GTA 6 pode sofrer atraso e chegar apenas em 2026; entenda

2 min de leitura
Imagem de: GTA 6 pode sofrer atraso e chegar apenas em 2026; entenda
Imagem: Divulgação/Rockstar Games

De acordo com fontes do site Kotaku, a produção de GTA 6 está sofrendo atrasos e existe a possibilidade de que o jogo não seja entregue até o fim de 2025, que é a janela de lançamento anunciada originalmente pela Rockstar Games. A situação, segundo a reportagem, estaria sendo usada de justificativa para obrigar seus trabalhadores a retornarem aos escritórios para trabalho presencial já a partir de abril.

Segundo a reportagem, a empresa estaria mirando o lançamento para o outono brasileiro de 2025, mas as fontes ouvidas não têm mais certeza de que será possível entregar o jogo neste prazo. Um lançamento no fim de 2025 seria mais provável, embora um adiamento para 2026 também estaria sendo cogitado como um "plano alternativo" ou "opção de emergência", em caso de necessidade.

Até o momento desta publicação, não há nenhuma nota oficial que confirme o adiamento de GTA 6 para 2026. O jogo segue previsto para 2025, ainda sem uma data definida, com versões para PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.

Atrito entre Rockstar Games e funcionários

Em fevereiro, o site Bloomberg reportou que a Rockstar Games emitiu uma ordem direta para que todos os funcionários retornassem aos escritórios em abril, em um regime de cinco dias de trabalho por semana. A decisão provocou um grande desacordo entre os trabalhadores, que têm receio de que a empresa retome suas práticas de horas extras abusivas.

"Trabalhar de casa tem sido uma tábua de salvação para muitos de nós na Rockstar, permitindo-nos balancear responsabilidades de cuidado, gerenciar deficiências e realocar conforme necessário", disse um funcionário em comunicado do Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha, via Aftermath. "Agora, a Rockstar está tirando essa tábua de salvação sem pensar duas vezes nos trabalhadores que serão mais impactados."

A ordem, segundo uma nota interna, seria motivada por questões de produtividade e segurança, tendo em vista que GTA 6 foi alvo de um grande vazamento de dados em 2022. No entanto, vários funcionários, que pediram pelo anonimato para que não sofressem retaliação, contestam esses argumentos e ainda alegam que estão perdendo acesso a ferramentas de comunicação, como e-mail e Slack.

"Se olhar para o nosso último projeto, [Red Dead Redemption 2], que trabalhamos cinco dias por semana no escritório, nós ainda tivemos de trabalhar remotamente com outros estúdios", diz um funcionário ao Aftermath. "Então, você estando no escritório ou não, você ainda estava fazendo trabalho remoto... Você trabalha com tantas pessoas em tantos times diferentes. A grande maioria não estará no local onde você trabalha."

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.