogo, mas tem uma ótima recompensaEssa é uma missão fácil de ignorar no início do jogo, mas tem uma ótima recompensaFonte:  Capcom/Reprodução 

Basta completar todas as etapas dessa missão e você receberá um Cristalporto do pai de Glyndwr.

3° Cristalporto

O seu terceiro Cristalporto pode ser encontrado com a Esfinge, um ser que te desafiará com diversos enigmas. Para encontrá-la, é necessário ir até o "Templo da Montanha", que está marcado na imagem abaixo. Para chegar lá, eu passei pelo "Antigo campo de Batalha" e, sem seguida, entrei na "Caverna do fim do mundo" e passei pelo "Corredor do tempo". Para facilitar, todos os locais que eu falei são representados pelos ícones de caverna na foto. Eu coloquei um X vermelho nas cavernas que não tem a ver com as que mencionei.

A jornada até a Esfinge é um pouco longa, mas vale a penaA jornada até a Esfinge é um pouco longa, mas vale a penaFonte:  Capcom/Reprodução 

Quando encontrar a Esfinge, não a ataque de jeito nenhum. Converse com ela e escolha a opção do "Enigma da Loucura" e ela pedirá que você apresente a pessoa que mais ama diante dela. Pegue seu peão principal no colo com o botão de "Agarrar" e leve até a Esfinge. Fale com ela e você será recompensado com um Cristalporto.

IMPORTANTE: não saia do "Templo da Montanha" ainda, seu próximo Cristalporto também está aí!

4° Cristalporto

Com o seu novo Cristalporto em mãos, é hora de conseguir o próximo, que também é adquirido com a Esfinge e é o mais fácil de perder se não estiver prestando atenção. Fale com a Esfinge novamente e selecione o "Enigma da Convicção", no qual ela pedirá que você entregue seu objeto mais valioso.

Dois enigmas da Esfinge te garatem Cristalportos diferentesDois enigmas da Esfinge te garatem Cristalportos diferentesFonte:  Capcom/Reprodução 

Dê o Cristalporto que acabou de ganhar à ela e responda que tem certeza da sua decisão. Ela devolverá o item e te recompensará com uma réplica dele no baú atrás dela. É necessário frisar que ela apenas duplica o item que você ofereceu, então é por isso que esse é o Cristalporto mais fácil de perder no jogo, afinal, o jogador por dar qualquer outro item para ela.

Uma dica para facilitar a resolução dos próximos enigmas é deixar um Cristalporto no "Templo da Montanha", já que você pode pegá-lo de volta depois que encerrar todas eles.

5° Cristalporto

O último Cristalporto que você pode adquirir está no "Templo da Baía", que você encontra ao sair pelo norte da cidade de Bakbattahl. Você pode conferir a localização exata na imagem abaixo, mas não precisa se preocupar muito porque você virá nessa região obrigatoriamente se quiser completar a trama principal de Dragon's Dogma 2.

É bom preparar a quantidade de cristais necessária antes de visitar o Templo da BaíaÉ bom preparar a quantidade de cristais necessária antes de visitar o Templo da BaíaFonte:  Capcom/Reprodução 

Ao entrar no "Tempo da Baía", converse com Dracofilius, o único NPC presente nesta caverna. Ele oferece melhorias para o seu equipamento e vende itens especiais, incluindo um Cristalporto. O detalhe é que ele não aceita ouro, então você terá usar Cristais de Serserpe como moeda de troca. Esses cristais caem dos Draconianos com os quais você luta ao longo do jogo, mesmo que eles fujam antes de serem mortos.

Você também pode adquirir algumas Pedras-Barca por aquiVocê também pode adquirir algumas Pedras-Barca por aquiFonte:  Capcom/Reprodução 

O Cristalporto vendido por Dracofilius custa 20 cristais e você precisará de outros 15 para cumprir uma quest princial, então vale a pena matar esses dragões sempre que possível, já que a quantidade de cristais recebida é bem maior nesse caso.

Onde colocar os Cristalportos

Agora que você tem todos os Cristalportos que pode conseguir na primeira vez que joga Dragon's Dogma 2, vale a pena pensar algo bem importante: onde colocar todos esses portais? Conforme mencionamos, é possível realocá-los a qualquer momento, então use isso a seu favor dependendo do que pode ser mais conveniente na sua situação atual. Nós indicamos o seguintes locais:

Locais temporários:

Os locais temporários que sugerimos são os lugares que são convenientes depedendo do que você precisa na hora e podem ter seus portais removidos sem grandes problemas.

  • Os dois locais da Esfinge, primeiro no "Templo da Montanha" e depois no "Templo da Fronteira", já que você pode precisar desse portal para resolver alguns enigmas com mais facilidade
  • Melve, já que há diversas missões na cidade e em seus arredores. Pode ser evitado se você usar a carroça da parte leste de Vernworth
  • Ponto de Retiro, onde também há inúmeras quests e estabelecimentos importantes. Pode ser evitado se você usar a carroça da parte oeste de Vernworth

Aqui está o exemplo de como eu usei os Cristalportos pela maior parte do jogoAqui está o exemplo de como eu usei os Cristalportos pela maior parte do jogoFonte:  Capcom 

Locais fixos:

Os locais fixos que vamos sugerir são os locais que não tem acesso tão fácil, como uma carroça ou outro portal por perto para fazer a viagem à pé valer a pena. Por isso, nossa dica é sempre deixar um Cristalporto aqui.

  • Cidade de Bakbattahl, de preferência perto da sua residência para fácil acesso a uma cama e baú
  • Jardim dos Espíritos, o local onde o elfo Glyndwr te leva na segunda etapa de sua quest. Só é possível colocar o portal um pouco antes da entrada do lugar.
  • Ilha Vulcânica, onde há muitos pontos de interesse e algumas missões nos arredores

Como obter Pedras-Barca

É claro que você ainda precisa das Pedras-Barca para realizar a viagem rápida para esses portais. Estes itens são consumíveis, mas podem ser comprados com diversos vendedores, encontrados em baús, recebidos como recompensas de missões e ao coletar recursos de monstros que você matou. Na minha experiência, elas são bem abundantes, especialmente para que explora bastante o mapa, procura tesouros e faz quests secundárias com frequência.

No caso dos vendedores, basta conversar com todos sempre que chegar em uma cidade nova e marcar quem vende as Pedras-Barca. Isso vale para os vendedores fixos do local ou para os ambulantes, já que eles sempre venderão os mesmos itens. O importante é que eles só vendem uma Pedra-Barca de cada vez, por 10 mil moedas, e a reestocam após 3 dias.

Mod de itens

Se você não quiser se dar ao trabalho de fazer tudo o que relatamos nesse guia e só quer aproveitar o jogo com fast travel sem restrições, podemos recomendar o mod Crazy Shop. Esse mod faz com que os vendedores principais de Vernworth vendam os Cristaisporto, Pedras-Barca e muitos outros itens raros com grande estoque. Só tenha em mente que tudo ainda custa muito dinheiro dentro do game, então prepare os bolsos do seu Arisen.

O Crazy Shop pode ser baixado diretamente no Nexus Mods, mas recomendamos ver o que é necessário para realizar a sua instalação. É claro que essa é uma opção válida apenas para os jogadores de PC.

E então, gostou dessas dicas para encontrar os Cristalportos e Pedras-Barca com facilidade? Como deu para perceber, a maioria pode ser adquirida ainda no começo do jogo e a quantidade é suficiente para retornar aos seus pontos de interesse sem ter que gastar dinheiro real com o DLC, que inclusive só dá direito a um único Cristalporto extra. Só não esqueça de deixar seu comentário nas redes sociais do Voxel nos dizendo o que está achando de Dragon's Dogma 2!

Jogo Dragon's Dogma, PC

15% off
Imagem: Jogo Dragon's Dogma 2, PC
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Dragon's Dogma 2, PC

Dragon’s Dogma é um RPG de ação para um jogador movido por narrativa, que desafia os jogadores a escolherem sua própria experiência. Escolha suas vocações, seus aliados, seus comportamentos perante situações distintas e mais.


R$ 299,00

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.